11.7.19

7 razões para te renderes (e experimentares) ao hiit

Já tinha partilhado um texto no blogue em que assumia ser fã de HIIT. Algo que tem cada vez mais fãs e que pode ser traduzido por Treino Intervalado de Alta Intensidade. Que não é mais do que treinos curtos, mas explosivos. Ou seja, dás tudo em séries curtas com intensidade máxima e com curtos períodos de recuperação entre séries.

E posso dizer-te que existem estudos que revelam que este tipo de treinos permitem que alcances melhores resultados do que treinos muito mais longos, mas praticamente sem intensidade. Ou mesmo com alguma intensidade. Se estás à procura de um novo tipo de treino, fica a par de 7 motivos para experimentares HIIT.

1 – Extremamente eficaz
De acordo com os especialistas, o HIIT garante os mesmos resultados fisiológicos do que exercícios de longa-duração de cardio. Tudo num menor espaço de tempo.

2 – Excelente para queimar calorias
Queres queimar calorias? Queimar gordura requer oxigénio e quanto mais oxigénio entrar no teu corpo, mais gordura queimas. O Treino Intervalado de Alta Intensidade aumenta a necessidade corporal de oxigénio.

3 – Adeus gordura, olá músculo
Perdes gordura com o HITT, mas não os músculos. Aliás, este tipo de treino estimula a produção de hormonas que levam ao crescimento da massa muscular.

4 – A tua resistência irá melhorar
Como vais ao limite... irás aumentar a tua resistência. E o teu coração agradece. Um estudo recente revelou que após oito semanas de HIIT, os praticantes conseguiam andar o dobro da distância, mantendo o ritmo, anterior ao início do treino.

5 – O metabolismo irá agradecer
Como as células musculares vão acumular mais calorias do que as células de gordura, isto fará com que o metabolismo aumente. É bom para perder peso e para manter o corpo saudável.

6 – É bastante versátil
Não gostas de estar sempre a fazer a mesma coisa? Aqui corres, levantas pesos, remas, pedalas e por aí fora. Além disso, tens um vasto leque de exercícios que não necessitam de aparelhos ou pesos.

7 – Sais da tua zona de conforto
A ideia é que saias da tua zona de conforto. E isso acabará sempre por acontecer com o HIIT. Assim, irás derrubar a barreira que impede muitas pessoas de evoluírem nos treinos.

Nota: Gosto muito de HIIT. Mas sei que não é fácil no início do treino. As dores musculares vão estar presentes e vai custar a quem não está habituado. Por isso, se não fazes nada há muito tempo, ganha um pouco de resistência com outro tipo de treinos. E depois sim, entrega-te a esta maravilha que fará de ti uma pessoa melhor. E quando começares, não queiras tudo no primeiro treino. Evolui com calma e sem pressas.

Sem comentários:

Enviar um comentário