Comprado por 353,5 milhões de euros o Newcastle United transformou-se num dos clubes mais ricos do mundo. Agora, e a pouco menos de 90 dias da abertura do mercado de transferências, muito se tem especulado sobre a abordagem que o fundo soberano da Arábia Saudita terá nas aquisições do clube inglês. Sendo que existe a opinião generalizada de que irá imitar aquilo que Chelsea, Manchester City e Paris Saint-Germain fizeram quando foram comprados por muitos milhões.
Este rumor leva-me a recordar aquilo que os referidos clubes fizeram depois de terem sido comprados. E vou começar pelo Chelsea, adquirido por Roman Abramovich em 2003/04. Nessa época, os londrinos compraram Hernán Crespo (26 milhões), Damien Duff (24,5), Juan Sebástian Verón (21,80), Makélélé (20) e Adrian Mutu (19). Estas foram as contratações mais sonantes da equipa treinada por Claudio Ranieri. O Chelsea terminou o campeonato em segundo lugar, a 11 pontos do Arsenal. Na época seguinte, com José Mourinho como treinador, a equipa sagrou-se campeã inglesa pela segunda vez na história.
Chelsea demorou um ano para ser campeão
Em 2008/09 foi a vez do Manchester City ser comprado. Nessa temporada, a grande aquisição foi Robinho, contratado ao Real Madrid por 43 milhões de euros. Jô (24), Nigel de Jong (18)e Craig Bellamy (15,5) foram outras das contratações sonantes. Ainda assim, a equipa, então orientada por Mark Hughes não foi além de um modesto décimo lugar no campeonato. Só em 2011/12 é que o Manchester City conseguiu ser campeão.
Manchester City desiludiu, tal como o Paris Saint-Germain
O último clube a ser comprado por muitos milhões foi o Paris Saint-Germain. Em 2011/12, o clube contratou Pastore (42 milhões), Thiago Motta (11,5) e Kévin Gameiro (11). Com Antoine Kombouaré no banco de suplentes a equipa ficou em segundo lugar, a três pontos do Montpellier. Em 2012/13 o clube foi campeão. Dos três novos ricos, apenas o Chelsea conseguiu conquistar a desejada Liga dos Campões, algo alcançado em duas ocasiões.
6 craques na órbitra do Newcastle United
Agora, é a vez do Newcastle. E neste momento existem seis craques apontados ao novo rico do futebol mundial. São eles: Sterling (Manchester City), Van de Beek (Manchester United), Philippe Coutinho (Barcelona), Mauro Icardi (PSG), Koulibaly (Nápoles) e Tarkowski (Burnley). Só o tempo dirá se os milhões vão ser suficientes para atrair jogadores e para fazer com que o Newcastle volta ser campeão inglês, algo que não acontece desde 1926/27. Para já, o objectivo passa por evitar a descida de divisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário