9.8.12

como facilitar uma missão complicada


Umas das tarefas mais complicadas que enfrentei ao longo dos últimos anos foi comprar uns óculos de ver. Felizmente não tenho problemas na vista mas fui aconselhado a usar óculos por passar muitas horas em frente ao computador. E a verdade é que desde que os tenho, as dores de cabeça reduziram substancialmente.

No dia de comprar os óculos, apesar de já ter uma ideia do que queria, percorri, vezes sem conta, o mural onde constavam os modelos. Peguei em muitos, experimentei bastantes e foi uma guerra para reduzir as opções até chegar ao modelo final.

Entretanto, descobri algumas dicas que desconhecia na altura em que comprei óculos e que vão ser bastante úteis numa nova aquisição. Tal como a maioria das pessoas, o que me importa é que fiquem bem no meu rosto. Ainda assim, há três pontos que se devem ter em conta no momento da escolha:

- Os óculos devem realçar a melhor característica da pessoa. (uma armação azul salienta os olhos azuis);
- A forma da armação deve contrastar com o formato do rosto;
- O tamanho da armação deve ser proporcional ao tamanho da face.

Ultrapassada esta primeira fase, inicia-se uma nova batalha. A escolha da cor da armação. Aqui há que ter em conta a composição natural de cores de cada um. Esta é formada pela cor dos olhos, cabelos e pele. Ou somos quentes e pertencemos à harmonia dourada, que possui os tons amarelados ou somos frios e pertencemos à harmonia prateada, cujos tons são mais azulados e cinzas.

Descobrir a nossa cor é fácil. Bastam dois pedaços de tecido, um dourado e outro prateado. Em frente a um espelho, num local com uma boa iluminação aproximam-se os tecidos ao rosto e basta perceber se os olhos parecem mais brilhantes, mais fundos, se a olheiras são realçadas ou disfarçadas, se o tom dos lábios e bochechas é destacado e ainda se as rugas, manchas e borbulhas se tornam imperceptíveis. O tom que tornar a cara mais bonita é o da nossa harmonia.

Observação: As mulheres não podem estar maquilhadas e se o cabelo estiver pintado deve ser apanhado para não influenciar o resultado.

Percebendo isto, resta escolher a cor. Nas quentes, os tons camel, khaki, dourado e laranja são alguns exemplos que ficam bem. Nas frias, o preto, magenta, rosa e azul são boas opções. Quem estiver a pensar comprar óculos, aqui ficam as tendências para o próximo Outono, no que a cores diz respeito, segundo a Pantone Fashion Color Report. Por fim, assumo que tudo isto me tinha dado muito jeito quando comprei os meus óculos.



22 comentários:

  1. Agora é que me deste um nó. Os meus primeiros óculos, tinha eu uns 8 anos, escolheu-os o meu pai e não vamos falar sobre isso!

    Os seguites, idem!

    Quando começei a escolher eu pr acaso fui para uns só de vidro sem se ver as astes (achei que se vi-a mlehor os olhos) e depois optei por uns de massa azuis (por acaso tenho os olhos azuis mas foi por acaso).

    Ainda hoje os tenho, mas agora uso lentes de contacto.

    Eu devia memso ter nascido homem, isso é tudo muito complicado para cor, cor, forma, tons de pele e afins. Foi sempre chegar, ver, gostar comprar. :) Grande erro não foi? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem ao que te referes :) Quando somos mais novos os pais é que mandam e sabem tudo :)

      Não foi erro nenhum. Também faço o mesmo!

      Eliminar
  2. puxa vida homem sem blogue, ri muito quando li este teu post, é exatamente o que estou a passar. estou procurando um óculos(que pelo mesmo motivo, estou a precisar usar) e a dificuldade de encontrar.
    obrigado.
    maria

    ResponderEliminar
  3. Que vida complicada... OMG
    "Umas das tarefas mais complicadas que enfrentei ao longo dos últimos anos "
    ò meu amigo que todas as tarefas complicadas fossem essas !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ò meu amigo(a), tens toda a razão. Que todas as tarefas complicadas fossem estas. Mas, dentro do género, foi das mais complicadas.

      Obrigado pelo teu comentário!

      Eliminar
  4. uma maneira elegante de descartar o problema é escolher óculos sem armação...

    tendo fartado dessa opção optei por óculos que têm o mínimo e sustentação na lente e manchas de imensas cores na lateral da armação... dá para e com tudo!

    ResponderEliminar
  5. O que eu já sorri com o teu post:) Imagina tu quase 30 anos a usar óculos o meu karma na hora de escolher a armação...aquilo era uma peça de roupa basicamente, que tinha de me acompanhar diariamente, duração miníma de 1 ano...portanto o acto de escolha era sempre de muita ponderação... até fazia grupos de armação...primeiro umas 20, depois reduzia para 10, depois 5 ...et voilá the one! Agora a vida é mais simples porque desde à 3 anos que tenho lentes de contacto:)
    Mas as tuas dicas são bem úteis!

    ResponderEliminar
  6. Estamos sempre a aprender :) Os meus óculos são vermelhos logo sou HOT :P Mas desde que uso lentes de contacto não quero outra coisa...

    ResponderEliminar
  7. Mais fácil que isso tudo é usar lentes de contacto!
    Sou sincera, tenho uns óculos antiquíssimos, ficam-me pessimamente mas não me preocupam porque só os uso dentro de casa.

    ResponderEliminar
  8. Ora temos olhinhos azuis é???
    uhmm.... muito bem..
    Já usei oculos de descanso quando andava a estudar...
    Hoje em dizem que vejo bem ...para a idade....que vai pesando né....olha tomara OUvir como vejo :)))
    oculos de sol..é sempre uma noia...nunca gosto de os vêr na minha cara.... bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu? Não. Foi um exemplo :)

      Eu também tenho dificuldade até gostar de um modelo.

      beijos

      Eliminar
  9. Já usei óculos para correção de convergência. Saltava linhas, juntava palavras, saltava palavras... Andei a fazer um tipo de "fisioterapia" aos olhos e saía dessas sessões com imensas dores de cabeça, além de ter que usar para estudar, computador... Felizmente, o ano passado fui ao oftalmologista por causa das dores de cabeça, por passar muitas horas em frente ao pc, pq os meus trabalhos sempre foram horas e horas em frente ao pc... Sei que após análise, mencionou que está tudo corrigido. :)

    Mas ando a ver mal já alguma letras mais pequenas... Coisa que já foi diagnosticada pelo oftalmologista e mencionou que mais tarde ou mais cedo ia ter que usar óculos, pq estava com tendência para ter "miopia"... Mais tarde ou mais cedo vou ter que usar, coisa que não gosto muito.
    Não consigo é dispensar os óculos de sol.

    Agora as cores, claro que ia escolher uma de acordo com as minhas feições e estilo. Não ia pelas modas. Agora as cores, tem que ser muito bem escolhidas. Ultimamente vejo pessoas com armações em vermelho escuro e não gosto! Gostos, gostos... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas desconhecia estas "regras" que ajudam a escolher um bom modelo :)

      Eliminar
  10. E eu que pensava q comprar óculos era tão fácil como ver quais ficam melhor e pagar!

    ResponderEliminar