20.3.14

solução no fundo da garrafa

Ontem quis deixar o blogue apenas para o meu pai. Foi uma prenda que lhe quis dar. Presente que esteve quase a ser quebrado quando soube que ontem era igualmente Dia dos Alcoólicos Anónimos. Sobretudo quando soube que o consumo excessivo de álcool, em pessoas com mais de quarenta anos, está a aumentar. Começando também cada vez mais cedo o consumo.

Confesso que já bebi mais do que devia em algumas ocasiões. Não porque tentasse esquecer problemas. Mas em ambiente de festa e convívio de amigos. Este comportamento levou amigos a terem que me aturar, tal como já aturei uns quantos noutras ocasiões. Mas, ao longo dos tempos, este comportamento levou-me a mudar algumas coisas na minha relação com o álcool. Isto, para dizer que a minha relação com o consumo de bebidas foi sempre no registo de animação e de uma forma controlada.

Felizmente, não tenho casos próximos de alcoolismo. Não sei o que é ligarem-me para ir buscar alguém a algum sítio porque está caído num bar ou a arranjar confusão. Mas, já vi amigos beberem porque estão descontentes com algo. Inicia-se com uma cerveja. Mais outra. Mais umas quantas. Depois é o vinho e por fim uns quantos whiskies. E durante aquele percurso, e nas horas que se seguem, são extremamente felizes. Acredito que têm a noção que vão entrar numa realidade momentânea que não existe. Mas esquecem os problemas da vida durante algumas horas.

Pegando neste comportamento ocasional que observo em alguns amigos, acrescentando-lhe a crise que vivemos, o desemprego e muitas outras coisas, não me surpreende que o consumo de álcool seja maior em pessoas com mais de quarenta anos. Bebe-se um copo para aliviar. Mais outro. E sem se dar por isso já foram muitos. E sem se dar por isso, acredito eu, torna-se um ritual. Quer seja porque não há emprego ou porque tantos outros problemas aparentam não ter solução.

Aquilo que me choca é ver jovens, que ainda mal entraram na fase das borbulhas, podres de bêbados nas ruas. A ostentar a garrafa como se fosse o maior troféu que têm para exibir. Não sei o que leva crianças, que é o que ainda são, a entrarem no mundo do álcool desta forma. Andam todos tortos, às vezes vão perdendo sapatos e outras peças de roupa pelo caminho, sem terem a noção do que estão a fazer. Numa mão, a garrafa. Na outra, um cigarro ou uma ganza. E assim se sentem os maiores do mundo. Eu, que bebo os meus copos em ambiente de festa, não sei o que isto é. Não compreendo figuras destas. Que eram uma raridade quando tinha a idade deles, mesmo naquelas pessoas que mais bebiam.

Quando vejo aqueles miúdos, a minha reacção é sempre tentar imaginar como vão estar daqui a cinco ou dez anos. Será um comportamento passageiro e fartam-se depressa? Ou será a porta de entrada num mundo de excessos que faz com que se desperdice uma parte importante da vida, colocando em risco o futuro? Depois, penso também nos pais daqueles miúdos. Será que se importam com aquilo que eles fazem ou estão-se nas tintas desde que não aborreçam em casa?

8 comentários:

  1. Há de tudo um pouco...agora que claramente nos dias de hoje há um exagero no consumo do alcóol há. e não só em termos das quantidades mas também em se começar mais cedo em termos de idade. É como se só serás "cool" se seguires este tipo de ritual..ainda no outro dia (e dificilmente esquecerei esta imagem deprimente) vi uma miúda que deveria ter os seus 13/14 anos completamente alccolizada e a ser amparada/arrastada de cada lado por um rapaz...santos e as famosas noites de 5.ª feira :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste. Bebam um copo ou dois. Têm muito tempo pela frente para os "abusos". No meu tempo não se viam coisas dessas.

      Eliminar
  2. Eu e tu somos da mesma geração e também não me lembro de ver essas coisas... Parece-me que está tudo em forma exageradamente aumentada. No meu tempo (nem acredito que disse isto!) beber um copo a mais e/ou andar à noite na rua em grupos a fazer barulho, era ser rebelde, mas hoje em dia é corriqueiro, são todos os dias e são todos os miúdos. Ah e tinha mais de 16/18 anos, hoje vejo mais é miúdos de 12/13 anos... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Aquilo que na minha altura era uma grande loucura, nos dias que correm é algo banal para um puto de onze anos.

      Eliminar
  3. Excelente post!
    Tenho a mesma opinião que tu, faz-me imensa confusão os jovens que bebem só porque sim.
    Já os mais velhos, sabe-s lá a vida deles e lamento, prqu é desolador.
    Nunca me embebedei, o pouco que bebo sei até onde posso ir e por vezes, com esse pouco, rio-me demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver miúdos muito novos aos caídos é algo que me faz mesmo muita confusão.

      Eliminar
  4. Sempre gostei de beber socialmente, ou como tu descreves em ambiente de festa e diversão. Mas confesso que tive fases em que bebia precisamente para esquecer problemas. Ia sair à noite e bebia mais do que devia para me abstrair do que me preocupava. Não me orgulho de alguns comportamentos que já tive, mas também não me arrependo: já aprendi grandes lições ao longo da vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é mesmo que tenhas aprendido. E percebo-te muito bem.

      Eliminar