Numa altura em que o uso de máscara deixou de ser obrigatório em diversos cenários surge um estudo que vem alertar para o perigo da ausência deste objecto de proteção individual. O trabalho salienta que a distância social recomendada de dois metros é menos eficaz quando não se utiliza máscara. Esta é a opinião dos especialistas norte-americanos das universidades norte-americanas McGill, Sherbrook, Texas A&M e Northern Illinois.
O estudo, publicado na revista Building and Environment, salienta que a utilização de máscara diminui em perto de 67% o risco de infecção de infeção por covid-19 em espaços interiores. “As máscaras são bastante importantes para conter a propagação de variantes mais contagiosas da doença, sobretudo durante a época gripal e os meses de inverno”, destaca através de comunicado Saas Akhtar, autor do estudo.
Sem máscara, mais de 70% das partículas virais da covid-19 circulam pelo ar
A equipa de especialistas deixa ainda um alerta. Sem o uso de máscara, mais de 70% das partículas virais da covid-19 circulam pelo ar durante 30 segundos. Com a utilização de máscara, são menos de 1% as partículas a atravessar os dois metros. Nesta fase, em Portugal “é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência no interior”. Medida que se aplica a “espaços e estabelecimentos comerciais, incluindo centros comerciais, com área superior a 400 metros quadrados”
Sem comentários:
Enviar um comentário