29.10.13

coisas de putos? #1

Há muito que as consolas deixaram de ser uma coisa exclusiva dos miúdos. Se é que alguma vez chegaram a ser! Actualmente, os graúdos disputam os comandos com os filhos e com os sobrinhos. Observam os jogos dos mais novos, sempre com vontade de participar. E, quando a noite chega, conseguem arranjar forma de ficar no sofá mais umas horinhas a namorar com o seu jogo de eleição.

Este mercado gigante não passa despercebido aos criadores de jogos. Nos dias que correm, fazer um jogo chega a sair mais caro do que alguns filmes de Hollywood. E com lucros muito maiores do que certos filmes. É uma indústria de largos milhares de milhões de euros. Por exemplo, e espero não estar enganado no nome do jogo, o Grand Theft Auto V já vendeu mais unidades até ao momento do que todos os livros juntos no ano passado, no que aos Estados Unidos da América diz respeito.

Já aqui tinha dito mas volto a dizer. Gosto de consolas. E de alguns jogos. Não tenho por hábito jogar muitas vezes por semana mas gosto de o fazer. Normalmente, a minha opção passa por jogos de futebol e por “duelos” online com alguns amigos ou com pessoas que não conheço de lado nenhum. Mas, neste momento o futebol passou para segundo plano. E a culpa é desse “maldito” chamado GTA V. Nunca tinha comprado nenhum dos anteriores. Nem sequer tinha jogado. Mas já tinha lido críticas muito boas sobre o mesmo. E, certo dia, vi o Conan O´Brien a testar o jogo no seu programa. Nesse momento fiquei conquistado. E sabia que era uma questão de dias até comprar o jogo.

O primeiro encanto deste jogo é viver aquilo que quase ninguém vive na sua vida. Roubar carros, conduzir de forma louca em qualquer estrada, pilotar aviões, matar pessoas, engatar strippers, tatuar o corpo todo, queimar casas, consumir drogas e assaltar joalharias de luxo são apenas alguns do ingredientes do jogo. Isto será o encanto de uns. E uma completa estupidez para outros. Até que se começa a perceber (e viver) melhor a história de cada um dos personagens do jogo. E descobrem-se histórias de amor. Crises de meia idade. Problemas entre pais e filhos. Entre irmãos. Pais que querem reconquistar os filhos. Amigos que se deixam influenciar por más companhias. Romances antigos. Amizades verdadeiras. E pessoas que sentem que aquilo que melhor conseguem fazer na vida é assumir o papel de bandido temível sem medo da morte.

Descobrir tudo isto muda por completo a imagem que se tem de um jogo associado apenas e só ao banditismo puro. A tudo aquilo que é mau na vida. O GTA V consegue cativar quem assume o comando e passa a viver a vida de Michael De Santa, Franklin Clinton e Trevor Phillips. Tal como num bom filme, o jogador chega a sentir que aquela história é mesmo sua e que tem a possibilidade de mudar a vida daquelas pessoas. Por outro lado, mais do que tiros, facadas, murros e pontapés, este jogo exige muita perícia com as mãos pois as missões nem sempre são fáceis.


Por fim, o GTA V é aconselhado para maiores de 18 anos. E acho que esse aspecto deve ser respeitado por quem compra o jogo. É certo que é apenas um jogo mas consegue ser bastante violento, agressivo e hardcore em determinadas situações. E deixo ainda um desafio a todas as mulheres que lamentam as horas que eles passam a jogar. Ofereçam-lhes o GTA V. Mas, mostrem vontade de jogar. E deixem-se levar pelas vidas daquelas três pessoas. Aposto que não será preciso muito para que não lhes queiram devolver o comando.

7 comentários:

  1. Ainda não joguei o GTA V. Mas já fui muito viciado no GTA San Andreas - e entretanto, há umas semanas, voltei a pegar nele. Agora dia 31 vou é comprar o FM 14, o meu grande vício e o único jogo que continua a prender-me por completo! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está demais este! Eu ainda jogo ao fm 2010. Quando me dá para ser treinador vou para esse :) Era mais viciado no cm. Mas a idade e o tempo eram outros.

      Eliminar
    2. Ainda no outro dia comentei com o Roger sobre isso, sou alta viciado em CM 2001/02, vou na epoca 2057 ( so ontem fiz 1 epoca de seguida lol ). Tambem vou comprar o FM 14, pq pela 1º vez é compativel com Linux ;)

      Qto ao GTA ja experiementei mas nao faz mesmo o meu genero.

      Eliminar
    3. Este GTA está demais. 2057!??!?!?!?!?!?!? ;)

      Eliminar
    4. 2057 era ontem...hoje ja vou em 2059 xD

      Eliminar
  2. Eu sou rapariga e ja estou viciada no gta v, nao concordei com essa generalizacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens bom gosto que o jogo é muito bom. E devo dizer-te que não fiz generalização nenhuma. Lancei apenas um desafio às mulheres que acham que eles passam muito tempo a jogar, algo que realmente acontece porque é sempre só mais um pouco a jogar e passam-se horas naquilo. Não disse que todas as mulheres se lamentam. Disse que, aquelas que se lamentam, deviam experimentar jogar também.

      Eliminar