23.8.12

os filhos que se desenrasquem

Nada me faz mais confusão numa praia não vigiada do que ver crianças fazerem aquilo que lhes apetece sem acompanhamento de um adulto.

Há de tudo, como nas farmácias. Putos (na casa dos quatro/seis anos) que pegam nas suas pranchas e que enfrentam sozinhos as perigosas ondas e aqueles que preferem brincar com pedras quase do seu tamanho. Há ainda os que preferem deslizar nas dunas em direcção a um "mar" de pedras.

Quanto aos pais, esse preferem as conversas com os amigos. Colocaram protector solar nos filhos e chega! De resto, eles que se desenrasquem.

Contudo, não deixa de ser curioso que tudo mude quando uma simples alforreca de dez centímetros (atrevo-me a dizer que seria apenas o parte de uma medusa) dá à costa. Aí, foi ver os pais a correrem praia fora a pedir para toda a gente sair da água!


Enviado do meu BlackBerry® da tmn

18 comentários:

  1. Notável a falta de atenção para com as crianças.
    Já encontrei crianças perdidas na praia e os pais, nem um obrigado.
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Tipicamente português...

    http://oneplustwoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. e há ainda os que nem colocam protetor solar, nem tshirt, nem chapéu aos filhos, nas horas de mais calor. e é ver a criançada a torrar ao sol :S

    xo

    ResponderEliminar
  4. Há de tudo, como na farmácia!!!!
    E vá lá dizer alguma coisa, depois dizem que têm azar!!!!
    Bem observado Homem Sem Blogue,continuação de boas férias :)

    ResponderEliminar
  5. É de facto inacreditável, estas situações todas fazem-me lembra uma história que se passou comigo há uns anos numa praia do Algarve. Tudo bem , que o mar o aqueles lados é calminho, mas não justifica a falta de consciência.

    A criancinha devia ter uns 2/3 anos, era muito pequena. Eus estava á beira mar, e comecei a ouvir o pai falar para ela,`"ò Duarte omenino fica aqui que o pai vai ao banho, mas n saia daqui que eu já volto", e lá foi ela, todo contente para dentro água, a mergulhar para uma zona relactivamente longe sem qualquer preocupação.

    Eu que até ia para a água, fiquei ali, a tomar conta do Duarte, com receio que lhe pudesse acontecer alguma coisa, pois não via mais ninguém adulto da família que pudesse tomar conta,só fui á minha vidinha, quando aquele pai irresponsável voltou.

    Nunca mais me esqueci disto,ainda não tenho filhos, mas sou incapaz de não me preocupar quando vejo crianças na praia sozinhas, algumas meio desorientadas quando n vêm os pais, não consigo deixar de tentar perceber se a história acaba bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas acabam por se preocupar mas choca-me que os pais não se preocupem com os perigos em que colocam os filhos

      Eliminar
  6. Não podemos julgar o todo pela parte!!! Não me parece nada " tipicamente português " e até acho que os estrangeiros são bastante mais descontraídos que nós!!! Mas claro que há um pouco de tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!! Vejo mais descontracção e ás vezes até desleixo nos estrangeiros.

      Eliminar
  7. Não se trata de descontraccao mas pura e simplesmente desleixo dos pais. Não querem cumprir com os deveres básicos de pais (entre outros garantir segurança e bem estar) , não tenham filhos. Já tenho um adulto e um pequeno e todos os olhos possíveis nunca são demais.

    ResponderEliminar
  8. Não sou mãe, sou tia e tenho amigas que têm filhos. Na semana passada estive na praia com duas crianças e apesar de os pais n tirarem os olhos das crianças, eu tb estava. Como ajudei a "criar", educar os meus sobrinhos, tenho esse espírito de protecção por crianças, mesmo que não conheça.

    mas infelizmente há muitos pais que não ligam e preferem estar em sociedade, trabalhar para o bronze, não dando atenção às crianças, sem brincar com elas... Os ditos intelectuais, que nem se sabe se são ou não.

    ResponderEliminar