8.8.13

só agora? porquê?

O final de época do Benfica foi marcado por vários factores. Títulos perdidos nos últimos minutos. Sonhos transformados em pesadelos. Uma péssima exibição na final da Taça de Portugal, que representava a última esperança para os adeptos e sócios (onde me incluo) de ganhar algo apesar de nunca apagar a desilusão. E, o pior de tudo, o episódio protagonizado por Oscar Cardozo e Jorge Jesus no final desse encontro. Na altura, defendi que o prazo do treinador tinha expirado naquele jogo. Mantenho essa opinião e os lenços brancos no jogo de apresentação são a prova de que os benfiquistas já não perdoam nada ao treinador português.

Pior do que o incidente, foi a forma como o clube tratou do mesmo. Tratando Cardozo – um dos activos mais valiosos do clube – como um marginal sem qualquer história no clube. É certo que nenhum jogador está acima de uma instituição. Nunca estará. Mas há formas diferentes de lidar com casos destes. Esta indefinição foi má para o jogador mas acima de tudo para o clube, para o treinador e para os restantes jogadores do plantel. Agora, Cardozo falou ao canal do clube para pedir desculpa e ser reintegrado no plantel.


Não seria mais fácil e adequado ter feito isto logo no dia a seguir ao jogo. Cardozo pedia desculpas a todos. Dizia tratar-se de um acto irreflectido que não seria repetido. E depois ia de férias. Com um processo disciplinar e até com o clube a desejar vender um dos seus melhores jogadores. Desta forma evitavam-se novelas que não ajudam ninguém. E o clube não via o jogador ser desvalorizado com o ocorrido. E mais importante do que tudo, o clube não via a sua imagem e organização colocada em causa.

20 comentários:

  1. Só o fez agora porque a época está a começar e sua excelência estava a ver a sua vidinha bem mal parada. E aquele pedido de desculpas foi tão sincero como o Pinto da Costa vir agora dizer que é inocente em todas as acusações que lhe fazem.

    Mas eu cá não pesco nada de futebol ;) ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau! Tá quéta no pinto pá!

      Ahahahahahah:)

      jinhossssss

      Eliminar
    2. E pronto, a Lia já disse tudo o que eu acho xD
      Até porque, em nenhum momento, o Cardozo referiu o treinador especificamente. Disse apenas que pedia desculpa, entre outros, à equipa técnica xD

      Eliminar
    3. Todos os pedidos de desculpa desportivos são obrigados. Seja no clube a b ou c. Este pedido devia ter sido feito há muito. Para bem de todos.

      Eliminar
  2. HsB a culpa é da falta de estrutura dentro do Benfica, com uma organizaçao ao nivel de clubes distritais. Quase que aposto que este pedido de desculpas é um prenuncio para a venda do Cardozo antes do final de Agosto ( espero estar enganado )

    PS: Tal como tu Bruno, tb sempre defendi que o tempo jo JJ no benfica e no incidente entre ele e o cardozo...preferia que ficasse o cardozo na impossibilidade de ficarem os 2

    ResponderEliminar
  3. Tu sabes que eu gosto de ti? Certo?
    É só para te avisar que hoje não resisti a fazer uma piada com o Cardozo...tinha de ser:)

    Acho toda a situação lamentável.

    jinhossssss

    ResponderEliminar
  4. eu acho este timing para o pedido de desculpas muito mal escolhido. demonstra claramente que é feito mais por conveniência do que por vontade própria.

    e eu também sou daquelas que tenho pena que o clube resolva este tipo de assuntos desta forma. dá má imagem e acho que podiam evitar-se films destes com outro tipo de gestão.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, e apesar de lhe reconhecer algum mérito no trabalho efectuado, o mister JJ já tá fora do prazo e até já tem uma ou duas épocas a mais no SLB, esperemos que o presidente não vá insistir nele até final desta época tb, nós não merecemos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jorge Jesus é um excelente treinador mas parece-me que o seu tempo chegou ao fim no Benfica.

      beijos

      Eliminar
  6. Concordo contigo, em parte. Digo em parte, porque acho que este pedido de desculpas foi uma coisa combinada. Viram que não o conseguiram vender e que os adeptos estavam insatisfeitos e combinaram tudo para poder reintegrá-lo no plantel. Ando muito desiludida com isto tudo. Este ano a Luz não vê a cor do meu dinheiro. O Cardozo pode ter agido mal, mas todos nós já tivémos um momento mau em que explodimos e descarregámos em cima dos outros. Cá para mim não era o único com vontade de fazer o que fez, simplesmente foi o único que o conseguiu. Não acho correcto a forma como o trataram nos últimos tempos, nem a imagem que passaram para fora. Tomaram o partido de um lado descartando logo o outro e isso não se faz, não a um atleta que tanto deu ao clube, que está lá há tantos anos e que tanta dedicação mostrou. E toda esta situação está a reflectir-se no restante plantel, como é óbvio. Quem devia ter saído era o JJ. Numa situação destas o plantel perde o respeito pelo treinador e é tudo menos uma equipa, no verdadeiro sentido da palavra. Espero estar enganada, mas acho que o FCP já pode preparar as faixas do tetra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente penso como tu. Acho que o pedido deveria ter sido feito logo. Mesmo que o quisessem vender. E teria há mesma um processo disciplinar. Isto mudava tudo.

      Eliminar
  7. Concordo a 100% contigo. Mas infelizmente a maioria das pessoas, comentadores e até adeptos não conseguem ver as coisas desta forma. E aposto que se tudo isto se tivesse passado no balneário este filme não teria existido.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Que as pessoas não duvidem que coisas destas acontecem dezenas de vezes por época em diversas equipas.

      Eliminar