17.5.12

facebook, o tribunal das amizades

Sou fã das novas tecnologias, das redes sociais e por aí adiante. Mas faço parte do grupo de pessoas que ainda conseguem separar o real do virtual, algo que começa a ser uma raridade. Ouço com frequência frases como “não és meu amigo porque não me adicionaste no facebook”. Isto é preocupante! Também já ouvi o inverso. “Se me apagaste é porque não tenho importância na tua vida”. Pior ainda. Pessoas que se lamentam das fotos que outras escolhem para ilustrar o perfil. Pensava que o facebook era apenas e só uma rede social. Será que estou errado?

21 comentários:

  1. o facebook veio revolucionar o mundo e as relações entre pessoas. por isso tomei a decisão de não fazer uso pessoal, ie, não coloco fotos. não uso o chat. não digo o que ando a fazer.. acho que ta tudo maluquinho sinceramente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Revolucionou mesmo. Eu uso o meu com bastante frequência mas aquilo não é a minha vida real. Não defino as minhas amizades com base numa rede social. Deve ser isso... está tudo louco!

      Eliminar
  2. eu REENCONTREI amigos que não via há muito, acho que tem essa virtude, manter em contacto pessoas que não se vêm frequentemente.
    Pessoalmente eu estou um pouco "farta"..... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma das grandes vantagens do facebook. Já encontrei amigos que vivem fora de Portugal e isso é muito bom.

      Eliminar
  3. eu acho que tem a vantagem de se poder reencontrar pessoas que já não víamos à muito tempo ou que estão longe... e isso sim, é bom! mas levar o facebook como a coisa mais importante da vida, é demais! não compreendo também!

    ResponderEliminar
  4. É como tudo na vida: tem vantagens e tem desvantagens...
    Por acaso vou lá quase todos os dias, menos ao fim de semana, mas também opto por não divulgar muito da minha vida e não utilizo aplicações, jogos e afins...

    Gostei do blog, achei muito interessante e vou passar a seguir :)

    queriadeti.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Tudo na vida tem vantagens e desvantagens. Eu também não sou fã das aplicações e afins.

      Obrigado pelas tuas palavras. É bom que aqui estejas :)

      Eliminar
  5. Será que eu sou a única ave rara que não tem (e não quer ter) facebook?


    Cisca
    istoaquiloeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que és das poucas pessoas que conheço que não tem facebook. E acredita que não te censuro por isso. Pelo contrário.

      Eliminar
  6. sinais dos nossos tempos :)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Bem, não quero dar numa de filósofo que vem "mandar-bitaites-de-cóltura". Nããã... mas é que tocas em temas mais interessantes e profundos do possa parecer. E daqueles que eu gosto.

    Tenho um "pequeno" fascínio pelo ser humano... e não é de agora. Quando era criança um dos meus sonhos era conhecer todas as pessoas do mundo. E em 32 anos, já dei tantas voltas na vida que acabei por conhecer (até com amizades fortes), pessoas tão diferentes que me ensinam bastante. As pessoas espantam-se com os meus cerca de 1600 "amigas(os) facebooquianas(os)" e, atrevo-me a dizer, há uma ligação com cada um(a). Ou seja, não colecciono "amigos" porque sim... afinal, o ser humano é alguém e não algo. ;)

    Eu acho piada ao facebook, ao (re)encontros que por lá se fazem, às (in)dependências que se geram, ao que se vai partilhando. Parece-me que o jogo de liberdade (para quem publica e quem vê) é perceber que um perfil não é a pessoa... e quando absolutizamos realidades, como tão bem exemplificas, sim há loucura e não da sadia.

    (Desculpa se me alongo muito nos comentários!)
    Um abraço!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela introdução.

      Esse sonho de criança é fantástico! Um dos melhores sonhos de criança que já ouvi.

      O que dizes não tem qualquer problema. O que contas é simpático e bom. O problema é se alguém chegar ao pé de ti e questionar a tua amizade porque não consta no teu facebook. Isso é que seria problemático.

      Não tens que pedir desculpa pois aprecio bastante os comentários que me fazem. E serem longos não é problema nenhum. Pelo contrário!

      Abraço

      Eliminar
    2. ADOREI esse sonho de criança de conhecer todas as pessoas do mundo! Que coisa mais fofa!

      Cisca
      istoaquiloeoutrascoisas.blogspot.com

      Eliminar
  8. Sou adepta das novas tecnologias e do facebook. Como mencionado em comentários anteriores serve para reencontro de colegas, amigos o que acho bastante interessante. Posso mencionar que reencontrei um vizinho meu que não via há 20 anos da forma mais gira! :)

    Vou mencionar para que tenho o meu facebook: primeiro porque descarrego as principais noticias de jornais (depois sigo para o link dom jornal e leio o que pretendo), revistas que gosto, empresas que me interessam ligadas à área de comunicação, interesses sociais,(...). Muito mais fácil do que andar de página em página da web a ler notícias. E, um factor extremamente importante para mim, que sou da área da comunicação, marketing, interesse na área das telecomunicações: estar ligada a pessoas do meio no qual escrevem e postam nas suas páginas tudo relacionado com a área que pretendo e gosto.

    E outro ponto muito importante: as empresas (temporárias ou não) publicam ofertas de emprego. E quando se está desempregado, vale tudo. Muitos "amigos" que tenho são empresas... Já várias vezes através de anúncios que vejo a "descarregarem" no facebook. :)

    De resto, tenho algumas fotos, posto algumas frases engraçadas e o que me interessa na área de comunicação, marketing, estudos, tecnologia.

    Neste momento estou a organizar o meu perfil profissional e colocar para abrir ao público pela situação que estou... Aliás, no meu cv já tenho o facebook mencionado e o skype, para quando existem entrevistas à distância. E, não sei se tem reparado, mas as empresas cada vez mais vão ao facebook das pessoas (cuidado com as privacidades) para ver o que o futuro candidato costuma postar. Podem pesquisar no google porque já existem imensos artigos sobre recrutamento e cuidados a ter no facebook(erros a evitar).

    O facebook para mim não é para brincadeira. Mas não vivo sem ele. É nos "descarregamentos", nos "amigos/empresas" que me vou mantendo ao "corrente de muitas situações e vou estando actualizada.

    O meu facebook serve para esta situação. Para falar, só com uma amiga ou duas. E cuidado com as conversas no facebook. A privacidade é zero... E não comento mais. :D

    (Peço desculpa se o texto for com erros é que estou cheia de sono)

    E Parabéns pelo blogue. Gosto muito. Simples e eficaz. :)

    ResponderEliminar
  9. Olá G.

    Estás certa é tudo o que dizes. É tudo válido e muito certo.
    O fb pode realmente ser utilizado para muitos assuntos positivos. O que eu não entendo é que as pessoas misturem o virtual com o real.

    Obrigado por escreveres, mesmo cheia de sono :)

    Obrigado ainda pelas palavras e espero que fiques por cá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ando por cá há tempo. Nunca comentei, apenas... hehhehe. ;)

      Eliminar
    2. Obrigado por teres passado a comentar. É sempre bom ler :)

      Eliminar
  10. Tal como na vida real, deve ser um sítio onde não se fazem "fretes"!

    ResponderEliminar