16.12.13

o natal foi hoje. tenho orgulho em ti

Está a fazer um ano que o meu pai apanhou um valente susto que quase lhe roubou a vida. De acordo com os médicos havia uma probabilidade superior a noventa porcento do problema no coração ser fatal. Felizmente, isso não se verificou e felizmente o meu pai só teve acesso a essa informação quando já estava tudo resolvido.

Nas consultas que se seguiram, foi aconselhado a praticar desporto. Já fazia hidroginástica duas vezes por semana mas a médica queria mais. Queria, por exemplo, caminhadas diárias superiores a trinta minutos. E, idealmente, seria bom que corresse um pouco. Assustado com aquilo que tinha acontecido, o meu pai entregou-se às caminhadas matinais. Com o passar do tempo, deixou de o fazer. Ou porque estava frio ou porque estava muito calor ou ainda por outro motivo qualquer.

Da minha parte, ia fazendo os possíveis para que voltasse a praticar desporto. As prendas que lhe dava eram maioritariamente ligadas ao desporto. Quando estava prestes a ir busca-lo a casa para andar comigo, o meu pai voltou às caminhadas. Agora, já não há frio nem calor. Ou seja, já não existem desculpas. Quando estou a sair de casa para ir trabalhar costumo ver os meus pais a fazerem a sua caminhada matinal junto ao rio. Algo que me deixa sempre bem disposto.

Porém, hoje tudo foi diferente. Pela primeira vez desde o susto que apanhou, vi o meu pai correr. Coisa que não me passava pela cabeça. Para muitas pessoas pode ser apenas um homem a correr. Para mim é muito mais do que isso. Sei que representa uma grande vitória pessoal. Por isso, para mim o Natal foi hoje pela manhã. Não preciso de mais prenda nenhuma. Tenho muito orgulho em ti pai.

27 comentários:

  1. :)
    O dia hoje começou mal disposto. Este post agora fez-me bem. Pôs-me as prioridades in the right place.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que tente não te consigo explicar o que senti quando vi o meu pai correr. Para mim, o Natal foi aquele momento.

      Eliminar
  2. Lindo. Sei o que isso significa. Parabéns.
    Célia da Alemanha

    ResponderEliminar
  3. Feliz Natal para ti! :)
    E que tenhas sempre orgulho nos pais que tens! :)

    ResponderEliminar
  4. <3

    Dar valor enquanto estão vivos. É isso mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Como eu te percebo! Melhor do que imaginas! :)

    ResponderEliminar
  6. É tão bom quando as pessoas começam a ganhar consciência daquilo que lhes faz bem... claro que não é fácil, mas é o melhor para eles. Tomara que o meu avô um dia perceba isso :( Beijinho e felicidades!! xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te a fazeres o que puderes por isso. Foi o que fiz.

      beijos :)

      Eliminar
  7. O Natal é isso mesmo: Amor, Saúde e Alegria!
    Parabéns ao Pai que hoje foi o verdadeiro Pai-Natal!

    ResponderEliminar
  8. "Ca bom"!!!!
    :) Não conheço melhor maneira de começar o dia:)
    Fico muito feliz por todos vocês:)


    jinhoooossss para os dois:)

    ResponderEliminar
  9. Que bom! O importante é o teu pai nunca desistir e irem-lhe dando muito apoio :)

    ResponderEliminar
  10. Beijinho para ti e para o teu pai. Força pai do HSB! no excuses ;)

    ResponderEliminar
  11. Hoje o meu pai faz anos.
    O ano passado também teve um susto grande mas ao contrário do teu pai cada vez mais volta ao início, sem exercício, alimentação menos cuidada...
    Mas este Natal tenho como missão alterar isso.
    Obrigada por partilhares. Imagino a alegria que sintas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns ao teu pai!

      Acho que depois de um valente susto as pessoas passam por uma fase super-homem. Ou seja, se não morreram julgam-se inconvencíveis. Acho que isso é natural. O meu pai teve alguns dias assim. Cabe a nós puxar por eles e mostrar que estão errados. E sei que é isso que vais fazer.

      É uma alegria grande demais para caber no coração :)

      beijos e obrigado.

      Eliminar
  12. Definitivamente há coisas que não têm preço. E não só por essa vitória, mas pelo que leio de ti vejo que és um bom homem, o que só por isso já faz também do teu pai um vitorioso! :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei que te dizer :)

      Muito obrigado

      beijos e boa semana

      Eliminar
    2. Não digas nada, continua a mostrar que tenho razão heheh :D

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Vejo que para além de seres um homem bem "teimoso/resmungão" e divertido, és também um homem de emoções (grandes). De facto não ha nada melhor que ver os nossos entendes queridos a ultrapassar os seus obstáculos, serem melhores que "ontem". =) Espero que tenhas um feliz natal todos os dias. =)

    Andreia,
    http://pontofinalparagrafos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Não tenho palavras para dizer o orgulho que sinto por ter um Amigovirtual como tu. Não mudes nunca.
    Boa saúde para o teu Pai.
    Bjito

    ResponderEliminar