Num passado recente a Pepsi foi notícia
em Portugal e na Suécia. A polémica instalou-se após terem sido divulgadas
três imagens na página de facebook sueca da marca de refrigerantes
onde aparecia um boneco alusivo a Cristiano Ronaldo, por exemplo,
amarrado e deitado na linha de comboio. Na minha opinião foi uma
estratégia comercial de péssimo gosto. Mas que não me leva a dizer
que a Pepsi é a pior empresa do mundo. Porque tratou-se de uma
iniciativa local e não global. Foi um momento de pouca lucidez de um
grupo de pessoas que deveriam ser responsabilizadas dentro do próprio
grupo.
Agora, a polémica mudou-se para o
Brasil. Em vez de refrigerantes, o destaque é de uma operadora
telefónica. Neste vídeo, Ronaldo (o fenómeno) e Neymar
protagonizam um anúncio em que o ex-jogador liga a Neymar apenas
para “gozar” com ele. Esta publicidade foi banida porque o
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária do Brasil
entende que está a ser dado um mau exemplo aos mais novos.
Há quem defenda que a publicidade é
cada vez mais agressiva. Sobretudo num mundo cada vez mais
competitivo. Mas será que a publicidade é realmente agressiva ou
será que as pessoas dão uma importância excessiva a uma simples
publicidade? Será agressividade a mais por parte das agências ou tolerância a menos por parte do público? Se a
Pepsi conseguiu chocar milhões de pessoas e se Neymar e Ronaldo são
um mau exemplo para os mais novos, o que dizer destas publicidades, é
certo que são de outros tempos, onde se enaltece o racismo e o
machismo, entre outras coisas?
Mas qual mau exemplo?? Já eu fazia isso há anos atrás xD
ResponderEliminarEu passava tardes nisso :)
EliminarCreio que as pessoas andam a perder a capacidade de rir, de achar piada às coisas, levam tudo demasiado a sério.
ResponderEliminarE coisas sérias assobiam para o lado.
EliminarPublicidade de mau gosto... sempre houve e continua a haver!
ResponderEliminarHá quem aposte nela propositadamente.
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