13.8.13

o melhor de sempre?

Comecei a rever a série Prison Break, uma das minhas preferidas. “Só” a tinha visto apenas uma vez e quase de seguida. Rever algo permite analisar aquilo que vemos com outros olhos. A exigência é maior. Os eventuais defeitos são facilmente identificados. Nada escapa aos olhos que procuram tudo aquilo que deixaram escapar na primeira vez. Algo que acontece em quase tudo na vida.

Agora, que estou novamente quase a meio da primeira temporada, mantenho a opinião de que é uma série brilhante. Das melhores que já vi. Daquelas que mais me prenderam à televisão fazendo com que fosse impossível ir deitar-me sem ver mais um episódio. E mais outro. E ainda mais um. Algo que ainda acontece nesta segunda vez. E uma das coisas que mais aprecio é o casting. Simplesmente perfeito. Quase que arrisco dizer que se trata do melhor casting de sempre, no que diz respeito a uma série de televisão. E dou alguns exemplos que me levam a pensar desta forma.

Michael Scofield (Wentworth Miller)


Este actor, que esteve “perto” de ser um dos homens aranha foi muito bem escolhido para o papel do irmão frágil e abandonado que sacrifica a sua vida para salvar o irmão da cadeira eléctrica. Em primeiro lugar era quase desconhecido do público (recordo-me dele apenas de um videoclip da Mariah Carey). Magro, sem ser excessivamente musculado, e inteligente. O cérebro por detrás de tudo. Uma mistura que acabou por cativar mulheres em todo o mundo.

Lincoln Burrows (Dominic Purcell)


O brutamontes musculado que enveredou por maus caminhos acabando por cair numa trama que o leva a ser condenado (injustamente) à cadeira eléctrica. Ao contrário do irmão, Lincoln resolve quase tudo à força. Além dos músculos acaba por revelar ser um apaixonado, sobretudo pelo filho fruto de uma relação fugaz. Mas um exemplo de um actor que acabou por conquistar a audiência feminina.

Sara Tancredi (Sarah Wayne Callies)


A médica da prisão. Aqui, facilmente podiam ter escolhido uma mulher mais vistosa. Uma “bomba” sexual que acabaria por retirar importância ao papel. Em vez disso, e muito bem, escolheram uma morena com uma beleza “normal”, daquelas que podem ser vistas na rua todos os dias. Como é o tipo de beleza que aprecio, aqui me assumo como um grande fã de Sarah Wayne Callies, actriz a quem muitas mulheres não acham qualquer piada em termos de beleza. Eu gosto. E acho que casa muito bem com o papel da filha do governador que é contra as políticas do pai, um defensor da pena de morte.

T-Bag (Robert Knepper)


Provavelmente o actor com o melhor desempenho. A melhor escolha. Duvido que alguém consiga dar vida a um psicopata nascido de uma relação incestuosa melhor do que este actor. Chega a arrepiar o desempenho de Robert Knepper cuja performance roça a perfeição. Aliás, se a perfeição existe, Robert Knepper e o seu T-Bag são exemplo disso mesmo.

Sucre (Amaury Nolasco)


O típico latino que só pensa no amor e no casamento com a namorada. Sucre quer fugir da prisão para não perder a cara metade para o primo. O actor guia-se pelos mandamentos de Deus e é um dos responsáveis do momentos mais divertidos quando a série pretende escapar ao natural dramatismo e ambiente pesado de uma prisão e de uma fuga.

John Abruzzi (Peter Stormare)


Abruzzi está ao nível de T-Bag. Dificilmente poderia ter sido escolhido um actor com um melhor desempenho e expressão facial para um mafioso que está preso para sempre e sem direito a liberdade condicional. Para este homem, só existe vingança. Isso é que o move.

Charles Westmoreland (Muse Watson)


Outra escolha muito boa, apesar de ser um papel de menor relevo. Trata-se do mito da prisão. O homem que roubou uma fortuna mas que esconde ser o autor de tal golpe.

Brad Bellick (Wade Williams)


O guarda prisional, sedento de poder, que deseja subir na carreira depois da frustração de não conseguir ser polícia. A imagem está lá. Os tiques da função que ocupa também. Mais uma excelente escolha.


Estes são apenas alguns exemplos que escolhi. Na generalidade, acho que todos os personagens se enquadram muito bem, fisicamente e no que diz respeito à representação, no seu papel e no que o mesmo representa para a série. É pena que seja daquelas séries com uma curta longevidade porque pouco há para contar quando se foge de uma prisão, apesar das imensas e brilhantes reviravoltas que Prison Break oferece. É daquelas séries que todas as pessoas devem ver. Mesmo que aparentemente não lhe liguem nenhuma (aquilo que me aconteceu na altura do lançamento).

32 comentários:

  1. Grande série , sem dúvida :) E a tua descrição não podia ter sido melhor :)

    ResponderEliminar
  2. Foi uma série que me viciou bastante. Está longe de ser das minhas preferidas, mas é sem dúvida uma grande série!

    ResponderEliminar
  3. Viciante...eram episódios seguidos e até o sono era obrigado a esperar tempos e tempos.
    Relembrar é viver.

    ResponderEliminar
  4. Está a repetir agora na FOX. Com pena, está na fase final da última temporada. Adorei a série da 1ª vez e adoro ainda mais agora. É um vicio tão grande que acordo cedo sabado e domingo de manha. É uma série brilhante, onde tudo se encaixa.
    Já procurei na Fnac se existe os dvd da série (tenho no Pc mas gostava de ficar com com a série original)mas o funcionário informou-me que quem comercializava a série faliu e de momento ninguém a vende. Uma pena!!

    ResponderEliminar
  5. Admitamos. A primeira temporada é a melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim até à terceira foi muito bom! A quarta compensa pelo grande final.

      Eliminar
    2. Tendo em conta a temática da série, acho que é de valor que tenham aguentado várias temporadas com aquilo.

      Eliminar
  6. Concordo, um verdadeiro vício! :)

    ResponderEliminar
  7. Eu tive uma relação, digamos... especial! com esta série. Comecei a vê-la na altura em que ela saiu, e segui-a, mas depois o tempo livre começou a encurtar e houve coisas (tal como seguir séries) que tiveram que acabar. Na altura em que pensei voltar a ver, a série era tão conhecida, tão comentada, tão tudo, que eu perdi o interesse :$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me interessei ao início, tal como com Lost, e depois fiquei preso.

      Eliminar
  8. Adorei a primeira e a segunda mas depois como nos Lost foram enrolando demasiado que perderam a genialidade... muita pena pois adorava ambas!

    ResponderEliminar
  9. Nunca a vi de seguida. Cheguei a ver episódios soltos, mas nada mais.
    Quanto ao Wentworth Miller lembro-me dele de uma mini-série chamada Dinotopia onde ainda era um rapazinho novo. Foi a primeira vez que o vi e de facto tem uma imagem marcante porque assim que o vi no Prison Break associei-o logo.
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Eu o ano passado fiz isso que estás a fazer.
    Esta será sempre a minha série preferida. Lembro-me da primeira vez que a vi, dava por mim a ir ao Hipermercado e a imaginar que eles andavam por ali escondidos nos corredores técnicos em fuga... eheheheh
    Surreal, mas é como dizes, a roçar mesmo a perfeição.
    Dificilmente se conseguirá alguma série ao nível desta.
    Aliás, a Homeland prendeu-me igualmente, mas não com a cumplicidade de todas estas personagens do Prison...
    A primeira temporada então...
    Adoro. Não tenho mais nada a dizer!
    Oh tempo que não comento aqui no teu estaminé, mas hoje não consegui deixar passar...
    E o Scofield e o Lincoln arranca suspiros, é verdade!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fartei-me de rir :)

      Comentas sempre que te apetecer.

      Quanto aos personagens, o T-Bag é extraordinário.

      Eliminar
  11. Faltou o William Fitchner...mas eu perdoo lol bjoka

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda vou na primeira. Mas confesso que ainda escolhi a foto dele :)

      beijos

      Eliminar
  12. Partilho contigo tudo, tudo, tudinho. De todas a 1ª é a genial. Depois as outras foram-me perdendo atté me perderem de vez, eu adormecia, MorMeu ficava a ver...
    Eu e MorMeu somos FÃS do T-BAG. E MorMeu assina por baixo a tua opinião na integra sobre a atriz que faz a médica:)

    Duas curiosidades: O genérico faz parte de um dos CD´s que anda no carro e ainda há pouquíssimas semanas atrás eu tinha pedido a MorMeu que gostava de rever a série para a degustar, lentamente, agora sem sustos, pulos no sofá, pequenos gritos, lágrimas e arritmias:))))

    jinhosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força. Revê que vais gostar. É o que me está a acontecer.

      Morteu tem bom gosto :)

      beijos

      Eliminar
  13. Não me cativou assim tanto, mas não a considero má, agora o meu cunhada ADORAVA essa série e quando saiu tentou "impingir-me" mas não foi bem sucedido, mas bom elenco sem duvida.
    Para mim o melhor elenco foi do BoB (Band of Brothers):
    Damian Lewis
    Neal McDonough
    David Schwimmer

    Mas sem duvida que esse é mais heterogeneo e acrescentava o William Fichtner mas penso ser já da T2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ainda não vi por isso não posso comentar o casting.

      Falta e merecia estar aqui mas falo dele na segunda temporada :)

      Eliminar
  14. Foi a melhor serie que vi até hoje do género. Aliás, acho que não houve mais nada do género. Sou fã da serie e concordo com o que disseste. Mas para mim a melhor temporada foi sem dúvida a primeira. Tive pequena que não continuassem com a serie por mais tempo.

    Recordar é viver. E esta serie traz-me boas recordações! obrigada :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas séries que não deviam acabar mas não havia muito mais para inventar sem mudar por completo a essência daquilo.

      Obrigado eu :)

      Eliminar
  15. Tal como já aí referiram, a primeira série é bastante boa, a segunda devia ter sido a de conclusão. A terceira e a quarta já não acrescentam nada (e o esquema prisão-fuga-nova prisão-nova fuga acaba por se tornar irreal).

    O michael irrita-me um pouco, tal como o ligeiramente manco do Fiennes mais novo me irritava no Flashforward, muito beicinho e muita cara de cão abandonado.

    Ainda assim repito, o conceito da primeira série é muito bom.

    Mas, em termos de prisões, a nível recente esta para mim das melhores que foi feita nos últimos tempos - Oz http://www.imdb.com/title/tt0118421/?ref_=sr_4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Michael tem aquela coisa de falar baixinho mas acho que é para dar esse tal ar de cão abandonado e frágil que vai salvar o irmão.

      A trama é complicada para ter muitas temporadas porque parte do conceito de uma fuga. Nisso concordo contigo.

      Obrigado pela dica Mak.

      Eliminar
  16. por acaso nunca vi.
    Agora viciei-me na série Under the Dome. Recomendo.

    ResponderEliminar