27.12.19

descobre por que tens mais fome no inverno

Talvez já te tenhas apercebido de que tens mais fome no Inverno. E se achas que não, fica a saber que a ideia não é minha. Quem o garante é a nutricionista Nathali Oliani, que diz receber mais visitas de pacientes nesta altura do ano. Que assumem ganhar peso por sentirem mais vontade de comer do que nas restantes estações do ano.

Mas afinal, por que é que isto acontece? Com as baixas temperaturas, o corpo precisa de se manter aquecido para garantir o normal funcionamento. Como tal, acaba por gastar mais energia. E se é necessário aumentar as necessidades energéticas, acabamos por sentir mais fome. Ou seja, a vontade de comer aumenta porque para produzir calor o corpo esgota muito mais depressa as reservas de energia que tem acumuladas.

Agora é o momento em que perguntas, e bem, como é que ganhamos peso se estamos a gastar mais energia? De acordo com a nutricionista, é uma consequência que nos entregarmos a alimentos calóricos e gordurosos. Que são de uma digestão mais lenta, sendo que geram uma maior quantidade de calor. Posto isto, só falta mesmo partilhar dicas para que não aumentes o peso.

Se te der para beber algo, dá prioridade aos chás. As sopas (saudáveis) também são uma boa opção. Tal como legumes e verduras cozidos. É importante que estejas sempre hidratado. Evita ficar muito tempo sem comer. Se for possível, come algo aproximadamente de três em três horas. Evita alimentos gordurosos em excesso. Ou seja, não precisas de ser radical, simplesmente não abuses. Por fim, esquece lá essa ideia de que está frio e pratica desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário