Faço parte de uma geração que pode ter “clube de vídeo” como um dos seus muitos nomes associados. Recordo-me, ainda criança, da abertura do Charlot perto da rua dos meus pais. Recordo-me da loucura inicial pois nos primeiros dias era oferecida a inscrição no clube de vídeo. Os tempos foram passando e sempre fui amigo dos filmes em VHS, numa fase inicial, e mais tarde em DVD. Às vezes era uma complicado apanhar os filmes mais recentes. Quando isso acontecia recordo-me de que passavam de amigo em amigo com cada um a pagar o seu valor ao outro que acabava por entregar o filme.
Em muitas ocasiões preferia ficar em casa a ver um bom filme alugado (não havia aparelhos que permitiam recuar sete dias para ver o que tinha dado na televisão) em vez de ir sair à noite. Aliás, ainda hoje sou assim. Além dos filmes existiam as amizades com as pessoas que trabalhavam no clube de vídeo, algo que resultava em muitas horas de conversa sobre os melhores e os piores filmes e sobre tantos outros aspectos da vida. Ainda hoje, mesmo com as tecnologias, com os filmes disponíveis online e com os canais de filmes que tenho continuo a ser um frequentador do clube de vídeo. Não com a mesma frequência de outros tempos mas fiel ao DVD. Até pelas conversas que mantinha com o dono do espaço.
Mas esta realidade vai deixar de existir. Recebi uma mensagem a informa que o Charlot ia fechar. Ao que parece pessoas como eu, que ainda apreciam um clube de vídeo, são raras. E a única solução é fechar o espaço porque as despesas são maiores do que o lucro. Perante esta realidade fui convidado a visitar o espaço onde passei muitas horas da minha vida para adquirir alguns filmes por um valor simbólico. Vai ficar a saudade e alguns filmes para recordar algo que ainda hoje me dá prazer. E talvez ainda volte lá para comprar mais alguns filmes por poucos euros.
Oficial e Cavalheiro (1982)
Cidade (2010)
Ruptura Explosiva (1991)
John Q. (2002)
Warrior Combate Entre Irmãos (2011)
Drive Risco Duplo (2011)
Colisão (2004)
O Grande Gatsby (2013)
Loucuras em Las Vegas (2008)
Amor, Estúpido e Louco (2011)
Esquecendo os últimos dois, que são filmes mais ligeiros e divertidos, ao estilo de tantos outros, trouxe mais oito filmes que todas as pessoas deveriam ver pelos menos uma vez na vida.
Para mim, ir ao clube de vídeo era um ritual, lembro-me de ter a sorte de ter um vídeo no quarto e ir com o meu padrasto onde via muitas caras conhecidas e havia o tabú da parte da pornografia... E ainda haviam os que tinham 2 videos para fazerem cópias dos filmes. Concordo com a tua lista, O grande Gatsby, vi com o Robert Redford por obrigação escolar no 12.º e tenho o livro, apanhei-lhe uma alergia :( Acrescentaria Top Gun, Dirty Dancing, Lendas de paixão e Thelma and Louise.
ResponderEliminarQueria alguns filmes mas já tinham sido vendidos. Talvez tenha sorte com pelo menos mais um.
EliminarTenho e já vi apenas 4.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
Existem aqui filmes muito bons.
EliminarLembro-me bem desses tempos. Actualmente, com o fácil acesso aos filmes e à pirataria, infelizmente estes clubes acabam por fechar. Gosto muito da lista!
ResponderEliminarAbraço
É pena que estas coisas acabem por se perder.
EliminarAbraço
Bela lista :)
ResponderEliminarObrigado :)
Eliminar