31.5.16

vamos matar o josé cid

Aquilo que José Cid disse sobre as pessoas de Trás-os-Montes foi feio. Acho que ninguém coloca isso em causa. O próprio assume que errou e pediu desculpa aos visados. Costuma dizer-se que quem não sente não é filho de boa gente. E isto explica a reacção de diversas pessoas, em especial aquelas que têm uma ligação mais próxima a Trás-os-Montes.

De resto, é José Cid a ser José Cid. Só quem nunca leu uma entrevista deste artista é que ficará espantado com as suas palavras. José Cid diz o que pensa e verbaliza muitas ideias sem pensar no que vai dizer. Posso recordar uma entrevista que lhe fiz e em que disse que um determinado cantor português (não interessa o nome) era um cagalhão perfumado com marketing. E isto é José Cid.

Haverá quem goste. Tal como há quem goste das piadas de certos humoristas. E haverá quem não goste. E haverá ainda quem fique indiferente a casos destes. E esta é apenas mais uma guerra motivada por algo que acaba exposto numa rede social. A diferença é que neste caso foram necessários seis anos para que a polémica visse a luz do dia. E esta polémica não me surpreende. Acho perfeitamente normal porque as palavras suscitam polémica. Tal como acontece com tantos outros temas.

Aquilo que (ainda) me surpreende é a polémica passar a ameaça de morte em segundos. Ameaçar José Cid de morte por causa de um momento infeliz é um exagero descabido. Ameaçar alguém de morte por causa de algo semelhante é absurdo. Mas não posso esquecer que estamos na era das redes sociais e em tempos destes todas as pessoas soltam o Chuck Norris que há em si no momento de deixar um comentário numa qualquer rede social.

Não gosto de separar os temas por categorias de importância. Isto no sentido em que não defendo que os temas menores merecem menos atenção ou entrega por parte de cada um. E esta entrega depende sempre de cada pessoa e das suas prioridades. Mas confesso que gostava que as pessoas dessem tanta importância a notícias que mexem com os portugueses como dão a casos destes. Não desejo que esqueçam casos polémicos como este mas gostava que não esquecessem outros problemas e que revelassem a mesma entrega.

2 comentários:

  1. Ora aí está! "... mas gostava que não esquecessem outros problemas e que revelassem a mesma entrega."

    Ameaças de morte não constituem crime? Não está em causa a indignação de muitos, lamentável é a incapacidade de discernir entre o importante e o acessório.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é tudo assustador. No dia em que uma pessoa tenha um problema depois de uma ameaça nas redes sociais vai ser bonito.

      Eliminar