Aprendi e sempre ouvi dizer que assumir os nossos erros é sinal de inteligência, maturidade e que revelam o desejo de crescimento e de uma melhor aprendizagem. Por isso, quando erro, pessoalmente ou profissionalmente, não tenho qualquer problema em pedir desculpa aos intervenientes envolvidos no erro e em corrigir aquilo que fiz.
A única coisa que faço é realmente analisar o que se passou. Descortinar o que falhou e perceber se o erro foi mesmo meu. Se assim for, aprendi e dei um passo em frente de modo a não cometer o mesmo erro no futuro.
Se há coisa que todas as pessoas fazem no mundo é cometer erros. Uns atrás dos outros. Aquilo que não percebo é o medo/receio que a maior parte das pessoas têm em assumir que falharam num ou noutro determinado aspecto. Em vez disso, procuram sempre um bode expiatório para uma saída airosa.
Borrar a pintura ocasionalmente não tem mal nenhum. É bem pior estar sempre a culpar algo ou alguém das nossas falhas. Até porque, perfeição não existe. E toda a gente erra. E toda a gente percebe isso. Por mais areia que tentem atirar para os olhos dos outros.
Enviado do meu iPhone
Quando o erro não é encarado como algo natural que contribui para a própria aprendizagem, mas sim como sinal de fraqueza... Daí os problemas em assumi-lo. Quanto a culpar terceiros... é tudo, menos sinal de maturidade.
ResponderEliminarSo true Helena.
EliminarAssim como tu, Homem Sem Blogue, os meus erros profissionais podem ser bem visíveis. Eu não lido muito bem com eles, não no sentido de não os reconhecer, mas fico sempre com a sensação de que tinha capacidade de não os cometer, ou se tivesse com mais atenção, ou se fosse mais incisiva a tratar do assunto, enfim... Condeno-me vezes sem conta, mas a verdade é que servem de aprendizagem.
ResponderEliminarMas o pior, e já me aconteceu várias vezes, é reconhecer o erro, pedir desculpa e, mesmo assim, ser alvo de desconfianças e acusações de má-fé.
Tenho reacções semelhantes às tuas. Sei o que sentes mas aconselho-te a não ligar a quem não tem importância.
EliminarConcordo. Admitir um erro e pedir desculpa é muito mais fácil e evita muitas chatices. Ou pelo menos devia.
ResponderEliminarHá quem ache que o mais fácil é culpar alguém por isso.
EliminarÉ com os erros que se aprende, que se cresce... Mas só se os reconhecermos.
ResponderEliminarGostei muito do texto ;)
É isso mesmo Indigo :)
EliminarObrigado
Concordo inteiramente contigo. Aprendemos sempre e errar é humano agora não reconhecer os erros quando os vemos ,já se torna arrogância e sinal de fraqueza interior. Mas vivemos num Mundo onde vale mais "parecer" do que que "sêr" e daí cada um faz de conta que sabe tudo, que é dono da razão e da verdade.
ResponderEliminarOlha até ás crianças costumo dizer que nós adultos não sabemos tudo e erramos também . E não imaginas para quem é educador o efeito benéfico que isso tem nelas, perceberem que os adultos também têm "falhas" erram como todos e tornam essas crianças e adolescentes mais compreensíveis, mais colaborantes.
Continuação de uma boa semana! :)
Gostei do teu comentário :)
EliminarBoa semana
Não podia estar mais de acordo. Não tenho problema nenhum em assumir os meus erros. No entanto, fico fula comigo quando erro. Quando sei que podia ter feito algo de outra forma e simplesmente não o fiz.
ResponderEliminarTambém fico danado comigo. Mas tento sempre melhorar e não repetir.
EliminarAssumir o erro é a parte mais fácil. Pedir desculpa pelo mesmo, faz parte das boas maneiras e crescimento. Agora, não cometer o mesmo erro, já tenho as minhas dúvidas, e falo em nome de todas as situações, não quero generalizar, porque implicaria analisar diferentes fatores. É claro, que tentamos sempre fugir ao erro, mas o diabo é mesmo tentador. Por vezes damos por nós a repetir "é que não aprendes mesmo", e já caímos no erro novamente. Afinal há sempre a desculpa "errar é Úmano".
ResponderEliminarUma perspectiva interessante sobre o tema :)
EliminarCompletamente verdadeiro o que escreveste. E,claro, concordo palavra por palavra.:)
ResponderEliminarwww.letirose.com
É o que penso :)
EliminarEu sou estupidamente emocional, pelo que de cabeça quente digo muita coisa de que depois me arrependo. E de cabeça quente, não consigo pensar com clareza. Mas depois de arrefecer a cabecinha, quando sei que agi mal, sei reconhecê-lo e peço desculpa. Sou orgulhoso qb, mas não me cai nenhum dentinho por ter que pedir desculpa quando sei que errei :P
ResponderEliminarFazes bem em ser assim.
EliminarSó não erra quem não faz, por isso entendo o erro como um sinal de trabalho, esforço e empenho em realizar algo. E o saber pedir desculpa pelo erro, é e sempre será um exercício de cidadania, educação e humildade que todos juntos, fazem pessoas de carácter.
ResponderEliminarNem mais.
Eliminar