2.5.12

pingo doce, o day after!

Não podia passar ao lado do tema Pingo Doce. Em primeiro lugar, devo pertencer ao reduzido número de pessoas que não passou o feriado fechado numa das lojas da marca. Não sou fã deste tipo de iniciativas. E o que me leva a não participar nas mesmas é o facto de acabar por comprar produtos que não me fazem falta nenhuma. Além disso, nestas mega promoções, os supermercados aproveitam para se verem livres dos produtos que não conseguem vender, escoando também aqueles que se aproximam da data de validade permitida para que estejam em exposição nas prateleiras.

Mesmo assim, não condeno minimamente quem participa nestas acções. Certamente que existem pessoas que pouparam dinheiro, sobretudo numa fase complicada a nível financeiro.

Quanto à estratégia do Pingo Doce, só posso dar os parabéns à Jerónimo Martins. Venderam imensos produtos, facturaram milhões de euros e derrotaram a concorrência. Além disso, foram a principal notícia no Dia do Trabalhador quando muitos esperavam que só se falasse de manifestações. E aposto que até gostaram do caos, que acaba por dar um eco ainda maior à iniciativa. Sem o caos, será que esta medida seria notícia? Acredito que não pois o Continente, o Jumbo e muitas outras marcas como é o caso da Fnac, têm iniciativas ligeiramente semelhantes e nunca são referidas nas televisões, rádios ou imprensa escrita. Porquê? Porque ninguém se “esfola” em busca do último artigo.

Já passei por um Pingo Doce e não pude deixar de sorrir ao olhar para o cenário de guerra que se verifica. A diferença é que as balas e misseis deram lugar a iogurtes e pacotes de bolachas, que são recolhidos pelos empregados que se lamentam, em conversas bem audíveis, da hora tardia que saíram, ontem, do trabalho.

4 comentários:

  1. O factor surpresa funcionou na perfeição, assim como o passa a palavra. Quem é que sabia dos 50% de desconto?!?
    E hoje não se fala de outra coisa... Marketing puro e duro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo em tudo! Realmente ninguém sabia de nada! É o marketing no seu estado mais puro!

      Eliminar
  2. Eu acho que o PD fez uma excelente campanha de marketing, não se fala de outra coisa.

    Eu conheço uma rapariga a quem deram 10euros pelo carrinho das compras (vazio claro) e outra levou com um bacalhau na cara, teve que ir parar ao hospital.

    Onde é que vamos parar assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Cláudia. A campanha foi excelente!

      Quanto ao resto, acho que é o desespero das pessoas, infelizmente.

      Eliminar