O cenário é um acidente de trânsito do qual resultaram três vítimas. Um bebé que se encontra em paragem cardio respiratória. Uma mulher com dupla amputação das pernas. E uma senhora idosa que tem ferimentos ligeiros. Quem é que se salva primeiro?
Esta é efectuada em cursos específicos. Quase todas as pessoas respondem o bebé. Mas, e por mais fria que seja a resposta, a primeira opção deve ser a senhora idosa. Porque é a que está em melhores condições. É aquela que se salva mais facilmente e que até pode ajudar depois. O bebé pode já estar "perdido".
Depende do cenário completo. O carro está a arder? Está prestes a explodir ou a cair numa ravina? É um acidente estável em que só falta socorrer as pessoas? Se for no último cenário, ajudo a velhota a sair para ela poder auxiliar a amputada enquanto eu dedico 100% de atenção ao bebé. Isto se o acidente tiver acabado de acontecer. Se já tiver sido há algum tempo, não há motivo para tratar dos mortos antes dos feridos.
A resposta "certa" é a senhora idosa. Porque é aquela que é mais fácil de salvar, a que está em melhores condições e até a que pode ajudar nos restantes salvamentos. O bebé pode já estar "perdido" e a maioria das pessoas provavelmente nem está apta para o ajudar.
A que tem mais hipóteses de sair com sorte e ter uma vida, condicionada, mas ter uma vida, a senhora que fica sem as suas pernas. O bebé, já está praticamente morto.
Mas antes da senhora que ficou sem as pernas está a senhora idosa que é a que está em melhores condições. Por isso é que deve ser a primeira a ser salva.
Segundo as orientações europeias o socorro primário deve seguir o acrónimo ACHE: Alterações cardio-respiratórias (paragem cardio-respiratória) Choque Hemorragias Envenenamentos No entanto se estivermos perante uma situação que tenha indivíduos com hemorragia e PCR deve tentar controlar a hemorragia primeiro. O socorro secundário são as situações não contempladas anteriormente (feridas, fraturas, ...)
Portanto primeiro deve-se ir de encontro à senhora amputada que possivelmente está com uma hemorragia externa considerável.
Aquilo que me foi dito, e que supostamente é ensinado em cursos do INEM, é que a pessoa a salvar em primeiro lugar - e estou a falar do cidadão comum que faz um curso de primeiros socorros e não de profissionais - é a idosa porque é que está em melhores condições e que até pode ajudar nas restantes situações. Acredito que para profissionais a prioridade não seja a mesma.
O bebé, não por ser um bebé, mas por ter os problemas médicos que precisam dos cuidados mais urgentes.
ResponderEliminarEsta é efectuada em cursos específicos. Quase todas as pessoas respondem o bebé. Mas, e por mais fria que seja a resposta, a primeira opção deve ser a senhora idosa. Porque é a que está em melhores condições. É aquela que se salva mais facilmente e que até pode ajudar depois. O bebé pode já estar "perdido".
EliminarA sra idosa que provavelmente será mais rápida a socorrer e ficará em segurança, para que depois e rapidamente se possa ir socorrer os restantes.
ResponderEliminarÉ isso mesmo!
EliminarDepende do cenário completo. O carro está a arder? Está prestes a explodir ou a cair numa ravina? É um acidente estável em que só falta socorrer as pessoas?
ResponderEliminarSe for no último cenário, ajudo a velhota a sair para ela poder auxiliar a amputada enquanto eu dedico 100% de atenção ao bebé. Isto se o acidente tiver acabado de acontecer. Se já tiver sido há algum tempo, não há motivo para tratar dos mortos antes dos feridos.
A melhor resposta, por mais fria que possa parecer, é a senhora idosa.
EliminarO bébé. Como está em paragem respiratória, é o que necessita de ajuda mais imediata.
ResponderEliminarA resposta "certa" é a senhora idosa. Porque é aquela que é mais fácil de salvar, a que está em melhores condições e até a que pode ajudar nos restantes salvamentos. O bebé pode já estar "perdido" e a maioria das pessoas provavelmente nem está apta para o ajudar.
EliminarA que tem mais hipóteses de sair com sorte e ter uma vida, condicionada, mas ter uma vida, a senhora que fica sem as suas pernas. O bebé, já está praticamente morto.
ResponderEliminarMas antes da senhora que ficou sem as pernas está a senhora idosa que é a que está em melhores condições. Por isso é que deve ser a primeira a ser salva.
EliminarEstive indecisa. Pink poison
ResponderEliminarA maioria das pessoas escolhe o bebé.
EliminarEu não salvava ninguém pois não o saberia fazer.
ResponderEliminarAqui o salvar é, por exemplo, retirar dentro do carro.
EliminarSegundo as orientações europeias o socorro primário deve seguir o acrónimo ACHE:
ResponderEliminarAlterações cardio-respiratórias (paragem cardio-respiratória)
Choque
Hemorragias
Envenenamentos
No entanto se estivermos perante uma situação que tenha indivíduos com hemorragia e PCR deve tentar controlar a hemorragia primeiro.
O socorro secundário são as situações não contempladas anteriormente (feridas, fraturas, ...)
Portanto primeiro deve-se ir de encontro à senhora amputada que possivelmente está com uma hemorragia externa considerável.
B
Aquilo que me foi dito, e que supostamente é ensinado em cursos do INEM, é que a pessoa a salvar em primeiro lugar - e estou a falar do cidadão comum que faz um curso de primeiros socorros e não de profissionais - é a idosa porque é que está em melhores condições e que até pode ajudar nas restantes situações. Acredito que para profissionais a prioridade não seja a mesma.
EliminarEu não "salvava" ninguém (nem sequer tenho curso de primeiros socorros, quero fazer mas ainda não tive oportunidade!), telefonava para o 112!
ResponderEliminarAqui o salvar é, por exemplo, tirar a pessoa do carro. É um curso que dá sempre jeito.
Eliminar