2.7.19

9 passos para dares início à reeducação aliementar

Reeducação alimentar ou dieta? Por norma as pessoas gostam de chamar dieta a tudo. Já eu prefiro reeducação alimentar. Pelo menos quando me refiro ao processo pelo qual passei. E defendo isto porque sinto que foi isso que fiz. Ou seja, reaprendi a comer de forma correcta. E não gosto de dizer que me submeti a uma dieta porque não cortei nada da minha alimentação. Simplesmente passei a ter opções mais saudáveis na maioria dos casos. E passei a fazer mais refeições do que fazia.

Já entrámos no Verão, aquela altura do ano em que as pessoas tendem a ter mais cuidados com tudo aquilo que se traduza num melhor corpo de praia. Ainda que muitas não percebam que esse trabalho demora muito mais do que acreditam. Mas isso seria tema para um outro texto. Prefiro antes partilhar algumas dicas que se traduzem naquilo que sempre defendi, e defendo, que é a reeducação alimentar. Até porque muitas dietas, sendo que isto também depende das pessoas, acabam por não ter grandes resultados assim que chegam ao fim.

1 - Fazer, no mínimo, 5 refeições por dia. Pequeno-almoço, almoço, jantar e 2 lanches entre as duas principais refeições do dia.

2 - Dar preferência aos alimentos naturais.

3 - Evitar refrigerantes e sumos industrializados. O mesmo se aplica a bolos, bolachas recheadas, sobremesas, doces e guloseimas.

4 - Retirar a gordura das carnes e a pele das aves antes da preparação das refeições faz com que estes alimentos sejam mais saudáveis.

5 - Estar atento aos rótulos dos alimentos de modo a escolher os mais saudáveis.

6 - Reduzir a quantidade de sal na comida e evitar alimentos alto teor de sal.

7 - Beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Preferencialmente entre as refeições.

8 - Praticar desporto pelo menos 30 minutos por dia. E até pode ser uma caminhada.

9 - Evitar bebidas alcoólicas (e tabaco).

Em nenhum momento destes nove pontos escrevi as palavras "cortar radicalmente com". É por isso que prefiro a reeducação alimentar às dietas. O primeiro ponto é meio caminho andado para que as pessoas mudem de vida. Especialmente se optarem por opções saudáveis em todos os momentos. Só isso já faz uma grande diferença. De resto, se apetece algo, deve comer-se e saciar o desejo. Não se deve é fazer disso um hábito diário.

2 comentários:

  1. Adicionava 'Controlar porções'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto. Que pode ser feito, por exemplo, comendo num prato mais pequeno.

      Eliminar