18.7.19

não acredites nos “gurus” do fitness do instagram e youtube. quem o diz são os personal trainers

Vivemos na era das redes sociais. O que faz com que as pessoas confundam muito aquilo que observam nas redes sociais em comparação com a realidade. Hoje, os melhores são aqueles que têm os perfis mais bonitos. Os verdadeiros são os que têm mais seguidores. E quanto temos uma conta bonita, com fotos perfeitas e com muitos seguidores... eis que nos deparámos com a verdade absoluta que não pode ser questionada. Em traços gerais, este é o modo de pensar de muitas pessoas.

Mas quando o tema é o fitness, é melhor ter cuidado. Quem dá o alerta são personal trainers que partilharam, numa publicação do Reddit, aquilo que as pessoas devem saber sobre o fitness. E desenganem-se aqueles que acreditam que o que importa é a conta do Instagram. “A maioria dos personal trainers não possui conhecimento fisiológico, anatómico ou nutricional suficiente para ser um personal trainer”, revela um profissional. Que deixa o alerta para o facto de as pessoas serem facilmente manipuladas devido ao pouco conhecimento.

“A maioria dos gurus do fitness do YouTube/Instagram também só dizem tretas”, alerta outro personal trainer. “A indústria está focada na perda de gordura e na imagem corporal. No meu ginásio existe um quadro de avisos com 15 a 20 detalhes partilhados por personal trainers. Apenas um não mencionou a perda de peso”, relata outro.

Destaque ainda para as críticas em relação às redes sociais. Criticando que o mundo do fitness é mais sobre “quem tem o melhor perfil de Instagram”. Um personal trainer vai ainda mais longe nas acusações. “A maioria das pessoas com quem querem ser parecidos têm uma performance baseada em drogas”, acusa.

Os profissionais são da opinião de que é necessário pesquisar muito bem de modo a encontrar um treinador de confiança e com conhecimentos. Depois disto, as pessoas devem ser realistas nos objectivos que traçam. “Não há soluções rápidas. Faz alterações e fa-las de forma consistente. Por um longo período de tempo e não apenas durante alguns dias”, aconselha um PT. “70% da meta, em relação à mudança corporal, começa na cozinha”, acrescenta outro. “Nutrição é o mais importante” e “exercício não compensa uma má alimentação”, são apenas mais dois conselhos partilhados numa publicação que se tornou viral.

É por isso que tenho muito cuidado quando me pedem conselhos sobre alimentação ou sobre treino. Existem coisas que posso partilhar porque são gerais e aplicam-se a praticamente todas as pessoas. Mas depois deixo sempre o alerta de que cada caso é um caso e que é melhor consultar um profissional. Até porque somos todos diferentes. E é por ter muitas dúvidas a quem “oferece” a solução para tudo, que escolhi o Rui Pessanha de Sousa para meu personal trainer. Não será o mais popular do mundo nem aquele que tem a conta de Instagram mais bonita. Mas naquilo que realmente importa é muito talentoso. E isso é que interessa.

Sem comentários:

Enviar um comentário