8.4.14

desabafos de um gajo desesperado

Ontem, meti na cabeça que uma tarde bastava para renovar o cartão do cidadão. Triunfante, dirigi-me à loja do cidadão das Laranjeiras. Já não havia senhas. Perdi a conta aos locais onde fui, sempre sem senhas. Até que, em Odivelas, consigo senha prioritária. Tinha pesquisado na internet a forma mais rápida de ter um cartão do cidadão nas mãos. Percebi que pagando mais, eles trabalham mais depressa. O desespero de tantas senhas esgotadas com a ideia do urgente resultou numa errada senha prioritária. Fui chamado e a senhora perguntou-me pelas crianças. Disse que não tinha, que tinha confundido a senha. Mesmo assim, quis atender-me. Ainda tirei a foto e fiz e assinei o documento mas achei por bem ir-me embora. Seria injusto passar à frente daquele mar de gente.

Numa última tentativa, fui à conservatória do registo civil a poucos metros da minha casa. Também já não tinham senhas disponíveis. Decidi adiar o desespero para esta manhã. Cheguei pouco antes da hora de abertura e fiquei com o número treze. Tinha apenas (neste tipo de serviço o apenas tem um significado diferente) doze pessoas à minha frente mas esperei o suficiente para ter alguns desabafos, escritos no facebook, que agora aqui partilho.

“Já gastei as vidas do candy crush e do pet rescue saga e ainda faltam nove números. O desespero (e o cheiro a fritos vindo de alguém) começa a apoderar-se de mim”

“Levantei a cabeça e olhei para a esquerda. Tudo de telemóvel na mão e a jogar. Só faltam as ofensas para ser igual a uma loja do cidadão”

“Algo que me deixa feliz. estar dentro do edifício e não saber explicar o caminho para o tribunal. Espero que seja sempre assim”

“Há coisas que nunca mudam. As pessoas amontoarem-se à espera da sua vez é uma delas”

“Há coisas que nunca mudam. As pessoas não saberem qual é a senha que querem é uma delas”

“O desespero é tanto que o som de uma senha a avançar equivale ao anúncio da minha chave do euromilhões”

“O desespero aumenta. Já estou no airendipity a enviar aviões de papel com frases escritas”

“Começa a esperteza tuga no seu melhor. Passam-se pessoas à frente (que entram pela porta do cavalo) pensando que os outros não notam”

“Chega a minha vez e o que acontece... Não há sistema!”

Para a semana há mais, que notei que também é complicado ir lá apenas para levantar o cartão.

37 comentários:

  1. Uma pequena dica...
    Vai à loja do cidadão de Odivelas por volta das 17h30/18h...
    Eles trabalham até às 19h30 e a afluencia é bem menor...

    ResponderEliminar
  2. Sei que o passaporte é muito mais rápido no aeroporto de lisboa, talvez o cartão do cidadão também seja :)

    ResponderEliminar
  3. Tinhas ligado para lá e marcado hora.
    Eu já não caio nessa da senha :-p
    Boa sorte para o levantares. Costuma ainda ser pior.
    Não vai pelo correio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu liguei para agendar. Sempre que tentei, o tempo de espera era superior a 15 (!!!) minutos. Desisti. Não me falaram de ir para casa mas levantar não será pior porque vou ter uns dias de folga.

      Eliminar
  4. Hahaha! Pelo menos, já fizeste arrancar umas boas gargalhadas de, pelo menos, uma leitora tua!

    ResponderEliminar
  5. Registo Civil da Baixa da Banheira: sem filas e fica pronto em 48 horas ;)

    ResponderEliminar
  6. looool
    mto loooool
    aconselho o a vir a barcelos....aqui consegui tirar o cartao sem stresse dp d me terem avisado k ia ser um filme....sinto me com sorte:)
    admito k kuando fui com o meu filho foi ainda melhor...prioridade....loool
    boa sorte para uma proxima tentativa sr homem sem blogue:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na próxima vez vou :) sr, só o meu pai. Sou apenas um puto ;p

      Eliminar
  7. Eu fui fazer ao Barreiro.. esperei 5minutos e numa Sexta feira da parte da tarde :) !!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Eu agendei e correu muito bem. https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/LojaCidadao/noticias/LJ_NEWSevite+filas++agende+o+seu+pedido+de+cartao+de+cidadao.htm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tentei ligar mas o tempo de espera era sempre superior a 15 minutos. Acabei por desistir.

      Eliminar
  9. Vou contar a minha história: Cartão do Cidadão caduca a 3/3/2014, Solicito agendamento para o IRN (em Benfica). 1ª data disponível: 28/03/2014 - 10h (hora de atendimento 10h45, não foi mau de todo :) );
    a 4/4/2014 recebo carta com códigos. Novo agendamento para levantar o CC: primeiro recebo email com resposta automática a dizer que dada a quantidade de emails não é possível dar resposta...sugerem que use a linha telefónica (707 qualquer coisa)...em que o tempo de espera para atendimento é sempre superior a 15m (seja a que horas for...desisto); mando novo email; pelas 17h30 de ontem recebo informação de que vou poder levantar o CC no próximo dia 30/04/2014 pelas 10h...fim de epopeia...espero!!!

    ResponderEliminar
  10. Pões-te a jeito. Podias pedir para ir levantar num cartório 'sogadito.

    :P

    ResponderEliminar
  11. A Loja do Cidadão do Odivelas Parque está aberta aos sábados. A melhor altura para fazeres isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só estava mais stressado porque são quatro meses caducado. Senão teria sido uma boa opção.

      Eliminar
    2. Como deixaste o cartão do cidadão caducar...?

      Eliminar
  12. Eu fui hoje fazer o CC do Eduardo... 10 minutos e estávamos despachados...

    ResponderEliminar
  13. Agora fiquei ainda mais assustada...tenho de ir renovar o meu....!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta agendar através de email ou evita as lojas do cidadão. Fica a dica.

      beijos

      Eliminar
  14. No início de Março tratei do meu CD na Loja do Cidadão de Marvila (fica no espaço do pingo doce, mesmo ao pé da feira do relógio) e só demorei 20minutos. Penso que ainda poucas pessoas sabem que existe esta loja do cidadão. Boa sorte. Maria

    ResponderEliminar
  15. Ah a maravilha que é viver num meio pequeno. Quando renovei o meu estive à espera não mais que uma hora.

    ResponderEliminar
  16. Assim dás-me um ânimo imenso para ir fazer o meu!!! Obrigadinha, sim??? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta agendar por email ou evita as lojas do cidadão e depois agradeces-me ;p

      Eliminar
  17. E se fores à delegaçao do IMTT, tens de ir às 7 horas da manhã. para seres o 5º. ou mais.
    Aqui, sim, desesperas.
    Não tenho que dizer o CC, porque não tenho.

    ResponderEliminar