Ontem, assisti a um vídeo de uma entrevista a Liliana Costa, a professora, de 32 anos, acusada de manter relações sexuais com um aluno de 15 anos. O assunto acabou por ser tema de conversa na redacção e referi que achava a professora gira (publiquei uma fotografia no facebook do blogue). Quando disse isto, algumas mulheres da minha redacção – trabalho sobretudo com mulheres – olharam para mim com algum espanto. “É?!?!?!”, diziam com espanto. “Gira?!?!?! Achas mesmo?”, perguntaram. “Sim, acho que é gira. Não estou a dizer que é a mulher mais bonita do mundo. Simplesmente é gira”, referi.
“Tem cara de girl next door”, diz uma colega. “E a nossa vizinha não pode ser gira?”, perguntei. Horas mais tarde, e na presença de outras pessoas e ainda na redacção, o tema voltou a ser falado. Isto após ter visto outras imagens da professora. “Mantenho a opinião de que é gira”, disse. Nesta altura fui apoiado por um colega que tem a mesma opinião do que eu pois também considera que Liliana Costa tem uma beleza normal. Este meu colega depois explicou algo bastante interessante. “As pessoas estão à espera que todos elogiem um “avião”. A professora tem uma beleza que normalmente não é elogiada”, disse.
“É isso mesmo”, disse em concordância. E dei um exemplo de uma mulher que muitas pessoas elogiam e que não me diz nada. “As pessoas fartam-se de elogiar a Irina Shayk. Apesar de a considerar bonita, é uma mulher que não me diz nada. Já estive a centímetros dela e mantenho a opinião de que a Rússia é feita de Irinas ou de mulheres ainda mais bonitas do que a Irina”, referi. O meu colega deu outro exemplo: Gisele Bündchen, explicando não não acha que seja uma mulher do outro mundo mas que todas as pessoas esperam que seja elogiada assim que se fala no seu nome. Concordei e acrescentei que conheço pessoas que estiveram pessoalmente com ela e que ficaram desiludidos porque tinham uma imagem que não correspondeu à realidade.
A beleza está nos olhos de quem vê. E gostos não se discutem. E nem é isso que pretendo debater. Acho é que os elogios fáceis estão totalmente e injustamente desvalorizados. Fala-se numa mulher conhecida e chovem elogios atrás de elogios. Elogia-se alguém com uma beleza simples e existe uma estranheza quase generalizada. Quase como se fosse impossível dizer que uma pessoa simples é bonita. A simplicidade não elimina a beleza. Em muitos casos até a valoriza. Mais do que a excessiva produção. E o elogio fácil não perde valor pela facilidade com que é feito.
Completamente de acordo. Existem muitas mulheres e homens que são adorados e elogiados por todos, mas que eu olho e digo «mhe...não acho nada de especial».
ResponderEliminarMas isso é como tudo: com comida, cores, roupa, música, etc... São gostos. Cada um sabe dos seus.
Gostos não se discutem, apreciam-se :)
EliminarÓ HSB desculpa lá mas com tanta mulher para elogiar vais logo dar destaque a uma criminosa?Se fosse um professor podre de bom a se envolver com uma aluna já todos iam dizer que era pedofilia.É de uma hipocrisia tremenda este país!!!
ResponderEliminarA mulher veio à conversa na redacção. Expliquei que achava que era gira e expliquei que acho que é fácil que um adolescente se encante por qualquer professora. Daí ela ser o exemplo. Porque a conversa foi "sobre" ela.
EliminarDe resto, não sou ninguém para a julgar. Ela diz que é mentira. O aluno diz que é mentira. Eu não sei se é verdade ou não.
Mas nada disso tem a ver com este tema. O tema é apenas a beleza vulgar. Podes trocar esta mulher por qualquer outra.
Parece que ela já foi julgada na praça pública, como muitas vezes acontece por cá, em terras de nosso Portugal.
EliminarDepois, o que é que tem a ver o facto de ser gira (ou não) com o que poderá ter feito? São indissociáveis? Se a Sara Sampaio virasse serial killer, deixava de ser gira?
Também separo a eventual beleza das situações. Ainda recentemente houve uma detida (brasileira se não me engano) que foi muito elogiada pela sua beleza e cabelos cuidados após vários anos detida.
EliminarE aquele norte-americano que até levou à criação de uma espécie de clube de fãs devido a uma atraente (nas palavras delas) "mugshot". Acho que até angariaram dinheiro para as despesas legais! Já ele estava indiciado de umas coisas um pouquito desagradáveis, diga-se de passagem.
EliminarNem mais!
EliminarAcho que as tuas colegas não disseram isso por mal, a professora até é gira é, mas aparenta ter muito mais que 32 anos e isso é suficiente para uma mulher não a considerar gira. Se ela tivesse 42 provavelmente elas iriam concordar contigo.
ResponderEliminarAcho que as tuas colegas não disseram isso por mal, a professora até é gira é, mas aparenta ter muito mais que 32 anos (ou 34 em alguns locais escrevem 34) e isso é suficiente para uma mulher não a considerar gira.
Para quem tem 32 ou 34 anos não a acho realmente nada de especial e na foto que publicaste está muito favorecida, quem vir o vídeo da entrevista percebe-se isso.
Já em relação à Irina acho-a bonita mas é uma beleza bastante vulgar, a Gisele é elegante mas não se pode dizer que seja especialmente bonita.
Eu não digo que disseram por mal. Digo é que existe uma estranheza generalizada quando se elogia o inesperado, normal.
Eliminarepá tenho de me meter na conversa desculpa lá. "a Irina bonita mas uma beleza bastante vulgar"? sim sim... super vulgar. comum até mais não. Língua, é o que vejo mais por aí a cada virar da esquina é uma mulher com a beleza da Irina. hahahaha kudos!
EliminarEu mantenho a minha opinião (com base no que vi a centímetros de distância e não em imagens). Acho que a Rússia "é feita" de Irinas ou mulheres ainda mais bonitas. Mas isto da beleza depende sempre de quem vê, E gostos não se discutem, apreciam-se. Haverá quem a ache a mulher mais espectacular do mundo. Haverá quem não goste. E haverá quem não se aqueça nem arrefeça com ela.
Eliminarcomo reparaste HSB, eu nem estou a discutir gostos. aceito que haja quem goste e quem não goste, e aceito que hajam tipos de beleza que fazem mais o género da pessoa do que outros. agora dizer que a beleza dela é vulgar é falta de imparcialidade e distanciamento na análise. Dou um exemplo pessoal. Não gosto da beleza da Penélope Cruz. Não faz o meu género. Agora sei reconhecer que a beleza dela não é comum nem vulgar. A mesma coisa com a Gwenyth Paltrow. Não faz o meu género. Não gosto particularmente. Agora reconheço que não há por aí Gwenyths ao pontapé ao virar da esquina. Got it?
EliminarSe for comparar a Irina com a beleza do seu país tenho de concordar que é vulgar. Sendo que este vulgar não é para criticar. É apenas para referir que a beleza da Irina é bastante comum no seu país onde as mulheres têm traços bastante semelhantes aos seus. O problema é olhar para a beleza vulgar como sendo inferior.
EliminarEu não considero a Irina Shayk uma mulher bonita, mas sim uma mulher fabricada.
ResponderEliminarTal como eu.
EliminarConcordo com tudo, inclusivamente que ela é gira. :-)
ResponderEliminarÉ uma beleza normal :)
EliminarEla é engraçada. embora ache que o cabelo não a favorece. É a minha opinião
ResponderEliminarTem uma beleza normal.
EliminarOlá :)
ResponderEliminarPermite-me desviar um bocadinho do ponto mais debatido, porque apetece-me dizer isto:
- Todas as mulheres, e já agora, todos os homens, merecem e precisam de elogios. Simples, sinceros, amáveis, não conotáveis com reles piropos. Algo que realce a beleza que realmente reside em todos. Pode ser ao sorriso, à gentil maneira de ser, ao novo corte de cabelo. Ser normal não é defeito.
E tens toda a razão nisso. E esses elogios costumam ser o que mais falta fazem.
EliminarNão podia concordar mais contigo.
ResponderEliminarÉ apenas um ponto de vista.
EliminarA beleza é subjectiva.
ResponderEliminarAndar a discutir "girezas"...
Está nos olhos de quem vê. A questão é a desvalorização do elogio "fácil".
EliminarTenho de espreitar a tua página do FB(sabes que trabalhei 20anos nessa escola?), mas não conheço a professora.
ResponderEliminarSaí no ano que ela entrou.
Quanto à Irina, é gira, mas não me diz nada.
Beijinho
Uma coincidência gira :)
EliminarBeijos
So eu que nunca tive uma professora assim atenciosa, senão concerteza as minhas notas tinham sido bem melhores xD
ResponderEliminarAn0nymUs
hahahahaha
EliminarFui ao facebook do blogue e não encontrei a fotografia, não me posso pronunciar.
ResponderEliminarO link estava no texto. Aqui fica:
Eliminarhttps://www.facebook.com/homemsemblogue/photos/pb.356792764393954.-2207520000.1429866617./849366458469913/?type=1&theater