17.9.13

já tinha saudades

Ontem, o trabalho levou-me até ao Alentejo. Mais especificamente até Estremoz, onde passei o dia inteiro e parte da noite. E a verdade é que já tinha saudades deste tipo de viagens. Até porque as minhas últimas incursões alentejanas tiveram sempre o mesmo destino: Vila Nova de Milfontes, onde acabo por me cruzar quase sempre com pessoas que já conheço há muitos anos.

Gosto destas viagens porque quando vou ao Alentejo consigo ter a sensação de que me afastei de casa cerca de dez mil quilómetros quando na realidade fiz uma viagem de mais ou menos uma hora e meia. Ali, todas as pessoas são simpáticas. Toda a gente tem tempo para dois dedos de conversa. Não há pressas. Não existem os olhares no pavimento de modo a não cruzar o olhar com os outros.

À boa comida juntam-se as boas conversas. Quem serve a refeição quer saber a opinião de quem a vai comer. Perde-se tempo a explicar o motivo de ter sido feito aquele prato e não outro. Existe preocupação com pessoas que não se conhece de lado nenhum. E tudo isto é acompanhado de um permanente sorriso no rosto.

Por aqui, tudo é diferente. Existem poucas pessoas assim. É tudo a correr. A maior parte das pessoas nem sequer sabe o nome do vizinho da frente. Nunca há tempo para nada. Existem sempre desculpas para tudo. Por isso, cada vez que vou ao Alentejo sinto-me rejuvenescido. Sinto que estive num planeta diferente onde se aprende a dar valor às coisas que realmente interessam na vida.

20 comentários:

  1. É uma zona fantástica e, felizmente (esperando que não haja muito infelizmente nisso) a atrair cada vez mais turistas portugueses e estrangeiros. De facto, uma paragem pelo Alentejo faz sempre bem à alma e ao estômago. Tudo tem um sabor diferente e apesar de a densidade populacional ser reduzida, ninguém de fora se sente sozinho. Dois ou vinte dedos de conversa são fáceis de arranjar...

    ResponderEliminar
  2. Sei bem do que falas, sou vizinha de Estremoz (são cerca de 24 os quilómetros que nos separam). É realmente uma cidade muito bonita.

    ResponderEliminar
  3. Se algum dia vier até Évora, terei todo gosto em dar-lhe boas dicas de restaurantes, Hotéis (ou turismo rural) e lugares que pode visitar. :)
    Tenho a certeza que irá apreciar.
    Isidora
    http://isidorabandarra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-me por tu, pode ser?

      Se for, irei pedir certamente :)

      obrigado

      Eliminar
  4. Gosto muito e estas férias não consegui matar quaisquer saudades da "minha" bela costa alentejana....só uma breve passagem por vnml e foi mesmo para o petisco e seguir viagem ...

    ResponderEliminar
  5. Não conheço, mas tudo o que é Alentejo tem para mim um sabor e um carinho especial.
    Sinto-me em casa:)

    O nosso destino de férias é comum, já sabes :)

    E sim, tenho que convir e dar-te razão. As bolas de berlim do Pão, café & companhia, dão 15 a 0 às da Mabi:)

    ResponderEliminar
  6. alentejo é mesmo o meu place, porto covo, grandola está entre os meus favoritos

    ResponderEliminar