29.8.12

vou cortar as pontas

Quando estou longe de casa, seja uma hora, um dia ou uma semana, sinto falta da minha sobrinha, de quatro anos. Sinto falta da sua presença física, das brincadeiras, birras e sobretudo das divertidas conversas que temos.

Depois de uma semana no Alentejo, ontem foi noite de matar saudades. Entre muitas outras coisas, fiquei a saber que tem de ir cortar o cabelo. "Sabes tio, tenho de ir cortar o cabelo. Mas vou só cortar as pontas e um pouco da franja que já está grande", disse-me, enquanto fazia aquele gesto característico das senhoras que vão cortar as pontas.

Fiquei a saber que existem mais duas meninas com o mesmo nome no seu novo colégio, que tem dado muitos mergulhos na praia, que tem uma máquina para tirar fotografias e descobri ainda o seu encanto por polícias. Aprendi também que ir ao multibanco levantar dinheiro é "gastar dinheiro."

Adoro estes momentos em tudo superiores à maioria das conversas entre adultos.

39 comentários:

  1. As crianças são fantásticas nas suas conversas.
    Uma delicia o que tu relatas :D

    ResponderEliminar
  2. É verdade! E ter tempo para os ouvir, é realmente ter uns pequenos momentos de ouro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho todo o tempo do mundo para as conversas da minha sobrinha :)

      Eliminar
  3. E esta é a minha paixão... Os garotos dão-nos tantas alegrias, tão espontâneos e ingénuos... é pequena que isso se vá quando crescem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente há muitos que preservam estas qualidades com o crescimento :)

      Eliminar
  4. que delícia de relato! :)



    lembrei-me que tb eu tenho que cortar as pontas...ahahahah

    ResponderEliminar
  5. Também adoro conversar com crianças. Derreto-me toda! Tenho saudades de quando as minhas sobrinhas eram mais pequenitas. Já têm 12 anos. Continuo a divertir-me - e muito - com elas. Mas já não é a mesma coisa...

    Encanto por polícias? Querem ver que já tem fascínio por fardas... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      Ontem, no restaurante estavam seis polícias a jantar e ela ficou fascinada ;p

      Eliminar
  6. São o máximo! Estas conversas tão adultas de seres tão pequeninos são deliciosas :)

    A minha afilhada também com essa idade, mais ou menos, ia buscar a amálgama de vernizes que eu tinha por lá e dizia-me logo o que queria e qual a ordem correta para colocar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha sobrinha é toda vaidosa e está sempre a falar da sua roupa e acessórios. Eu, derreto-me a ouvir :)

      Eliminar
  7. As conversas com crianças são muito gratificantes.
    Quantas vezes de modos simples e genuínos, além de sorrir,até nos fazem reflectir..
    Conversar com crianças é muitas vezes um entrar, por momentos, num Mundo encantado!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num mundo muito melhor do que o dos adultos :)

      Eliminar
    2. Bem verdade.Se permanecesse nos adultos um pouco de "ser criança" o Mundo seria decerto bem melhor!:)

      Eliminar
  8. Tão fofo...
    ehh lahh, gosta de fardas? e logo de policias... puxa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Ficou fascinada com os polícias e com as motas deles :)

      Eliminar
  9. Os mais pequenitos pontuam pela espontaneidade e alegria :)

    ResponderEliminar
  10. As conversas das crianças são de facto extraordinárias e conseguem sempre surpreender :)É impossível ficar indiferente!
    Eu ainda não tenho filhos , nem sobrinhos, mas divirto-me imenso com primos e "sobrinhos emprestados", quando estamos no meio deles voltamos a sentir que voltamos a ser crianças :)

    ResponderEliminar

  11. As conversas com as crianças são uma delícia, primam por serem genuínas, regressamos à infância, como um conto de fadas :)

    São autênticas…impossível ficar indiferente. Existem crianças, sabem expor os sentimentos e abordar determinadas temáticas de forma notória.

    Encanto por policias…tão pequena adora fardas…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela fala imenso sobre tudo. Tenho conversas com ela sobre assuntos sérios, sobre brincadeiras e sobre as dúvidas dela. É mágico!

      O pai de uma amiga dela é polícia. Acho que vem daí a curiosidade pela farda, acessórios e profissão.

      Eliminar
  12. Eu já não vejo a minha "Caroline", mais conhecida por xuxuzinho lindo há duas semanas... E tenho tantas saudades! Sò mesmo por telefone.

    Gostei da resposta da tua sobrinha do MB! Muito boa, ao contrário do que muitos meninos dizem: "podemos ir buscar dinheiro ao MB", sem terem noção da realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha quis retirar o cartão, dinheiro e papel do atm mas disse logo que o tio estava a gastar dinheiro

      Eliminar
  13. :) Não tenho sobrinhos nem sobrinhas mas tenho um emprestado que só vejo 1 vez por ano...e esses pequenos momentos são simplesmente do pior...tão pequnino mas com cada saida à "graudo":)

    ResponderEliminar
  14. llololol sei bem o que é! Tenho uma pisquita com 4 anos, quase quase a fazer 5 (ainda faltam uns mesitos), muitooooo vaidosa!!! Quer é batons, cremes, vernizes, saias e vestidos!!!! Nos dias em que se custa a levantar, ameaço que veste calças ou calções parece que tem molas a levantar-se!!!! loloolol E o vocabulário a cada dia mais requintado??? DEMAIS!!! :)
    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Quando a ingenuidade de uns contrasta com a vulgaridade dos outros, a diferença estabelece-se pelo quanto especial alguém pode ser...e as crianças protagonizam essa diferença com uma doçura admirável.
    Falar e/ou escrever sobre afectos nem sempre é fácil. Acho que o fez neste seu texto brilhantemente, gostei imenso do que li, parabéns!

    (Maria Pascoal)

    ResponderEliminar
  16. :)..momentos únicos e inesqueciveis = o mundo encantado das crianças.
    Bonito texto, muito mesmo :)

    Laura Vasconcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A responsabilidade e mérito é da minha sobrinha :)

      Obrigado Laura :)

      Eliminar