11.5.12

amizade? o que é isso?

Acho que há uma tendência crescente para ver a amizade como um meio para atingir um fim. Infelizmente isto é a realidade, pelo menos para mim, ao analisar o comportamento de algumas pessoas. A amizade é um dos sentimentos que mais respeito. Quando gosto de um amigo, faço tudo por ele. Acredito no que me diz sem hesitar. Enalteço as suas qualidades e tendo a ver de forma desfocada aquilo que podia ser melhorado. Nos últimos tempos, têm sido estas pessoas que me têm dado as maiores facadas. Pior, ataques pelas costas e de forma cobarde! Será que sou facilmente atacado por estas pessoas por não existirem defesas que me levem a suspeitar das suas intenções? Não sei. Mas a verdade é que existem cada vez mais desilusões ao meu redor. Isto leva-me a questionar: amizade? O que é isso?

20 comentários:

  1. Nunca tinha pensado no facto de quando somos "apunhalados" puder ser porque não termos cultivado as tais defesas que nos levassem a suspeitar de algo.
    Para mim os meus amigos, amigos, são também pessoas a quem não cobro nada e, por isso, sei que talvez também não estou preparada para se algum dia, algum deles decidir dar uma punhalada.
    Muitas vezes, penso que exigimos demais das pessoas e, daí, às vezes não estarem à altura, mas isso não indica que não gostem mais ou menos de nós. Não sei sequer qual foi o caso e, muito menos se me estou a fazer entender.
    Para mim a amizade é dar muito espaço ao outro, é saber que quando precisa me procura, mas, essencialmente também me dá espaço a mim. Já tive amizades possessivas que acabaram por não ir a mais lado nenhum.
    E já estou é a divagar, como sempre.
    Só desejo que as coisas melhorem, que tenha sido um mal entendido e, senão, muita força! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que queres dizer e acho que tens razão na noção que contas do que deve ser a amizade. O caso que me levou a escrever é feio demais para ser revelado e a pessoa não merece tal coisa. De resto, o que nada me acrescenta, não me faz falta. É assim que penso nas coisas. Obrigado

      Eliminar
  2. Já levei tantas facadas de amigos que às vezes pensava se não era eu que estava errada... Mas agora é que vejo que me meti com as pessoas erradas. Uma pessoa fica em baixo mas o afastamento total é o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E certamente que foste avisada de que isso podia acontecer. Mas também ignoraste esses avisos. Certo?

      Eliminar
  3. Já disseste tudo nesta frase: "Será que sou facilmente atacado por estas pessoas por não existirem defesas que me levem a suspeitar das suas intenções?" É simples, tu estás a ser amigo, os outros nem por isso! Mas custa, claro que custa...mas também se aprende sempre alguma coisa com isso! garanto-te ;)
    Já passei pelo mesmo e categorizei essa fase como: grande pontaria de merda que tenho! E desde aí tenho tido mais olho p'ra coisa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Vivendo e aprendendo é um bom lema.

      Eliminar
  4. Quando somos amigos de alguém e lhe atribuímos esse estatuto, não ficamos de braços cruzados à espera que de lá venha uma grande e afiada faca que nos fere, lá está, porque provavelmente estávamos em patamares diferentes. Já passei por isso, de uma forma geral, passamos todos. Quer-me parecer que nunca aprendemos totalmente... Cada caso é um caso. Quem é amigo não generaliza, digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que cada caso é um caso. Há coisas que são minimas e perdoadas na hora. Outras graves que nos levam a cortar relações com alguém. Mas o pior é constatar que existem pessoas que usam a amizade como um meio para atingir um fim. Isso é que é realmente triste.

      Eliminar
    2. É exactamente isso. Não desvalorizo essas situações, aliás, já cortei relação com alguém por uma situação semelhante. É triste e espelha a desonestidade.

      Eliminar
    3. Onde é que coloco a minha assinatura?

      Eliminar
  5. Sinto o mesmo!
    Quando sou amiga sou amiga! dou-me completamente sem exitar!
    Infelizmente ainda há bem pouco tempo tive uma situação destas que me deixou bastante perturbada.....resultado??? casa assaltada...............

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim é que deve ser a amizade. Esse caso é muito grave!!! Espero que tenhas resolvido tudo.

      Eliminar
    2. hesitar...........OH MEU DEUS ERRO GRAVISSIMO!!!
      uma pessoa anda toda baralhada com estes acordos ortograficos!!!
      Ficou resolvido....há coisas que depois de quebradas não há cola nem fita cola que as segure...assim é a confiança!

      Eliminar
    3. o acordo é maroto!!! São feridas que se abrem e que dificilmente fecham! Ainda bem que tudo se resolveu.

      Eliminar
    4. ;)
      A resolução foi infelizmente/felizmente o fim de uma....para mim...irmandade!
      Aceitar e libertar....para não ocupar demasiado espaço na nossa vida

      Eliminar
    5. problema resolvido. Isso é que é importante.

      Eliminar
  6. É triste mas verdade, as piores desilusões e traições, vêm sempre dos que nos estão mais próximos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o motivo disso é a ausência de barreiras porque estamos relaxados e descansados, pensando que nunca nos vão magoar.

      Eliminar
  7. É verdade... o melhor é "apostar" nos que realmente se mostram nossos amigos, ou seja, os que estão e estiveram nos momentos bons e menos bons. Aquele(s)que nos apoia(m) em todos os momentos... Os AMIGOS não servem apenas para mostrar os dentes!!! São poucos os que considero de amigos, mas os poucos são muito bons! Por vezes apanho umas surpresas, mas é bom que assim seja, para que possa ver quem realmente posso confiar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que digo que tenho muitos conhecidos mas poucos amigos.

      Eliminar