18.12.13

a magia desta época está aqui

Ontem, voltei a ir ao circo. Não me consigo recordar da última vez que tinha assistido a um espectáculo destes ao vivo mas foi bom perceber que a magia do circo não mudou. Ao longo de todo o espectáculo senti o mesmo que sentia quando os meus pais me levavam ao circo, ano após ano. Ri-me com as brincadeiras dos palhaços. Fiquei nervoso com os trapezistas e com a dupla que disparava a besta com os olhos fechados. Fiquei boquiaberto com a elasticidade de uma jovem de 19 anos. E fiquei rendido à beleza e elegância dos cavalos, aos elefantes que se despendem do público com um lencinho na tromba, à calma dos camelos e ainda à imponência dos leões.

Foi bom perceber que boa parte da magia desta época passa por estas tendas onde os mais velhos conseguem divertir-se mais do que os mais novos. Entre números demorou-se um pouco mais porque o circo estava a ser gravado para ser emitido na televisão no dia de Natal. Como tal, dois palhaços animavam o público com duas bolas que iam atirando para a plateia. Nestes momentos, os adultos brincavam mais do que os mais pequenos. Atrás de mim tinha uma mulher que gritava do fundo dos seus pulmões: “Atira a bola para aqui. Atira a bola para aqui”, acabando por se justificar aos amigos que a acompanhavam. “É a criança que há dentro de mim e todos nós temos uma”, dizia.

Não posso estar mais de acordo com as suas palavras. Eu não gritei como ela mas desejava tanto ou mais que a bola chegasse ao pé de mim. Algo que aconteceu em duas ocasiões, para minha alegria. E sei que não éramos os únicos a pensar desta forma porque com o passar do tempo era ver os adultos em pé à espera da tão desejada bola. Tal como muitos adultos vibravam mais com os números dos diferentes artistas do que os mais pequenos. Não sei se é uma característica apenas minha mas confesso o meu especial apreço por locais onde os adultos agem como crianças. E o circo, sobretudo no Natal, é o local mais indicado para que isso aconteça.

15 comentários:

  1. Também estive anos sem ir ao circo, mas quanto temos miúdos lá temos que ir e para não não foi um sacrifício, aliás embora fosse caro, achei o dinheiro muito bem gasto. Adorei...

    ResponderEliminar
  2. Concordo tanto... o circo tem um poder especial de agregar a magia é emoção e à alegria e provoca um inexplicável aconchego no coração...experiência sempre única na época de Natal!!!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  3. acho que não há nenhum adulto que não deixe a criança que está dentro de si, falar mais alto! E é tão bom!

    ResponderEliminar
  4. Adoro ir ao circo! Há imenso tempo que não vou e tenho saudades.
    Dou imenso valor a pessoas que fazem a sua vida e trabalho o circo. A vida deles não é nada fácil e, apesar de as entradas serem caras, são insuficientes...

    ResponderEliminar
  5. Sempre gostei do circo, mas o facto de ter animais é um crime :/ por trás de todo o espectáculo há animais em condições deploráveis..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é algo que deve ser controlado ao máximo e as pessoas devem ser responsabilizadas pelo que fazem.

      Eliminar
  6. Venho diariamente deliciar-me com o que o HSB escreve e confesso que raramente comento os teus textos, mas hoje quando aqui cheguei fiquei tristíssima com o que li e em defesa daqueles que não tem voz escrevo:
    Não permitam que as vossas crianças cresçam se divertindo às custas de animais humilhados, escravizados e constantemente torturados. Não é possível domar-se animais selvagens sem surrá-los, sem estabelecer uma relação de medo e dor. O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que não frequentássemos circos com animais. São seres vivos como nós.
    Um 2014 fabuloso para todos e HSB mantem este blog fabuloso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que quando via os animais observava a forma como eram estimulados a fazer o número. Além disso pensava na forma como supostamente são tratados fora da arena.

      Já conversei com um dos mais importantes homens do circo português, visitei os seus animais e fiquei com a ideia de que eram bem tratados.

      Porém, é certo que este bem tratado nunca será comparado à liberdade da vida selvagem. Compreendo o que dizes e é um tema muito complexo.

      Acho que é necessária uma fiscalização bastante exigente.

      Um Santo Natal e um excelente 2014 para ti e para os teus :)

      Eliminar
  7. É a criança feliz que existe dentro de nós a dar sinal de vida.

    ResponderEliminar
  8. E que a magia do circo ,nunca acabe. Lembremos que quem trabalha no circo são pessoas guerreiras e que trabalham para fazerem as crianças e adultos sorrirem . Quanto aos animais , não falo do que não vejo.pelo menos não são abandonados.

    ResponderEliminar