20.1.16

lá da terrinha (ignorância)

Uma coisa que cedo aprendi na faculdade, quando estudava jornalismo, foi a ter sempre em conta a ignorância de quem vai ler as notícias, a nunca desvalorizar a falta de saber de quem lida com a notícia. Por exemplo, quando alguém dizia algo como “não é preciso escrever isso porque toda a gente sabe” era imediatamente corrigido. Fui ensinado a ter sempre em conta que basta que uma pessoa não saiba algo para que esse dado seja relevante na notícia. E nunca me esqueci disto. Ainda hoje, quando escrevo algo, tenho esse factor em conta. Até porque é uma grande verdade. E continua a ser uma falha em diversas notícias que não explicam bem as coisas por acreditarem que isso já foi feito por outra pessoa noutro momento.

Isto vem a propósito da notícia/galeria que o jornal brasileiro O Globo partilhou online sobre a manequim portuguesa Sara Sampaio. São mostradas as imagens que a portuguesa fez para assinalar o dia dos namorados para a Victoria´s Secret (partilhei algumas neste texto). E existe um pequeno texto que diz “Lá da terrinha... Portuguesa Sara Sampaio posa com lingeries provocantes para a Victoria´s Secret”. O jornal faz também ainda alusão ao facto de a manequim ser vista como a sucessora da brasileira Adriana Lima.

Tudo tinha passado despercebido caso não fosse aquele “lá da terrinha” que conseguiu transformar esta notícia numa polémica. Esta escolha de palavras já valeu críticas à publicação brasileira pela forma como fala de Sara Sampaio. E esta confusão gerou duas equipas. De um lado aqueles que criticam, de forma mais ou menos feroz, a postura da publicação considerando uma falta de respeito a forma depreciativa como é utilizada a expressão. Na outra equipa estão os que defendem a publicação por saberem que “lá da terrinha” é uma expressão carinhosa no Brasil.

Não sou brasileiro nem nunca vivi no Brasil. Tenho amigos que vivem por lá mas nunca perdemos tempo a discutir expressões brasileiras. Por isso, na minha ignorância, não sei se aquela expressão é carinhosa ou depreciativa. A minha experiência, enquanto português, leva-me a olhar para aquelas palavras como algo depreciativo porque, por cá, quando se diz isso de alguém não é para elogiar. Independentemente disto não acho que seja um ataque a Sara Sampaio porque aquela notícia/galeria de imagens não tem nada com poder para polémicas. Ousadia e sensualidade sim, polémica não.

Mas este caso ilustra bem aquilo que aprendi na faculdade e que não foi respeitado. A eventual falta de conhecimento em relação à cultura brasileira deveria ter sido ponderada. Até porque aquele “lá da terrinha...” nada acrescenta ao apontamento de texto. É dito o nome da manequim e é mencionado que é portuguesa. Isso bastava e evitava esta confusão.

13 comentários:

  1. Quanto a mim é depreciativa, eles sentem rancor com a nossa invasão... E até a independência , o Grito de ipiranga foi dado por um D. Miguel, português. Adriana Lima, acho-a muito fabricada, a Sara é muito mais natural.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso ser tão objectivo na análise porque não sei quem escreveu nem a sua intenção. Para os portugueses será depreciativo mas já li muitas pessoas dizerem que é uma expressão carinhosa no Brasil.

      Beijos

      Eliminar
    2. E ADRIANA LIMA não é fabricada é simplesmente a modelo mais sexy do mundo desde 2007(veja site models.com), não é uma modelo qualquer é UMA SUPERMODELO, a mais de 10 anos uma das mais bem pagas do mundo, milionária, lindíssima vive postando foto de cara limpa e continua maravilhosa. ALias existem várias modelos brasileiras no topo da moda e com fama internacional, que chegaram a patamares onde poucas conseguem chegar. MUITAS brasileiras já desfilaram e ainda desfilam para VS. Graças a DEUS Que boa parte não ficaram presa a Vs. Inclusive o maior contrato até hoje foi o da GISELE(Uber model)Adriana Lima é apenas mais uma das grandes modelos brasileiras que fazem e fizeram história Maravilhosas e ponto. E vcs deviam ter ficado feliz de alguém daí ter sido noticia aqui.Porque aqui não se fala de vcs é como se nem Existissem. Espero que as mídias brasileiras aprendam a lição e não disponha mais espaços a vcs.

      Eliminar
    3. Cada dia que passa eu me convenço mais que “OS TUGAS SÃO VERDADEIROS IDIOTAS”, nesta semana aconteceu um episodio interessante entre o jornal o GLOBO E uma manequim portuguesa . Onde os tugas acusaram o jornal de ter ofendido a tal modelo. o GLOBO em momento algum gozou da modelo, pelo contrário elogiou, ele podia ter falado das verdadeiras estrelas da marca ADRIANA LIMA,ALESSANDRA AMBROSIO,CANDICE,BEHATI,LILI ALDRIGE, que são as verdadeiras ESTRELAS da marca, que além de ser Victoria Secrets , são Super Modelos, consagradas a nível mundial, famosíssimas, milionárias , estrelas , celebridades internacionais e as mais bem pagas do mundo. OU falar da NEW ANGEL Laís Ribeiro,mas quis falar desta Sara que até então ninguém do BRASIL tinha sequer ouvido falar.AÍ veio a polemica toda. A VS sempre foi uma marca ilibada, que fez questão de dar oportunidades a modelos de todos os países, raças e etnias e nunca teve problemas com isso, bastou colocar uma tuga, para já está sendo arrastada para polemicas. Que o GLOBO e qualquer mídia brasileira aprenda a lição e nunca mais dê espaço para esta raça. OS tugas aqui no BRASIL tem que continuar ignorados, por isso que nenhum artista tuga emplaca aqui,bem feito. De repente esta polêmica se deu, por vocês terem apenas 1 modelo a nível internacional, talvez quando vocês tiverem várias, como O BRASIL TEM vocês se acostumem. Só na VS JÁ deve ter desfilado umas 30 modelos brasileiras já desfilaram já tivemos 5 ANGELs e várias Bombshell , só em 2015 foram 9 BRASUCAS, estamos muito bem na fita da VS e no mundo da moda. E vocês só tiveram 1 em toda vida de vcs , então minha gente vamos dar um desconto pra eles.

      Eliminar
  2. E assim se cria um grande banzé desnecessariamente.

    ResponderEliminar
  3. De facto tens razão, por cá essa expressão não é propriamente algo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada dia que passa eu me convenço mais que “OS TUGAS SÃO VERDADEIROS IDIOTAS”, nesta semana aconteceu um episodio interessante entre o jornal o GLOBO E uma manequim portuguesa . Onde os tugas acusaram o jornal de ter ofendido a tal modelo. o GLOBO em momento algum gozou da modelo, pelo contrário elogiou, ele podia ter falado das verdadeiras estrelas da marca ADRIANA LIMA,ALESSANDRA AMBROSIO,CANDICE,BEHATI,LILI ALDRIGE, que são as verdadeiras ESTRELAS da marca, que além de ser Victoria Secrets , são Super Modelos, consagradas a nível mundial, famosíssimas, milionárias , estrelas , celebridades internacionais e as mais bem pagas do mundo. OU falar da NEW ANGEL Laís Ribeiro,mas quis falar desta Sara que até então ninguém do BRASIL tinha sequer ouvido falar.AÍ veio a polemica toda. A VS sempre foi uma marca ilibada, que fez questão de dar oportunidades a modelos de todos os países, raças e etnias e nunca teve problemas com isso, bastou colocar uma tuga, para já está sendo arrastada para polemicas. Que o GLOBO e qualquer mídia brasileira aprenda a lição e nunca mais dê espaço para esta raça. OS tugas aqui no BRASIL tem que continuar ignorados, por isso que nenhum artista tuga emplaca aqui,bem feito. De repente esta polêmica se deu, por vocês terem apenas 1 modelo a nível internacional, talvez quando vocês tiverem várias, como O BRASIL TEM vocês se acostumem. Só na VS JÁ deve ter desfilado umas 30 modelos brasileiras já desfilaram já tivemos 5 ANGELs e várias Bombshell , só em 2015 foram 9 BRASUCAS, estamos muito bem na fita da VS e no mundo da moda. E vocês só tiveram 1 em toda vida de vcs , então minha gente vamos dar um desconto pra eles.

      Eliminar
    2. Aqui vocês nem são lembrados esta é uma das poucas noticias que falou de vcs

      Eliminar
  4. Cada dia que passa eu me convenço mais que “OS TUGAS SÃO VERDADEIROS IDIOTAS”, nesta semana aconteceu um episodio interessante entre o jornal o GLOBO E uma manequim portuguesa . Onde os tugas acusaram o jornal de ter ofendido a tal modelo. o GLOBO em momento algum gozou da modelo, pelo contrário elogiou, ele podia ter falado das verdadeiras estrelas da marca ADRIANA LIMA,ALESSANDRA AMBROSIO,CANDICE,BEHATI,LILI ALDRIGE, que são as verdadeiras ESTRELAS da marca, que além de ser Victoria Secrets , são Super Modelos, consagradas a nível mundial, famosíssimas, milionárias , estrelas , celebridades internacionais e as mais bem pagas do mundo. OU falar da NEW ANGEL Laís Ribeiro,mas quis falar desta Sara que até então ninguém do BRASIL tinha sequer ouvido falar.AÍ veio a polemica toda. A VS sempre foi uma marca ilibada, que fez questão de dar oportunidades a modelos de todos os países, raças e etnias e nunca teve problemas com isso, bastou colocar uma tuga, para já está sendo arrastada para polemicas. Que o GLOBO e qualquer mídia brasileira aprenda a lição e nunca mais dê espaço para esta raça. OS tugas aqui no BRASIL tem que continuar ignorados, por isso que nenhum artista tuga emplaca aqui,bem feito. De repente esta polêmica se deu, por vocês terem apenas 1 modelo a nível internacional, talvez quando vocês tiverem várias, como O BRASIL TEM vocês se acostumem. Só na VS JÁ deve ter desfilado umas 30 modelos brasileiras já desfilaram já tivemos 5 ANGELs e várias Bombshell , só em 2015 foram 9 BRASUCAS, estamos muito bem na fita da VS e no mundo da moda. E vocês só tiveram 1 em toda vida de vcs , então minha gente vamos dar um desconto pra eles.

    ResponderEliminar
  5. E ADRIANA LIMA não é fabricada é simplesmente a modelo mais sexy do mundo desde 2007(veja site models.com), não é uma modelo qualquer é UMA SUPERMODELO,Tem uma grande carreira, uma história mais de 10 anos uma das mais bem pagas do mundo, milionária, lindíssima vive postando foto de cara limpa e continua maravilhosa. ALias existem várias modelos brasileiras no topo da moda e com fama internacional, que chegaram a patamares onde poucas conseguem chegar. MUITAS brasileiras já desfilaram e ainda desfilam para VS. Graças a DEUS Que boa parte não ficaram presa a Vs. Inclusive o maior contrato até hoje foi o da GISELE(Uber model)Adriana Lima é apenas mais uma das grandes modelos brasileiras que fazem e fizeram história Maravilhosas e ponto. E vcs deviam ter ficado feliz de alguém daí ter sido noticia aqui.Porque aqui não se fala de vcs é como se nem Existissem. Espero que as mídias brasileiras aprendam a lição e não disponha mais espaços a vcs.

    ResponderEliminar
  6. hahahah Como estes portugueses são idiotas, torçam para que esta modelete tão sem sal chegue aos pés da DEUSA ADRIANA LIMA, ou melhor que ela consegue chegar aos pés de qualquer super modelo brasileira, que por sinal exitem aos montes no mundo da moda.

    ResponderEliminar