5.7.19

queres perder peso? bebe café

Recordo-me de, em tempos, ter lido uma notícia que fazia referência ao número de cafés que quando consumidos diariamente poderiam levar à morte. Não sei precisar a quantidade, mas existe agora um novo estudo que dá conta de que podemos beber 25 cafés por dia sem que isso coloque a saúde do coração em causa. Ainda assim, não é este estudo que motiva este texto. É outro, igualmente recente, que associa o consumo de café a algo que muitos desejam: perder peso.

O estudo, realizado pela Universidade de Nottingham, defende que beber café (e pode ser uma chávena por dia) leva à estimulação da gordura castanha, que é vulgarmente conhecida como gordura boa. Esta estimulação faz com que se queimem mais calorias. Tudo por causa do aumento da temperatura corporal.

“A gordura castanha funciona de maneira diferente das outras gorduras do corpo e produz calor pela queima de açúcar e gordura, muitas vezes em resposta ao frio. Aumentar a sua atividade melhora o controlo do açúcar no sangue, bem como melhora os níveis de lípidos no sangue e as calorias extras ajudam na perda de peso”, refere Michael Symonds, um dos autores do estudo.

Este trabalho está a ser muito falado por ser o primeiro que dá a conhecer o impacto directo do consumo de café na gordura castanha dos humanos. O que faz com que a equipa que participou no estudo acredite tratar-se de uma descoberta importante no combate à obesidade. Por isso, já sabes, se queres perder peso, bebe café.

Sem comentários:

Enviar um comentário