16.8.12

aldracânicos

Há profissões que não me merecem confiança. Não tenho nada contra quem trabalha em áreas como a mecânica automóvel ou informática mas custa-me acreditar no que dizem. Como tal, estou sempre de pé atrás quando preciso de arranjar o meu carro ou o computador.

O comportamento de certas pessoas faz com que esteja sempre receoso e a pensar que me querem enganar. A minha desconfiança aumenta quando os amigos que trabalham nestas áreas confirmam que aldrabões é algo que abunda nestes dois mundos e que todo o cuidado é pouco.

A minha última experiência com um aldracânico reforçou a ideia de que tenho que estimar o mecânico de confiança com quem lido. Após uma avaria a mais de 300 quilómetros de casa, optei por pedir ao reboque para deixar o carro numa oficina "amiga" da marca, perto da zona da avaria, pensando tratar-se de algo de fácil resolução.

No dia seguinte, liguei ao mecânico para saber o que se tinha passado. E a conversa foi esta:
- Então, que se passou?
- Avariaram-se três peças.
- Quais?
- As mais caras. O arranjo fica em 2500 euros!

Perante este cenário, optei por levar o carro até ao mecânico de confiança (Aqui tenho que enaltecer a ajuda da seguradora que apesar de não ser a sua obrigação, porque já tinha pago uma viagem, transportou o carro até Lisboa). Após uma inspecção detalhada da avaria, fico a saber que o carro não precisa de nada novo. As tais três peças precisavam apenas de uma boa limpeza para ficarem novas.

É por causa de episódios destes que tenho dificuldade em acreditar em certas profissões.

48 comentários:

  1. Mas, sem querer desculpar nenhum dos lados, isso não será camuflar o problema? É que agora limpam-se as peças e ficam como novas, mas paga-se na mesma o arranjo (limpeza). Daqui a uns tempos vai ser preciso fazer nova limpeza e paga-se novamente. Quando as mesmas já não puderem ser limpas vão ter necessariamente que ser substituidas. Se fizeres as contas, no fim, pagaste duas ou três limpezas e mais os 2.500 Euros das peças novas. Ou seja, saiu mais caro o mecânico de confiança. Mas é só uma opinião. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes mas não é camufalr. É uma limpeza específica que nem todos os mecânicos fazem. A nova limpeza será daqui a 150 mil quilómetros. O que é muito tempo :)

      Eliminar
  2. Ora bem....
    trabalhei na área 10 anos....
    nem tudo sao rosas mas como em qualquer profissao.. mas o profissionalismo é de enaltecer...se encontrares uma oficina que confies....sê fiel....eles dir-te-ão as más noticias e arranjam-te alternativas mais baratas se assim for possivel...
    Mas não deves por em causa toda a classe...
    Até porque podem e devem pedir SEMPRE as peças substituidas....
    bjokas
    (

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe de mim não respeitar as pessoas. Tenho é problemas em confiar em tudo o que ouço. Aqueles que me tratam bem, têm a minha gratidão eterna :)

      Eliminar
  3. Há uns meses, de repente, o meu carro ficou sem direcção assistida. Não dava mesmo para conduzir, tornou-se demasiado pesado fazer qualquer movimento. O senhor mecânico disse-me que tinha de se mudar a coluna do motor, se não me engano. Levaram-me um balúrdio e, até hoje, não sei se, efectivamente, era mesmo necessário mudar aquela coisa. Mas é que eu não tenho amigos mecânicos... lá está :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas devias. E quando arranjares um, estima-o. Se for em Lisboa, posso aconselhar o meu :)

      Eliminar
    2. Se for bom e barato, agradeço o contacto HSB.

      Eliminar
    3. Quando precisares mandas email que explico tudo :)

      Eliminar
    4. Obrigada, hsb, mas Lisboa fica um pouco fora de mão para mim :)

      Eliminar
  4. Partilho inteiramente essa desconfiança relativa a certos "profissionais". Um bom mecânico está para um homem como uma boa cabeleireira para uma mulher, quando se tem a sorte de encontrar um de confiança, a fidelidade deverá ser quase "canina", mais tarde ou mais cedo, somos recompensados!

    ResponderEliminar
  5. O bólide avariou onde??? Não me digas que foi no reinos dos Algarves??....

    ResponderEliminar
  6. Mas só por curiosidade, que peças eram essas que só precisavam de limpeza? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A explicação foi: "as três mais caras do motor" depois seguiu-se o preço. Simples e à bruta. Nem me levou a jantar ou pagou um café :)

      Eliminar
    2. Resposta no minimo estranha. Mas, e o mecanico amigo tambem não disse o nome das peças? Foinix, isto parece a teoria da conspiração...lol lol lol

      Eliminar
    3. O amigo mostrou as peças e explicou o que tinha de ser feito. Só não decorei os nomes :) Uma delas parece um passador de carne picada e estava quase totalmente obstruída.

      Eliminar
    4. Filtro de particulas e respectivos sensores... seria isto? :)

      Eliminar
  7. Acho que todos nós temos experiências menos agradéveis com esses espécimes...

    mas tb tenho algumas simpáticas (alinhamento gratuito e outros serviços :))

    ResponderEliminar
  8. Não há profissões e profissões. Há pessoas e pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Mas nesta profissão existe uma tendência para os enganos, infelizmente!

      Eliminar
  9. Acho que quase toda a gente já passou por situações dessas, em que se sentiu enganado. E não apenas nessa área da "adralcânica", noutras também. Estou a lembrar-me de imensas que prefiro não mencionar para não ofender ninguém.
    Se pensarmos bem, é assim em todas as profissões (mas algumas estão mais expostas): há sempre bons e maus profissionais. O ideal é mesmo encontrar alguém de confiança ou pesquisar sobre o assunto antes de se tomar uma decisão, para não se ser endrominado.
    xo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes são mais visiveis!

      Mas como em todo o lado, o ideal é isso que dizes, encontrar alguém de confiança. Eu sou assim com tudo como gostava de ser quando trabalhava em areas de atendimento ao público.

      Eliminar
  10. Há pessoas que enganam, é pena! O meu namorado é electromecâmico, e queixa-se que as pessoas andam muito desconfiadas. Ele, tenho toda a certeza, não engana os clientes, mas recebe na oficina clientes já enganados, que são extremamente desconfiados e mal educados para ele. A desconfiança não tem de tornar as pessoas mal educadas. Entende-se que tenham más experiências, mas daí a passarem a vida a reclamar, ninguém merece!
    Ele é um óptimo mecânico, instalador de GPL também, e entristece-me quando sei como isto anda. Depois as pessoas mandam o carro arranjar e reclamam do preço, reclamam disto e daquilo... Está difícil lidar com o público nos dias que correm, enfim, digo que é triste!

    **
    CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Ser mal educado só por ser com quem não tem culpa é um erro. As pessoas devem refilar com quem tem culpa e não com todos. Aquilo que digo é que sinto desconfiança mas isso é algo que se conquista e alcança.

      Já trabalhei numa loja de materiais de construção e bem sei o que é aturar clientes mal educados que se julgam donos do mundo!

      Eliminar
  11. Estou com o Eduardo, uma coisa são as profissões, outra são as pessoas. E há boas e más pessoas em todas as áreas e em todas as profissões.
    Sempre que o negócio envolve a venda directa de equipamentos ou serviços pode-se pensar que nos vão tentar arrancar couro e cabelos, sobretudo quando não estamos por dentro do assunto, mas ainda há pessoas com ética profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente ainda há bons profissionais em diversas áreas. Quem os descobre, tem que os estimar :)

      Eliminar
  12. Considero-me um sortudo. O facto do mecânico do éu bólide ser da família tranquiliza-me sempre nessas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo muito, pelo menos no meu caso. O meu tio tb tem uma oficina e não fazia nada de jeito no meu carro. Trabalhou muitos anos numa conceituada marca de automóveis e coisas erradas no meu, além de demorar imenso tempo a reparar e levar mais caro! Há exceções...
      No entanto, encontrei um bom mecânico no qual confio, ele diz tudo o que o carro precisar não é caro. O melhor mesmo é dizer que preciso de algo no carro, telefono e ele diz para deixar o carro lá num dia, e no dia seguinte fica pronto.

      Este ano nem quero falar mais de carros!! Depois de baterem num estacionamento, estragarem e não disserem nada, tenho já a dose deste ano....

      Eliminar
    2. @G: lamento a experiência que tiveste com o teu tio. No caso do avô da minha mulher a confiança é total (já lá vão mais de 10 anos). Aliás, os dois carros que tive até hoje foram sempre excelentes negócios tendo-o como intermediário.

      Eliminar

  13. Ao ler teu poste, (amanhã mecânico), a embraiagem está “pegar cima”…

    A minha mãezinha, não levava a (embraiagem ao fundo) actualmente, ando com o carro…diferença! Para desenvolver carro…

    Este modelo…veio com defeito (caixa velocidades), supostamente todos… devida altura, a marca deveria ter retirado do mercado. Mencionaram colocaram uma caixa nova!! Quantas vezes, desejo arrancar em 1.velocidade não arranca só 2.

    Em todas as profissões existem “ bons e maus” profissionais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que vás a um de confiança.

      Nem mais. O azar dos mecânicos é estarem mais expostos e terem má fama. Contudo, ainda há profissionais muito bons!

      Eliminar

    2. A pessoa é de confiança…bom profissional.

      Eliminar
  14. É como a história dos restaurantes...temos de ter um ou outro sitio de confiança! E mesmo assim, nunca se sabe!

    ResponderEliminar