30.9.13

ainda as eleições

A noite foi longa. Com o avançar das horas chegaram números históricos para o Partido Socialista, um dos grandes vencedores da noite. O mérito da vitória do partido liderado por António José Seguro está associado ao facto dos portugueses mostrarem estar fartos das políticas de direita. Sendo que, acredito eu, com um líder mais carismático (por exemplo António Costa) a vitória teria sido ainda mais histórica. Na extremidade oposta está o Partido Social Democrata. O partido liderado por Pedro Passos Coelho teve a pior derrota de sempre em eleições autárquicas. Pedro Passos Coelho assumiu a derrota mas sacudiu a água do seu capote. Quero acreditar que se trata de uma questão de orgulho pois é óbvio que tem culpa destes resultados. Nem que seja porque se associou de forma errada ao período de campanha. É também notório que o partido falhou ao escolher os candidatos às principais autarquias nacionais. E muito burro será Pedro Passos Coelho se não fizer nenhuma leitura da noite de ontem.

Ainda no lado dos vitoriosos está a CDU. O partido manteve várias câmaras e recuperou mais algumas, conseguindo ter várias capitais de distrito, algo que não acontecia desde 1982. Quanto ao CDS, acho que não fez nada de especial, apesar de Paulo Portas rejubilar com aquilo que entende ser uma grande conquista. Acho ainda de muito mau tom que o partido queira ter mérito na vitória de Rui Moreira. O mérito é do candidato e do seu principal apoiante, Rui Rio. Falando de Rui Moreira, é a surpresa da noite. A grande surpresa. E o principal reflexo da força do povo. António Costa, num resultado que já esperava, é outro dos grande vencedores da noite. O candidato do PS dizimou a concorrência, sobretudo Fernando Seara. Lamento apenas que numa noite histórica, António José Seguro não tenha festejado os resultados junto de António Costa. Seria algo lógico e algo que Costa merecia.

É impossível não falar da Madeira. O Jardinismo chegou (finalmente) ao fim. Recordo-me de visitar a Madeira em adolescente. Dessa viagem recordo o medo que as pessoas sentiam de Alberto João Jardim. Falavam dele apenas às escondidas. Esse medo perdeu-se com o tempo. Alberto João Jardim culpa o PSD do continente pela derrota. Aceito, em parte, esse argumento mas acho que também tem muita culpa nesta derrota.

E o futuro? Acho que estes resultados mostram aquilo que irá acontecer no momento de eleger um novo Primeiro-ministro. O PSD terá uma derrota bastante pesada. E o PS pode concorrer com Seguro ou com outro candidato qualquer. Estou ainda curioso para saber se António Costa irá cumprir o mandato ou se irá voar mais alto antes do final do mesmo. Pessoalmente, gostava de o ver noutras funções. Porque é um dos poucos políticos (grupo onde também incluo Rui Rio) que ainda me cativam. Por fim, ficou patente que o povo não é tão burro como alguns políticos julgam. E que tem mais força do que algumas pessoas entendem.  

15 comentários:

  1. Acho que o mais importante de tudo foi a vitória de várias listas independentes em todo o país. Isso demonstra que as pessoas estão a deixar de votar em partidos e a começar a votar em pessoas. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem alguns movimentos independentes que me deixam receoso da motivação dessas pessoas. Mas no geral penso como tu :)

      beijos

      Eliminar
  2. Permite-me discordar. Não acho que os madeirenses tivessem medo do AJJ, pelo menos nunca tive.
    Mas só um ilhéu consegue perceber as amarras a este regime durante tanto tempo.
    Em 1976 quando AJJ tomou posse, a ilha não tinha nada, não tinha acessibilidades nenhumas. Foi mais uma questão de gratidão à figura do progresso.
    Acontece que, o homem ficou ganancioso de poder, ficou prepotente, ficou ameaçador. E aí, alto e pára o baile!

    A culpa não é do PSD do continente. A culpa é só do AJJ. Da palhaçada política, da guerrilha com os seus delfins, das ameças aos jornalistas, das ameaças aos munícipes, de culpar sempre "cuba", etc.

    Devo dizer que me agrada ver esta manta de retalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que permito. Eu senti muito medo. Isto há muitos anos. Espero que isto seja bom para os madeirenses. Acredito que sim.

      Eliminar
  3. Eu fiquei contente com a noite de ontem. As "minhas duas" câmaras ganharam com os canditatos que eu "queria" ;)

    Infelizmente, não penso que o PPC ou o PSD vá tirar alguma ilação destas eleições. Estão demasiado preocupados com o seu umbigo e apostados em continuar a fazer asneiras no governo.

    O futuro o dirá!

    ResponderEliminar
  4. Embora já não vote no Porto, estou muito orgulhosa da gente da minha terra. A lição de humildade (perdida há muito) a Menezes foi magistral e retumbante.
    Agora...como o novo Presidente fez ontem é arregaçar as mangas e trabalhar, o futuro começa agora:)

    jinhosssssssss

    ResponderEliminar
  5. Espero, com muita fé, que estas eleições sejam, DE FACTO, o começo da mudança... E acredito piamente que mais ano menos ano, temos CDU com um poder imenso... (algo que neste momento - ou pelo menos antes destas eleições - ninguém imaginaria)

    ResponderEliminar
  6. Foi pena que os comentadores atribuíssem a vitória do Rui Moreira ao descontentamento em relação ao governo...
    Os portuenses mostraram apenas, que têm memória, convicções e não cedem a campanhas com eleitorais com música popular. Foi também um reconhecimento do trabalho sério que o Rui Rio fez no Porto

    ResponderEliminar
  7. António Costa, também acredito nele.

    ResponderEliminar
  8. Felizmente a malta já começou a abrir a pestana relativamente ao AJJ.
    Quanto ao António Costa, acredito seriamente que não há-de ficar na Câmara de Lisboa durante muito tempo. Se antes já era apontado como o homem certo para a liderança do PS, depois desta vitória esmagadora a pressão vai ser ainda maior. A popularidade está em alta e é o candidato mais forte que o PS pode apresentar nas próximas legislativas.

    ResponderEliminar