19.7.13

adeus

Adeus é provavelmente a palavra que mais odeio e uma daquelas que menos uso na minha vida. De acordo com a minha maneira de ser é fria demais para ser usada numa despedida entre duas pessoas que têm uma ligação que vai para lá do normal. Como tal, mais facilmente digo até já e até logo. Mesmo que esteja a falar com pessoas que sei que não voltarei a ver num futuro próximo.

Se digo adeus a alguém que me é especial é pelo simples facto de que estou zangado com essa pessoa. Há quem chame nomes. Ou ofenda. Eu uso o adeus como defesa e também como arma de arremesso. Discreta mas eficaz para os meus propósitos numa qualquer argumentação mais acalorada. Isto porque acaba por travar quem está do outro lado. Impedindo males maiores.


Esta relação que mantenho desde tenra idade com a palavra adeus é uma herança dos meus pais. Ao longo dos meus 32 anos de vida nunca ouvi um adeus das suas bocas. Nem um. Foi sempre um até logo. Ou até já. E confesso que é uma das heranças que mais orgulho tenho em carregar. E que tento passar ao maior número de pessoas possível.

50 comentários:

  1. És tu e eu então... Adeus para mim sua como um ponto final, um definitivo "até nunca" . Pelo menos é assim que entendo. E eu sempre usei um até amanhã, ou xauzinho, ou sei lá outra coisa qualquer para substituir essa palavra. Já Boa Noite me fazia confusão, dizia sempre até amanhã ou bons sonhos. Enfim, manias julgo eu ;) Bejinho *

    ResponderEliminar
  2. A minha avó dizia-me sempre "até amanhã, se Deus quiser" e eu morria num medo terrível dos desígnios divinos. Acho que, talvez por isso, acabei por preferir o simples "adeus". Mas é apenas porque acredito que só depende de MIM transformá-lo num "até já". ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Same here! NUNCA digo adeus! Tenho aversão à palavra.
    Há um ano atrás perdi uma amiga de coração...quando me fui despedir dela fui apenas capaz de lhe dizer o que lhe dizia todas as sextas: "Bom fim de semana 'Miga, vemo-nos na Segunda..."

    Das minhas meninas e de MorMeu seja qual for o tamanho da ausência, para nós mede só um "Até já!"

    Até já Bruninho

    jinhossssssss

    ResponderEliminar
  4. Também não costumo dizer adeus, exactamente porque parece de carácter permanente. Normalmente digo "xau" AHAHAH muito melhor :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, para além de mim, não conhecia mais ninguém assim!

    Eu também adoptei essa postura há já alguns anos, porque para mim, a palavra "adeus" tem uma carga negativa, dá a sensação de uma despedida definitiva. É por isso que peço, às pessoas mais chegadas, para se despedirem de mim, com um até já, ou, um até breve.

    ResponderEliminar
  6. Quase nunca digo adeus. Digo sempre até logo:))
    Qd digo Adeus, é pq risquei essa pessoa da minha vida:-p

    Bjo e bom fds

    ResponderEliminar
  7. Eu também evito dizer essa palavra... é daquelas que me arrepia, juntamente com outras frases ou expressões que alguns teimam em dizer... Há quem diga antes de dormir: "descansa em paz", já eu prefiro dizer apenas: "dorme bem" :) Saber empregar as palavras e as expressões certas é uma arte que poucos possuem.

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Agora que falas nisso, "adeus" tem mesmo uma carga muito fatalista :P Acho que raramente uso essa palavra... sou mais adepta de um "ciao"!

    ResponderEliminar
  9. Esta é uma das palavras com que mais encanito!
    É tão definitiva...

    ResponderEliminar
  10. Normalmente uso o mau, até logo ou até já!
    Nunca tinha pensado muito nisso, mas realmente não gosto da palavra adeus...

    Beijinhos e bimestral fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Confesso que detesto a palavra!
    Prefiro muito mais um "até já".

    Também não consigo dizer um "adeus". Custa-me.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Eu digo quase sempre "xau xau, beijinhos". Mas é amorosa a forma como digo!lol :P

    "Adeus" utilizo quando não gosto muito das pessoas ou quando não há qualquer ligação... Para quê ser simpática, querida, etc. para quem não merece?!

    ResponderEliminar
  13. Pensando bem, acho que digo: "xáxau!Beijinhos" ahah

    ResponderEliminar
  14. Gosto de dizer adeus a momentos e estados de espírito.

    ResponderEliminar
  15. Da terra de onde vim ficou-me uma expressão de despedida que ainda hoje utilizo com alguma frequência: tatá. Como tu, nunca digo adeus, sinto-o como uma expressão definitiva.

    ResponderEliminar
  16. Não vejo a palavra adeus como algo ruim, até porque se formos a decompor a palavra, esta seria a + deus que no fundo significa vai com Deus.
    É uma forma de despedida que uso frequentemente e julgo que a maneira como a dizemos é que lhe atribui um significado diferente.
    Por exemplo, se eu disser um adeus de uma forma rápida e ríspida , provavelmente quero que efectivamente essa despedida seja para sempre, mas se ao invés o disser de uma forma meiga e pausada,aí o adeus será uma despedida normal, como que um até já.
    A sensação que tenho é que esta palavra tem sido usada muitas vezes nos livros e até mesmo nos filmes como forma de despedida triste e permanente , e acabou por dar uma imagem errada do real significado da palavra.
    Na minha visão romântica das coisas eu tendo a acreditar que as despedidas nunca são tristes, e mesmo aquelas que resultam de desentendimentos acabam por ser positivas porque significa que as coisas não estavam destinadas a dar certo.
    Adeus :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei da tua explicação. Muito obrigado.

      E neste caso, adeus :)

      Eliminar
  17. Só digo adeus quando quero arreliar ou estou mesmo mal disposta. Prefiro de dizer às pessoas um até já. :)

    ResponderEliminar
  18. Pois eu sou mais adepta do Tchau. É mais soft. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  19. Para mim o adeus só se deve usar nos funerais.Mesmo que duas pessoas se zanguem,nunca se devem despedir com o adeus,pois nunca se sabe quando se podem voltar a cruzar na vida.

    ResponderEliminar
  20. Para mim, pior que adeus, só tchau.

    ResponderEliminar
  21. Odeio "txaus" odeio "adeus" mas para mim é como a história do Pedro e do Lobo mas ao contrário: dita vezes demais, durante uma argumentação acalorada, torna-se realidade....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou é um travão para impedir alguém de dizer mais asneiras.

      Eliminar
  22. "Se digo adeus a alguém que me é especial é pelo simples facto de que estou zangado com essa pessoa."

    Tão eu :/

    ResponderEliminar
  23. Essa palavra tem exacctamente o mesmo significado para mim :) Adeus é muito forte...prefiro até breve, até logo ou até um dia destes :)

    ResponderEliminar