11.12.13

a escolha certa (e lógica)

Papa Francisco foi eleito a personalidade do ano pela revista Time. De acordo com a prestigiada publicação "o que torna este Papa tão importante é a rapidez com que cativou milhões que tinham desistido de ter esperança na Igreja”, além de que “em escassos meses, Francisco elevou a missão de reconfortar da Igreja acima da doutrina política que fora tão importante para os seus antecessores”, explicam, justificando a escolha.

Esta opção não me surpreende. É lógica. Acredito que, caso Mandela tivesse morrido mais cedo poderia ser escolhido em jeito de homenagem e com o objectivo de recordar tudo aquilo que fez em vida. Mas a escolha de Francisco, o Papa que gosta de futebol e que foi motoqueiro e porteiro de discoteca, faz todo o sentido. Tal como, pelo menos aos meus olhos, faz todo o sentido o caminho que tem trilhado no papel de rosto maior da Igreja.

Com a morte de João Paulo II e com a eleição de Bento XVI as pessoas perderam fé na Igreja. Afastaram-se de tal modo que este distanciamento foi assumido por muitos como sendo da responsabilidade de Bento XVI, um homem extremamente inteligente que nunca teve o “apoio” e “amor” das pessoas. Não sei se Bento XVI seguiu o caminho que queria ou aquele que foi obrigado a seguir mas não tenho dúvidas de que a sua forma de estar fez com que muitas pessoas se afastassem da Igreja.

Francisco faz aquilo em que acredita. Continua a ser o homem simples que era. E assumiu uma mudança brusca na mentalidade que impera no Vaticano. Algo que faz, e isto é do domínio público, com que muitas pessoas do Vaticano sejam contra a sua mensagem bem como as suas opções e aquilo que faz em público. É certo que algumas pessoas influentes do Vaticano são contra aquilo que faz. Mas os milhões de fiéis de todo o mundo precisavam de um homem assim.

Precisavam de uma pessoa com quem se identificassem. De um homem que as faça ter esperança onde ela já não existe. Que lhes dê força quando já não se conseguem levantar. Algo que resulta numa proximidade (que se julgava perdida) entre pessoas e Igreja. Papa Francisco fez tudo isto em menos de dez meses. Algo notável e que o eleva ao patamar de João Paulo II, o Papa que todas as pessoas amavam. Por tudo isto, esta escolha é mais do que justa. Numa altura em que se lamenta profundamente a morte de Mandela, é bom que se dê destaque a pessoas como Francisco. Pessoas que nos fazem acreditar que muita coisa é possível.


22 comentários:

  1. Plenamente de acordo! Eu, que há muito que não acredito em nada (quer dizer, tenho as minhas próprias crenças) principalmente em relação à igreja, dou por mim a prestar um pouco mais de atenção a este Francisco que me parece sincero, mais do povo, digamos...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo que escreveste. Está no ponto! :)

    Este homem tem-me marcado imenso. Basta pensar que falava com o Bispo que me ordenou quando ele foi eleito, três dias antes da minha ordenação. Os seus gestos, aliado ao que tem dito, têm sido de uma "finura" impressionante. O nosso Padre Geral [dos jesuítas], logo após a eleição de Francisco, comentou: "Estou muito curioso para ver o que faz a espiritualidade inaciana num Papa!". Está à vista... aproximar Deus da humanidade pelo encontro através da misericórdia, respeito e muita atenção aos sinais dos tempos. E tudo com muita naturalidade... ;)

    Estou contente, muito contente. Como escrevi há pouco no blog, "não me espanta. (...) Este homem ajuda-me a ser melhor cristão e jesuíta".

    Um Abraço para ti. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante saber isso, vindo de alguém como tu :)

      A verdade é que gosto muito do papa e espero que se mantenha sempre assim.

      Grande abraço :)

      Eliminar
  3. Este Papa e seus gestos, palavras e atitudes simples e humildes, que "fogem" dos proformas do Vaticano,faz-me lembrar os filme "As sandálias do pescador".
    Na verdade, nunca simpatizei com o Papa Bento XVI. Traços duros, poucos sorrisos, não conquistaram a maioria dos fiéis.
    Quanto a João Paulo II, indescritível a sensação que senti quando passei junto ao seu tumúlo na minha visita ao Vaticano.
    O Papa Francisco é surpreendente e merece este destaque na Time.
    Quanto ao seu post, está muito bom.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. E espero que mantenha sempre esta simplicidade.

      beijos

      Eliminar
  4. eu que ando arredada desta organização há muito tempo, nem João Paulo II me converteu, tenho agora uma queda por este Francisco. Não sei, parece-me mais genuíno que os os outros dois( ratzinger era sinistro, peço desculpa , mas era), daí que aplauda esta escolha. A Igreja precisa mesmo de se renovar, a falta de Fé também vai matando esta sociedade materialista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso é o melhor que ele pode fazer. Criar o efeito que criou em ti.

      Eliminar
  5. Ele tem um carisma ímpar. E pratica aquele exercício que eu mais admiro em um ser humano: pensar com o próprio cérebro, com o próprio senso. Ele deu ao Vaticano uma espécie de "choque de realidade" mais do que imprescindível. E, guardadas as proporções e os protocolos do cargo, ele tenta olhar a todos, católicos ou não, como irmãos. Para mim, ele supera de longe João Paulo II. Embora eu desacredite completamente de igrejas e outras "empresas religiosas", acho-o um homem inspirador. Long life to Pope!

    ResponderEliminar
  6. Bravo! Para a escolha, para ele e para o texto ;)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  7. Oh fogo, voltaram a deixar-lhe corninhos... Ainda há quem acredite que não é de propositado? Pfff...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente é um pormenor que podia ser evitado mas quero acreditar que não é por maldade.

      Eliminar
  8. Não sou religioso, mas concordo com a escolha. De facto foi uma figura que em pouco tempo deu uma volta a uns valentes anos de tradições do Vaticano. Ache-se ou não que a religião (concretamente a católica) é algo de bom ou não, a verdade é que é a base da vida de muita gente e, por isso mesmo, a escolha foi boa.

    O photoshop da capa da revista é que podia ser melhorzinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dizes. Mudou tudo em poucos meses e foi contra os ideais que imperam no Vaticano. Por isso, está de parabéns e o que faz mostra que está certo.

      Não desgosto da capa mas percebo o que dizes.

      Eliminar
  9. Parabéns Bruno pelo tema deste post.
    Papa Francisco é sem dúvida uma enorme Benção de Deus para nos cá na terra. Sabiam que o Papa anda a fugir dos seguranças ,para ir ter com os pobres e dar lhes esmola e carinho ? Fica aqui o exemplo, tal como eu , sigam no sempre que possam. Vão sentir uma felicidade extrema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele nem queria seguranças ao início. Nem o carro. Queria continuar a andar de transportes.

      Eliminar
  10. Não me faz voltar para a Igreja, me faz-me parar para lhe prestar atenção.

    ResponderEliminar
  11. Não sou religioso, mas tenho vindo a admirar o Papa Francisco. É um homem com carisma e com um espírito que já fazia falta à Igreja

    ResponderEliminar