8.7.13

vinte minutos chegam

Somos um dos poucos países do mundo que tem três jornais diários desportivos. Por exemplo, em Inglaterra (um dos melhores campeonatos do mundo) não existe nenhum. Mas, as curiosidades sobre comunicação não ficam por aqui. Isto porque temos noticiários excessivamente longos. Vinte ou trinta minutos são o tempo ideal para um serviço noticioso. Não é uma opinião minha. Existem estudos que o comprovam. Porém, em Portugal, os telejornais arrastam-se muito mais tempo do que isso.

Isto faz com que existam muitas notícias que de interessante ou lógico têm muito pouco. Ao longo dos últimos dias vi notícias que davam conta de que com o calor vão mais pessoas para as praias e também para as esplanadas. Isto é o mesmo que dizer que quando chove existem mais pessoas a usar chapéu de chuva ou que quando as temperaturas estão muito baixas as pessoas têm tendência para se aquecer. Isto é apenas encher chouriços.


Além disso, repetem-se notícias que já deram nos cinco serviços noticiosos anteriores. Infelizmente, são as audiências que mandam e ditam regras. No meu caso, isto afasta-me das notícias. Prefiro saber o que se passa em Portugal e no mundo num dos canais informativos ou mesmo online.

22 comentários:

  1. Tocaste num assunto que, ontem, ao almoço, foi tema de conversa: então os entrevistados nas praias ficam espantados com tamanha enchente das mesmas??!!?? LOOOLL

    Sem dúvida: 20 minutos seriam suficientes para um serviço de noticias de excelência...mas por aqui gosta-se muito de "encher chouriços".

    ResponderEliminar
  2. Por acaso já reparei nisso. Muitas vezes até repetem notícias (?) que já deram no dia anterior e que chega a aborrecer sempre as mesmas imagens.

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Para além de repetirem reportagens muitas notícias, como bem exemplificaste, nem notícias são. :s
    www.letirose.com

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade! E muitas vezes dão mais ênfase a notícias sem interesse (como um casamente de um "famoso") do que a notícias verdadeiramente chocantes, como guerras.... enfim...

    ResponderEliminar
  5. Os blocos noticiosos em Portugal são enfadonhos. Não há paciência!

    ResponderEliminar
  6. É que já nem perco tempo com a televisão portuguesa :) agora é tudo online!

    ResponderEliminar
  7. É verdade, tem mesmo demasiada palha. Familiares do estrangeiro falam-me sempre nessa diferença, não compreendem como o nosso telejornal dura tanto tempo. Mas gosto de um pormenor, que está é demasiado perdido no meio da palha, que é o facto de termos algumas noticias de simples curiosidade mas que me agradam, nomeadamente as positivas (porque já se sabe que é sempre as desgraças que ganham pontos). De vez em quando gosto de saber que o Sr. Manel do bairro X tem um café em que se canta o fado até às 5h da manhã... pode não ser muito interessante, mas gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito disso que dizes. Mas procuro essa notícias e espero encontra-las em espaços próprios. Não sei se me estou a fazer perceber.

      Eliminar
    2. Talvez não tenha sido o melhor exemplo, mas não procuramos curiosidades das quais não estejamos por dentro do assunto para as poder procurar (descobertas científicas das mais diversas áreas etc). Mas admito que o telejornal não seja o espaço indicado...e daí o noticiário rápido da meia noite na tvcabo seja por aqui a maior parte das vezes a opção.

      Eliminar
  8. Ver o telejornal, lá em casa, só gravado... que é para dar para passar a palha à frente...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Noticiarios portugueses? Já me deixei disso, encher choriço nao é comigo valha-me deus. Ainda para mais pq falam sempre mas sempre na CRISE...ate mete nojo!

    ResponderEliminar
  10. Por isso não vejo telejornais. Prefiro ler jornal ou notícias na internet.
    15-20 minutos dava perfeitamente, mas deveriam seguir um alinhamento melhor e dar mais importância às notícias internacionais. Os telejornais estão cheios de reportagens para passar tempo e que muitas vezes nem são notícia.

    ResponderEliminar
  11. Concordo plenamente. Normalmente procuro saber as notícias na net para evitar as horas de notícias na tv.
    beijinho

    ResponderEliminar