10.7.19

queres sentir-te velho? o sony walkman faz 40 anos

Nasci em Maio de 1981. O primeiro Sony Walkman chegou ao marcado a 1 de Julho de 1979. Por isso posso dizer que faço parte da geração Walkman. Algo completamente obsoleto para os jovens de hoje em dia. Que nem lhe passa pela cabeça que era assim que se ouvia música na rua antigamente. Pois bem, no momento “queres sentir-te velho” do dia, recordo que esta preciosidade, alimentada por duas pilhas AA, acaba de festejar o 40º aniversário.

Recordo-me de ter alguns. Recordo-me dos headphones com esponjas laranja. Recordo-me de os meus pais correrem discotecas à procura de cassetes de artistas de que gostava. Recordo-me de gravar músicas que passavam na rádio, sempre com receio de que o locutor falasse ou que a rádio decidisse marcar a música com o nove da estação. Isto sem esquecer o rebobinar das cassetes com recurso a um lápis ou caneta.

E lembrei-de de tudo isto ao aperceber-me de que esta preciosidade está de parabéns. E pensar que era isto que os corredores, estudantes e pessoas que andavam de transportes queriam. Hoje em dia, qualquer leitor de mp3 cabe num pequeno bolso, sem que se dê por ele. Ainda assim, a versão original do Sony Walkman vendeu qualquer coisa como 200 milhões de unidades.

E foi considerado um dos gadgets mais influentes e importantes de todos os tempos. Uma distinção mais do que merecida. Com o futuro surgiram versões mais pequenas, à prova de água e até com leitor de CDs. Até que em 2010 dissemos adeus de vez ao Sony Walkman. Não acabo esta homenagem sem algumas curiosidades sobre este gadget.




1 – Foi inspirado por um co-fundador da Sony que queria ouvir ópera em voos de longo curso;

2 – A marca desejava que o Walkman compensasse o falhanço do Betamax (servia para gravações de vídeo caseiras);

3 – Estava destinado a adolescentes;

4 – Demorou a chegar aos mercados estrangeiros (esgotou muito depressa), o que fez com que fosse ainda mais desejado;

5 – Foi uma ajuda importante para que as cassetes batessem o vinil como o melhor formato de música vendido;

6 – Em 1990 já existiam 80 modelos de Walkman.

2 comentários:

  1. acho que li algures que para comemorar os 40 anos iam lançar um novo! tipo uma versão moderna do walkman mas assim com o mesmo formato!

    ResponderEliminar