6.12.19

tot ziens (of tot later)

Se fazes parte daquele grupo de pessoas que estão rendidas ao FIFA 20, existe a possibilidade de teres percebido que não podes jogar com Marco van Basten. Se isto já te aconteceu, ou se já ouviste falar disto, devo dizer-te que o problema não é teu. Nem do teu jogo ou algo do género. É que o antigo internacional holandês foi suspenso do FIFA 20. Algo que aconteceu depois de ter feito uma saudação nazi, em jeito de brincadeira, em directo para a televisão.

O ex-jogador, que se sagrou campeão europeu pela Holande em 1988, já pediu desculpas por ter dito “sieg heil” (saudação nazi utilizada pelo Terceiro Reich) depois da emissão de uma entrevista a um treinador alemão. Só que isso não bastou e além de ter sido suspenso do jogo, foi igualmente suspenso, durante uma semana, do papel de comentador do canal Fox Sports. A emissora veio a público considerar o comentário “estúpido e inapropriado”, revelando ainda que o dinheiro pago a Marco van Basten será canalizado para um instituto holandês que trabalha na consciencialização sobre o Holocausto.

Também a EA Sports abordou o tema. “Estamos a par dos recentes comentários feitos por Marco van Basten. Temos uma expectativa que o nosso compromisso com a igualdade e diversidade se mantém no nosso jogo. Como tal, vamos suspender os items Marco van Basten”, fez saber a EA Sports, através de uma mensagem que aparece no FIFA 20. Marco van Basten estava disponível no jogo no modo FIFA Ultimate Team, sendo um dos jogadores ícones. Como na mensagem pode ler-se que a suspensão mantém-se “até novo aviso”, fica no ar um possível regresso ao jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário