Existem pessoas que dizem estar sempre dispostas a fazer sexo. Já outras deparam-se com o problema da ausência de vontade para ter relações sexuais. Sendo que este cenário é comum a vários casais. Existem estudos que revelam que a pandemia mundial de coronavírus teve um impacto na vida sexual das pessoas, com muitas a perderem a vontade de ter sexo.
Tudo isto levou a sexóloga Nikki Goldstein a abordar, no podcast Body + Soul Healthy-ish, quatro motivos que podem estar a atrapalhar o desejo sexual. “É importante analisares a tua vida sexual e qual a meta que queres atingir. Uma vez por semana? Duas? Três? É bom ter um foco e lutar para cumpri-lo”, começa por dizer.
1
– Stress
Este pode ser um grande obstáculo, principalmente para as mulheres. “Vamos pensar sobre o que acontece num dia em que estás realmente stressado. Talvez tenhas compromissos do trabalho, familiares, afazeres domésticos. Quando te deitas e não deixas esses pensamentos saírem da tua cabeça, ficas stressado a pensar no que tens para fazer e a libido vai embora”, defende a especialista.
2
– Ressentimento
“Num relacionamento, ao longo dos anos, podemos magoar-nos continuamente, e tendemos a empurrar muito disso para debaixo do tapete. O ressentimento é um dos maiores assassinos [do prazer]”, refere Nikki Goldstein. Acrescentando que é um problema comum em casais com fraca comunicação.
3
– Monotonia
Existem estudos que referem que o sexo tende a acontecer quando o casal acorda, ou antes, de dormir. Isto pode ser uma barreira, salienta a sexóloga. “É preciso teres um tempo especial para este momento e dedicares-te totalmente a ele”, aconselha.
4
– Insegurança com o corpo
Nikki Goldstein é da opinião de que a falta de confiança no corpo é um obstáculo para muitas pessoas. “Não te sentires 100% confiante na tua pele pode ser um inibidor sexual. O constrangimento causa um afastamento da outra pessoa e pode ser um factor decisivo na hora de fazer sexo ou não”, conclui.
Sem comentários:
Enviar um comentário