28.7.16

alerta para quem sabe tudo sobre as presidenciais norte-americanas

Ao longo dos últimos tempos já perdi conta aos comentários que fui ouvindo e lendo, nos mais diversos espaços, sobre as eleições presidenciais norte-americanas. Por cá todas as pessoas sabem quais os melhores candidatos. Todos sabem quem seria "eliminado" durante o percurso. Neste momento todos defendem que Donald Trump é mau para o país e para o mundo por isto, por aquilo e por mais não sei o quê. Todos sabem enumerar as qualidades pelas quais Hillary Clinton merece o voto. Ou vice-versa. Entre tantas outras coisas.

Nada tenho contra isto que referi. Acho até que é sinal de que são pessoas informadas e interessadas com aquilo que acontece longe mas que até poderá ter influência perto e a curto prazo. E isso é bom. Mas aquilo que seria mesmo espectacular era que todas estas pessoas, aquelas que sabem tudo sobre as eleições presidenciais norte-americanas, se recordassem que também existem eleições em Portugal. E que nessas, mais do que simplesmente opinar, podem ir às urnas e votar no candidato que preferem por este ou por aquele motivo.

É mais ou menos como aquela ideia de querer mudar o mundo. Antes de se pensar em mudar aquilo que acontece no outro "lado" do mundo é melhor pensar em alterar aquilo que acontece no nosso "quintal". É uma mudança mais fácil de concretizar. Mas acredito que as pessoas vão continuar a saber tudo o que deveria ser feito do outro lado do mundo ao mesmo tempo que ignoram aquilo que acontece por perto e que podem mudar facilmente.

2 comentários:

  1. Claro! toda a gente sabe que há fome em Áfricw ou tem pens dos refugiados que se afogam. Mas não do vizinho do lado que sabem que passa dificukdades.
    Votar? Da muito trabslho.... 'ganham sempre os mesmos"...
    Mas depois queixsm-se. Nisso...esta geração da liverdade a mais peca e muito...

    No outro ouvi um comentario à conta dos atentados que era qq coisa tipo as pessoas que vivem na Europa já não têm lembranças do que foi a a primeira e segunda guerra mundial. Por isso banalizam a ideia de vir uma terceira.
    Aqui tb acho que este povo já não tem memória do que é não ter liberdade e o que significou poder votar.

    Ê triste..

    ResponderEliminar