12.2.20

homens têm de urinar em pé (ou não?)

É uma daquelas imagens de uma vida. Mulheres fazem xixi sentadas e homens em pé. E que ninguém ouse colocar isto em causa. Até porque existem pessoas que acham que um homem deixa de ser homem se passar a fazer urinar sentado. Até porque isso é coisa de menina. Sobre este tema já tinha falado neste texto. Mas agora, existem outros dados para juntar à conversa.

Começo por referir que a capacidade máxima da bexiga varia entre os 300 e 600 mililitros. E que normalmente vamos à casa-de-banho quando já atingimos dois terços desta capacidade. Sendo que é importante que o teu controlo nervoso esteja em perfeitas condições. Porque é que que faz com que a urina fique retida na bexiga até ao momento em que estás no wc. Quando lá estás, e numa posição confortável, o esfíncter da bexiga, assim como os músculos do assoalho pélvico, relaxa. E tudo corre bem.

Agora, um estudo publicado no jornal Plos One, estudou os parâmetros urodinâmicos de homens saudáveis, bem como de outros que têm sintomas que se traduzem num mau enchimento e esvaziamento da bexiga. Estes últimos apresentaram melhores resultados quando urinavam sentados. Demorando menos tempo. Quanto aos homens saudáveis, não existiram diferenças entre urinar de pé ou sentado. Mas se queres um motivo para urinar sentado, lê o texto linkado no primeiro parágrafo.

Por fim, fica a saber que também defendem que urinar sentado ajuda a prevenir doenças como o cancro da próstata. E que tem uma influência na vida sexual activa. Mas estas duas ideias não vão além disso. Ou seja, não existem trabalhos científicos que não o comprovam.

Sem comentários:

Enviar um comentário