20.5.16

o que faz uma miúda de 15 anos no mundo da moda?

O que faz uma miúda de 15 anos (com 11 de carreira) no mundo da moda? Esta questão foi levantada em Cannes devido à presença de Thylane Blondeau, um jovem modelo francesa a quem muitos auguram um grande futuro na moda. Há quem defenda que será a próxima Kate Moss. Este nome pode passar despercebido a algumas pessoas mas trata-se da jovem que foi capa da Vogue vestida de mulher quando tinha apenas 10 anos.

O primeiro desfile de Blondeau aconteceu quando tinha quatro anos e desde aí que a polémica rodeia a sua vida e carreira. E a questão é sempre a mesma: não será demasiado nova para trabalhar no mundo da moda? Questão que acaba por levar a outras dentro da mesma indústria. Acho as questões legítimas. Considero normal que algumas (ou muitas) pessoas achem incorrecto que exista uma rotina de adulto na vida de uma criança que talvez acabe por não ter tempo para o ser.

Só não percebo é porque é que apenas no mundo da moda se debate esta "exploração infantil". Então e aqueles programas de talentos para os mais novos que chegam a ser transmitidos em directo e a horas impróprias para crianças que têm escola na manhã seguinte? E as telenovelas que têm ritmos intensos de gravações? E tantos outros exemplos que poderiam ser dados.

Acredito que algumas pessoas confundem o conceito geral do problema – a "exploração infantil" - com o mediatismo de apenas uma criança/adolescente. Já para não falar de muitos casos em que são os pais que obrigam os filhos a fazer determinada coisa que lhes permite viver, mesmo através dos filhos, aquilo que não viveram. A problemática vai muito além de Blondeau. E de todas as Blondeaus do mundo da moda. Não é algo exclusivo da moda. E é algo que dava pano para mangas.

2 comentários:

  1. Hipocrisia,meu amigo...
    Se uma filha tivesse gosto e se divertisse,pq não? Qual é a diferença para os miúdos que passam horas a aprender um instrumento ou as que dançam ballett?
    Não têm de treinar horas a fio, perdendo muita coisa da infância e juventude? Mas se gostam e é essa paixão que os faz viver feliz,pq não?
    Há crianças com 10 anos que sabem muito bem o que querem.
    Não sei se foi o caso desta.
    Mas sim,ninguém tem pena dos putos na novela. Coerência? Nenhuma.

    Muito mau é esta história :
    nos anos 70....Irina Ionesco tirava fotos "pornográficas" à filha, Eva.

    Uma tristeza...
    http://www.rocaille.it/eva-ionesco/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas olham para casos iguais com olhares diferentes. E isso é que é interessante. Isso é que dá que pensar.

      Eliminar