19.5.12

its a hard dogs life

Adoro animais. Sou aquilo a que se pode chamar dogs person. Não consigo ficar indiferente a cada cão que se cruza comigo mas, ontem foi especial. Quando regressava do almoço, vi um cão assustado à beira da estrada. Não resisti e assobiei para me meter com ele. O cão veio logo a correr para mim. Fiz-lhe uma festinha e comecei a andar para o edifício onde trabalho. Sem que nada o fizesse prever, o cão veio atrás de mim como se fosse o seu dono. Foi então que percebi que era cego.

Fiquei sensibilizado e tentei dar-lhe água. Ele não quis e também não quis comer. Fui trabalhar mas não consegui deixar de pensar no pobre animal. Quando saí do trabalho não resisti a procurar pelo cão. Uma sensação levou-me a escolher um caminho e foi aí que rapidamente o encontrei. Ainda não tinha saído do carro e já ele me esperava.

Não o consegui largar! Liguei a uma colega minha que me veio ajudar. Chamadas para aqui, mensagens para ali mas ninguém conseguia ficar com o cão até segunda. Eu não o podia levar comigo pois a viagem era grande e tinha receio de que se assustasse fechado no carro. Quando estava a ficar desesperado e a ponderar leva-lo comigo eis que surge um carro. Era uma senhora do meu local de trabalho que vinha com uma amiga à procura do cão. Também tinha ficado sensibilizada e encantada com o animal.

Mais uns telefonemas e lá se encontrou um hotel para acolher o cão até segunda, dia em que deverá ser transportado para uma fundação. Quando o vi partir, todo contente, o meu coração encheu-se de alegria. Espero voltar a estar com ele. Ainda bem que existem pessoas assim, que se preocupam. Foi o último pensamento que tive enquanto o carro ia embora.


Enviado do meu BlackBerry® da tmn

27 comentários:

  1. os animais merecem-me todo o respeito e quando vivia no Porto, eu sofria horrores quando via cães de olhar perdido. és sensível, parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Apaixonei-me por aquele cãozinho que não consegui abandonar.

      Eliminar
  2. Desde que tenho um cão que comecei a ver estes "seres humanos" de forma diferente.
    é inexplicável a forma e o cariho que tenho por ele e ele por mim...
    Este fim-de-semana não estou em casa e já estou a pensar nele, porque ele não vai ter a liberdade que lhe dou, a brincadeira... E esta semana tive uma "cena" engraçada com ele. Fui com amigos a uma praia fluvial e levei-o. Ficou encantado. Quando fui tomar banho ladrava, ladrava e não deixava ninguém sossegado... Tive que o ir buscar e ele a nadar desesperadamente para vir ter comigo e arranhou-me toda! :) Agarrei-o ao colo, como um bebé e ele tremia com medo...

    Adoro animais! E também já tive um gato que achei quando era muito pequenino cheio de fome... Recordo-me de levá-lo para casa, dei comida e a barriga dele até inchou! :) Infelizmente, desapareceu-me... Ainda hoje sinto falta dele!! Agora tenho uma gata que só se dá comigo.. Ok, ok eu sei que um um doce... Ehhehhee....

    Um animal é uma óptima companhia! Melhor que muitos seres humanos!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive um cão durante muitos anos que infelizmente faleceu sem aviso :( Os momentos passados com os animais são sempre mágicos. Quem nunca teve um animal de estimação não sabe o que perde!

      E costumo dizer que quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais :)

      Eliminar
    2. Também costumo mencionar o mesmo! ;)

      Eliminar
  3. eu j n conseguia deixa-lo ir. tenho um coração de manteiga o que é que se vai fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não costumo ficar indiferente mas desta vez foi especial. Pela simplicidade do animal e pela alegria com que me seguiu, não me abandonou e nunca me mostrou os dentes ou revelou receio ao meu lado.

      Eliminar
  4. Eu só consegui sair de perto dele quando soube que ficava bem entregue. Já me informei a epós o susto inicial, o cão já se alimenta bem. Resta descobrir se a cegueira é definitiva ou provocada por doença. Espero que seja a segunda hipótese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser muito directa no que penso o que vão fazer ao animal... Vão dar uma injecção (nas melhores das hipóteses).
      Desculpa a crueldade. :(

      Eliminar
    2. Espero que não. Ele não está num canil mas num hotel que também tem uma área de animais abandonados. O abate não é uma opção!

      Eliminar
    3. Espero que sim!! Vai é buscá-lo para te fazer companhia! :)

      Eliminar
  5. E o alívio é tão grd que até parecemos mais leves............

    ResponderEliminar
  6. Conheci hoje este blogue. Apaixonei-me por ele. Mas deixe-me que lhe diga: tente no meio dos seus amigos, arranjar quem queira ficar com o cão. Mesmo que não o abatam (o que vai ser difícil de não acontecer) nunca um animal será feliz numa instituição. Quem lá trabalha por muito que queira não consegue dar o mesmo que dá uma família. Nunca é a mesma coisa. Presumo que não tenha condições para ficar com ele, senão era o que fazia, de certeza. Mas pode conseguir quem esteja disposto a ficar com ele. Se conseguir uma foto dele e partilhar no FB por exemplo, se espalhar no café ao lado, no trabalho, etc. Ainda há muita gente como nós, que ama os animais.

    Se não fica com o cão por causa de períodos de férias, etc, eu responsabilizo-me a ficar com ele nessas alturas; sou é de longe, mas algo se arranjava. Não acredito em impossibilidades! :)

    Mais uma vez, parabéns por este blogue e, sobretudo, obrigada por ser assim. Faz-me ter mais esperança nas pessoas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, obrigado pelas tuas palavras. Quero que me trates por tu! Espero que fiques por aqui e quero que saibas que sou apenas uma pessoa normal e igual a todas as que por aqui passam.

      Quanto ao cão. A minha ideia é que alguem fique com ela. Esta opção temporária serviu para o tirar das ruas onde deveria durar pouco tempo e para lhe dar um banho. Segue-se a ida ao veterinário para depois se tentar a adopção. Eu adorava imenso ficar com ele e essa hipótese não está excluída de todo. Obrigado pela tua ajuda e disponibilidade!

      Com tantas mensagens de apoio, sinto que tenho que colocar uma foto do cão por aqui :)

      Obrigado

      Eliminar
  7. Ainda bem que ainda há pessoas que se importam com os animais, o importar-se, o preocuparmos-nos é o que nos faz seres humanos de verdade, é o que nos diz que ainda há esperança...

    queriadeti.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz o que acho que cada um de nós deveria fazer sempre que pode. Incomoda-me que se trate mal os animais só por tratar :(

      Eliminar
  8. Gosto muito de animais, mas neste caso nunca faria o que fizeste, a minha reacção seria fugir a sete pés e ver se ele não vinha atrás de mim, isto porque tenho medo de cães!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se este tivesse estado a teu lado, não ias querer sair de perto dele :)

      Eliminar
  9. Foi um gesto muito bonito, é bom ver que há pessoas que não conseguem ficar indiferentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras :) Acredito que também sejas assim.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigado! Não fiz nada que não fizesses :)

      Eliminar
    2. Isso também é verdade. :) Uma vez parei o eixo Norte-Sul por causa de um cão que andava por lá desvairado em risco de lhe passarem por cima. Ainda hoje não sei como foi possível, mas foi. :)

      Eliminar
  11. Bem jogado! :-)
    Parabéns pela atitude e querer!

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que há mais machos sensíveis! :)
    Esta tua história tocou-me! Eu também fico super sensibilizado com animais abandonados ou a sofrer...
    Tiveste uma atitude muito digna! De um verdadeiro Macho Sensível! :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras :) A expressão machos sensíveis é muito boa! A verdade é que não consegui ficar indiferente ao pobre animal e tenho pensado bastante nele desde esse dia.

      Abraço

      Eliminar