ora isto não sei :S Só sei que a minha mãe tem uma ulcera no estômago e não tolera uma única gota de café! Só pode tomar descafeinado, já que este não contem cafeína... Mas tu vais-nos dizer, não vais?!
Não sei... Mas sei que adorooo café - mas sou uma viciada controlada, nem tenho máquina em casa por causa das tentações -, portanto mesmo que tu digas que é o café, eu irei continuar a beber! :-)
Consta que o descafeínado!!! O processo para eliminar a cafeína utiliza produtos mais prejudiciais do que a cafeína...Espero que seja verdade..odeio descafeínado e sou praticamente do café normal.! Abraço Maria
Creio que é o descafeínado. Em todo o caso, se é para beber algo que saiba a café, que se beba café a sério, ou nada! Há que manter as cenas no estado original.
O café não tem só cafeína, tem minerais e até vitaminas. O descafeínado é uma versão de café (quase) sem cafeína. Portanto, os dois têm efeitos positivos no organismo. Sendo que há vários estudos que alertam para os benefícios da própria cafeína, nem café nem descafeínado têm porque competir pelo título do "pior para a saúde"; e pelo motivo mencionado eu até associaria o café como mais benéfico para pessoas em condições normais de saúde. Moderação na ordem do dia.
O descafeínado recorria a químicos quando não faziamos ideia de como o fazer melhor, mas acredito que isso já lá vai há muito tempo. Não conheço o recurso a água, mas é muito frequente hoje em dia o recurso a dióxido de carbono como solvente não tóxico, e esse processo não traz contra-indicações.
Em associação aos estados da matéria mais conhecidos (sólido, líquido e gasoso), há também um quarto estado a que chamamos supercrítico, quando a determinada temperatura e pressão o solvente (neste caso dióxido de carbono (CO2)) se apresenta características de gás e líquido ao mesmo tempo. Neste estado, o CO2 entra no grão de café pelas suas propriedades de gás, e extrai a cafeína ("arrasta-a") com as suas propriedades de líquido. Voltando a temperatura e pressão normal o CO2 é exclusivamente um gás, e como tal dissipa-se facilmente (e mesmo que ficasse retido no grão não seria prejudicial à saúde uma vez que o exalamos naturalmente).
Temos um equipamento "de super-críticos" no laboratório que é muito usado no contexto de investigação em medicina regenerativa. É um equipamento giro não é? :)
Acredita que a maior parte dos processos envolvem químicos. Aliás, o descafeínado é uma invenção porque alguém se lembrou de dizer que o café era mau para a saúde.
é como o açúcar e o adoçante.. O açúcar é bem mais natural, o adoçante é feito de substancias que não são benéficas... por isso... café....sempre só tomo é 2 por dia...ou não durmo mesmo nada ;)
Sou alérgica a cafeína. O coração entra num mecanismo de velocidade estúpida, parece um cavalo a galope querendo sair do peito. Por isso descafeínado pode fazer mal,mas o café quase que me mata... é assim e agora?
Pronto, já vi a tua resposta, já não vou a tempo de dar o meu palpite. Mas iria apostar, de qualquer forma, no descafeínado. Pela minha parte, prefiro café, não gosto muito de descafeínado.
Depende da situação. O descafeinado será mais prejudicial se não for bem elaborado, mas para uma pessoa que não possa ingerir cafeína, como por exemplo os asmáticos ou doentes cardíacos, obviamente que o café se torna mais prejudicial. beijinho
Ora boa pergunta...
ResponderEliminarMas de fácil resposta :)
EliminarDescafeinado pq nao é 100% livre de cafeina ;)
ResponderEliminarE o café é? :P
EliminarDescafeínado porque este processo recorre a químicos. Um bom descafeínado tem de ter sido feito com recurso a água mas não a químicos.
Eliminardescafeínado :)
ResponderEliminarSe for mau, sim.
EliminarDescafeinado xD
ResponderEliminarÉ mesmo :)
EliminarBoa pergunta. Não faço ideia!
ResponderEliminarhttp://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
O descafeínado, caso o processo tenha sido feito com recurso a químicos.
Eliminarora isto não sei :S
ResponderEliminarSó sei que a minha mãe tem uma ulcera no estômago e não tolera uma única gota de café! Só pode tomar descafeinado, já que este não contem cafeína...
Mas tu vais-nos dizer, não vais?!
O descafeínado, para ser bom, tem de ter sido com recurso a água.
Eliminare como é que sabemos isso?
EliminarAcho que as embalagens dizem qual o método.
EliminarNão sei... Mas sei que adorooo café - mas sou uma viciada controlada, nem tenho máquina em casa por causa das tentações -, portanto mesmo que tu digas que é o café, eu irei continuar a beber! :-)
ResponderEliminarPodes ficar descansada :)
EliminarPenso que o descafeinado, já ouvi que é usada uma espécie de diluente pare lhe retirar a cafeína...
ResponderEliminarSão processos químicos. Se for feito com água, já é bom.
EliminarConsta que o descafeínado!!! O processo para eliminar a cafeína utiliza produtos mais prejudiciais do que a cafeína...Espero que seja verdade..odeio descafeínado e sou praticamente do café normal.!
ResponderEliminarAbraço
Maria
É isso mesmo.
EliminarCreio que é o descafeínado. Em todo o caso, se é para beber algo que saiba a café, que se beba café a sério, ou nada! Há que manter as cenas no estado original.
ResponderEliminarÉ, desde que o processo para retirar a cafeína tenha sido feito com químicos.
EliminarO café não tem só cafeína, tem minerais e até vitaminas. O descafeínado é uma versão de café (quase) sem cafeína. Portanto, os dois têm efeitos positivos no organismo. Sendo que há vários estudos que alertam para os benefícios da própria cafeína, nem café nem descafeínado têm porque competir pelo título do "pior para a saúde"; e pelo motivo mencionado eu até associaria o café como mais benéfico para pessoas em condições normais de saúde. Moderação na ordem do dia.
ResponderEliminarO descafeínado recorre a químicos. Porém, quando feito com recurso a água já não é prejudicial.
EliminarO descafeínado recorria a químicos quando não faziamos ideia de como o fazer melhor, mas acredito que isso já lá vai há muito tempo. Não conheço o recurso a água, mas é muito frequente hoje em dia o recurso a dióxido de carbono como solvente não tóxico, e esse processo não traz contra-indicações.
EliminarEm associação aos estados da matéria mais conhecidos (sólido, líquido e gasoso), há também um quarto estado a que chamamos supercrítico, quando a determinada temperatura e pressão o solvente (neste caso dióxido de carbono (CO2)) se apresenta características de gás e líquido ao mesmo tempo. Neste estado, o CO2 entra no grão de café pelas suas propriedades de gás, e extrai a cafeína ("arrasta-a") com as suas propriedades de líquido. Voltando a temperatura e pressão normal o CO2 é exclusivamente um gás, e como tal dissipa-se facilmente (e mesmo que ficasse retido no grão não seria prejudicial à saúde uma vez que o exalamos naturalmente).
Temos um equipamento "de super-críticos" no laboratório que é muito usado no contexto de investigação em medicina regenerativa. É um equipamento giro não é? :)
Acredita que a maior parte dos processos envolvem químicos. Aliás, o descafeínado é uma invenção porque alguém se lembrou de dizer que o café era mau para a saúde.
EliminarQuando posso conhecer esse equipamento? :)
EliminarPodes conhecê-lo quando quiseres fazer uma reportagem sobre fluídos supercríticos :P Ou descafeínados :)
EliminarGostava!
Eliminaré como o açúcar e o adoçante..
ResponderEliminarO açúcar é bem mais natural, o adoçante é feito de substancias que não são benéficas...
por isso... café....sempre
só tomo é 2 por dia...ou não durmo mesmo nada ;)
Gosto de pessoas que bebem o café com adoçante mas antes disso comem duas sobremesas :)
EliminarSou alérgica a cafeína. O coração entra num mecanismo de velocidade estúpida, parece um cavalo a galope querendo sair do peito. Por isso descafeínado pode fazer mal,mas o café quase que me mata... é assim e agora?
ResponderEliminarNão posso estar mais de acordo consigo! O café deixa o meu coração a bater a 1000. É um desconforto horrível.
EliminarSou fã de um descafeínado ;)
Bebes um bom descafeínado. Que não tenha usado químicos. E aí não há qualquer problema.
EliminarEu prefiro o café. O mais prejudicial? Desconheço.
ResponderEliminarvidademulheraos40.blogspot.com.
O descafeínado com recurso a químicos.
EliminarPronto, já vi a tua resposta, já não vou a tempo de dar o meu palpite. Mas iria apostar, de qualquer forma, no descafeínado.
ResponderEliminarPela minha parte, prefiro café, não gosto muito de descafeínado.
Sou como tu.
EliminarDepende da situação. O descafeinado será mais prejudicial se não for bem elaborado, mas para uma pessoa que não possa ingerir cafeína, como por exemplo os asmáticos ou doentes cardíacos, obviamente que o café se torna mais prejudicial.
ResponderEliminarbeijinho
Mas se o descafeínado for mau é muito mais prejudicial.
Eliminarbeijos
Descafeínado...pq simplesmente pressupõe uma alteração química ao café...deixa de ser natural...penso eu de que...
ResponderEliminarÉ basicamente isto :)
Eliminar