27.9.16

ser selectivo é bom

Quando somos mais novos, isto na generalidade dos casos, não somos selectivos em quase nada. Basta perguntar a um jovem de 18/20 anos se quer sair à noite e ainda a pergunta não está concluída já ele está pronto para sair. É algo normal. Também era assim. Mesmo não saindo muitas vezes, facilmente aceitava um convite. Sem questões ou sem grande pensamento.

Não importava quem ia nem para onde ia. Ia sair à noite e isso chegava. E isto aplica-se a muitas outras coisas como jantares de grupo, jogos de futebol e outras actividades semelhantes. Agora, com 35 anos, um convite quase que parece uma entrevista de emprego para um dos mais importantes cargos do mundo. Interessa saber para onde é para ir, quem vai e por aí.

Se antigamente existiam desculpas para ir, agora existem desculpas para não ir. E quando existe vontade de ir é importante que o momento seja partilhado com pessoas que me dizem algo (dispenso estar com quem nada me diz) e em sítios onde todos se sintam bem. Isto é um dos bons efeitos do passar dos anos e do amadurecimento natural de uma pessoa. Pelo menos gosto de acreditar nisso e é isso que vejo em mim.

Até porque são detalhes destes que fazem a diferença no momento de sair, para o que quer que seja. É a diferença entre uma boa noite (ou um bom jantar) e horas que custam a passar e que nos levam a estar sempre a olhar para o relógio e a pensar numa desculpa para ir embora o mais depressa possível. Gosto de ser assim. Gosto que as pessoas que me rodeiam sejam assim. Porque tudo sabe muito melhor quando assim é.

6 comentários:

  1. Compartilho de seu modo de pensar!... Embora não tivesse o "antes", sempre fui de ficar mais em casa e ser seletiva ;-)

    Abraços =)

    ResponderEliminar
  2. mesmo aos 18 já recusava alguns convites pelos quais mais valia a pena ficar em casa a ler ou a estudar :)
    agora aos 33.. uuuu.. bota selectiva MESMO :D

    ResponderEliminar
  3. Ainda nem aos 25 cheguei e sou bastante seletiva nas saídas e nas pessoas com quem invisto o meu tempo. Se é assim agora imagino como será mais para a frente ahah

    B

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a frente será ainda melhor. E ainda bem que já és assim ;)

      Eliminar