7.3.14

a minha relação com as fotos

Quando era puto não ligava muito a fotos. Ou melhor, não me incomodava muito com a ida ao estúdio nos momentos habituais para ouvir o mítico “olhó passarinho.” No Carnaval e na altura das matrículas, apenas para dar dois exemplos, lá ia eu tirar fotos. Além disso, os meus pais gostavam (e ainda gostam) de andar com uma máquina fotográfica para eternizar alguns momentos da família. E ainda bem que assim é, pois as fotografias continuam a ser a melhor forma de recordar o passado.

Por outro lado, quando era puto, adorava “roubar” a máquina ao meu pai e ser o fotógrafo da família. Sendo que, quando era mais novo, ainda reinava a era do rolo fotográfico. Ou seja, o resultado da fotografia só era conhecido no momento da revelação. Nessa altura, todos se riam pois as minhas fotos eram as que estavam sempre tortas. Em muitos casos, cortava partes do corpo dos meus pais e da minha irmã. O que fazia com que a máquina estivesse cada vez menos tempo nas minhas mãos.

Com o passar dos tempos, passei a ter uma relação diferente com as fotografias. Gosto de tirar fotografias no sentido de eternizar os momentos, gosto de fotografar outras pessoas mas detesto posar para uma fotografia. Além disso, na grande maioria dos casos detesto ver-me nas imagens captadas. Pode ser uma fotografia com dez pessoas em que eu estou em pose e os outros nove estão todos tortos, com os cabelos em pé, a olhar para o lado e por aí fora. Aos meus olhos, sou o único que estou mal. De resto, estão todos bem. Como se isto não bastasse, encontro logo 23122312 defeitos em mim.

Isto faz com que raramente goste de uma fotografia. Acho até que não existe um meio termo. De um lado, na sua maioria, as fotos que detesto. Do outro, num número reduzido, as fotos que adoro. Neste pequeno grupo estão poucas fotografias em pose. É verdade que existem algumas de que gosto mas, por norma, gosto de fotografias em que não sei que estou a ser fotografado. Como acontece com esta, uma das minhas favoritas. Para mim, esta foto é perfeita. Estou com um grande amigo. Praticamente não está mais ninguém na imagem. Estamos a conversar e não sabemos que fomos fotografados. Já tem algum tempo mas continua a ser das minhas preferidas.

20 comentários:

  1. não se vê o rosto, é certo, mas olha que a foto está altamente gira. acredita que se tivesses um problema de pele como eu tenho, seria bem pior. se estou mais gordinha (como é o caso) escondo-me atrás de alguém, agora na cara, quando estou com uma crise, não dá como esconder. fica muito mal. nem calculas. por isso tambem perdi o gosto por fotografias. nesta estas bastante bem. beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não te escondas. Não vale a pena! Não deixes esse gosto ir embora. Obrigado!

      beijos

      Eliminar
  2. A primeira parte do último paragrafo escreveste a pensar em mim!Não?! É que é tal e qual...em casa já não tenho crédito nenhum...ninguém aceita a minha opinião sobre as minhas fotos.
    Já agora que pensamos o mesmo, aproveito para saber a tua opinião: Porque será que exatamente aquelas com que não estamos a contar são as mais engraçadas?

    Jinhoooooosssss Bruninho e um fim de semana carregadinho de sol:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que envolva naturalidade corre quase sempre bem. Por isso é que essas fotos costumam resultar muito bem.

      Beijos e uma semana cheia de sol :)

      Eliminar
  3. De certeza que não foi o teu "eu" mais novo que tirou a foto? é que está toda cortada... eheheh
    Nice style! :)

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ser fotografada ainda antes de ter nascido, eu sou muito auto-critica - tal como tu, todos ficam bem, excepto eu! :-) E estou sempre contra a corrente: quando os outros acham que eu estou bem, eu acho que estou mal; quando os outros acham que eu estou mal, eu acho que estou bem... Enfim...

    ResponderEliminar
  5. Fui muito assim até conhecer aquele que é meu marido e ele me começar a fotografar. Não passei propriamente a ser fotogénica, mas agora sorrio normalmente para a máquina (mesmo que não seja ele o fotógrafo de serviço), em vez de fazer a cara que antes fazia (de parva, quando queria o efeito contrário)! E a percentagem de fotografias em que fico bem aumentou imenso...

    ResponderEliminar
  6. Faço minhas as tuas palavras em tudo o que escreveste a partir do 3º parágrafo.
    Gostei da foto.
    És um jovem elegante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma relação muito difícil com fotos :P odeio ser fotografado. Na maioria das vezes, só me deixo ser fotografado quando já estou um bocado "alegre" xD porque regra geral, fujo às fotos. Mas gosto de fotografar :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo contigo! Para mim as melhores fotografias são as espontâneas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo! Para mim as melhores fotografias são as espontâneas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar