9.8.13

dicas em passo acelerado

Se tivesse que fazer uma hierarquia do desporto que pratico o topo da tabela seria ocupado pelo futebol. O segundo e terceiro lugares seriam ocupados, em pé de igualdade, pelas modalidades que pratico no ginásio e pela corrida ao ar livre. Destas, a última é aquilo que se chama um desporto da moda. Correr está na moda. E ainda bem. Não importa se as pessoas correm porque o vizinho do lado corre ou se correm porque leram num sítio qualquer que toda a gente corre. Se o fazem, ainda bem. É benéfico para a saúde. Porém, muitas pessoas pensam que, para correr, basta escolher uma roupa qualquer, um calçado qualquer e desatar a correr estrada fora. E isto é um erro. Como algumas pessoas já me têm feito perguntas sobre corrida, decidi publicar aqui algumas dicas pessoais. Conselhos que posso dar pela experiência que tenho e também coisas que fui aprendendo ao longo dos anos em que corro e pratico desporto.

Em primeiro lugar é fundamental fazer uma avaliação física. Se não praticam desporto há muito tempo, façam uma avaliação física. Não custa nada e pode evitar uma série de lesões e problemas indesejados. Cada pessoa é diferente e um programa desportivo desajustado pode ter consequências bastante negativas.

Roupa e calçado
Vejo muitas pessoas a correr com ténis casuais que em nada são aconselhados para o desporto. Isto pode causar lesões graves que as pessoas nem imaginam. Para correr, é necessário calçado adequado. Com amortecimento da passada. E com isto não digo que sejam necessários cem ou duzentos euros. Existem modelos mais acessíveis em diversas lojas e de diferentes marcas. Porém, pessoalmente considero que dar oitenta ou cem euros por ténis para correr é um investimento que vale a pena. E que o corpo agradece. Antes de comprarem ténis, façam um teste e vejam que tipo de passada têm: pronador (se gastam mais sola do lado exterior do pé), supinador (lado de dentro) ou neutro. Em caso de dúvida vejam a sola do calçado que têm em casa. Quanto à roupa, aconselho peças leves e com tecnologias que não acumulem transpiração. E de cores vivas (para quem corre de noite em locais pouco iluminados). Tal como os ténis, a roupa encontra-se em qualquer loja e a preços acessíveis.

Percurso
Actualmente, existem percursos de corrida em quase todos os locais. Uns próprios. Outros que passaram a ser usados por quem gosta de correr. Antes de iniciarem a corrida, podem estudar o local e escolher o percurso que mais se adapte ao que pretendem. Inicialmente, e se possível, evitem grandes subidas. Se forem correr sozinhos, não tenham vergonha de correr com um grupo que siga a um ritmo bom para vocês. Em caso de monotonia, inventem percursos alternativos a percorrer.

Eu e os outros
Muitas pessoas julgam que podem correr 10 quilómetros no primeiro dia de corrida apenas porque “os outros também correm.” Esqueçam os despiques com quem já corre há mais tempo. Devagar se vai ao longe. Quando se sentirem bem com uma distância, aumentem a distância a percorrer. Ou tentem fazer a mesma distância num tempo mais rápido. Criem os vossos objectivos sem pensar naquilo que os outros fazem.

Hoje não que estou com dores nas pernas
Quem não pratica desporto há muito tempo tende a ficar dorido no dia seguinte a uma corrida. Aqui, cada qual conhece o seu corpo. Mas, na maior parte dos casos, estas dores pedem mais treino. Se a pessoa desiste quando tem dores (que não são mais do que cansaço muscular) vai voltar a sentir dores quando voltar a correr depois da pausa. Se insistir, passados três ou quatro dias as dores vão embora. Mas, volto a dizer, cada qual conhece o seu corpo e saberá se são dores musculares ou se é alguma pequena lesão que inspira cuidados.

Música
Há quem não goste. Pessoalmente, não dispenso música nas minhas corridas. O que costumo fazer é evitar escolher músicas calmas demais. Pelo simples facto que quando as ouço tendo a baixar o ritmo da corrida. Como tal, músicas mais mexidas puxam por mim. Um conselho que dou é alterarem a playlist com frequência. Assim, não se associa uma música a um determinado percurso ou distância percorrida. E cuidado com o volume para quem corre na estrada ou noutras zonas onde existam eventuais perigos.

Outro patamar
Quem levar isto da corrida mais a sério poderá entrar num mundo cheio de inovações. O que não faltam são aparelhos para tudo e mais alguma coisa. Para as calorias, para a frequência cardíaca, para a velocidade, distância e por aí fora.

Já aqui disse e volto a dizer. Correr é das coisas mais viciantes que existem. Assim que se começa, deseja-se sempre mais. E mais. E ainda mais. Atrevam-se a descobrir! Acima de tudo, é bom que as pessoas se mentalizem para a necessidade de uma prática desportiva frequente. Já que só temos uma vida, que seja vivida de forma saudável.

22 comentários:

  1. Tens toda a razão!
    Adoro correr, sinto-me revigorado quando corro!

    Boas dicas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E que saudades tenho eu de correr. Infelizmente os meus joelhos não me permitem :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que pratico desporto que o meu maior receio são os joelhos...

      Eliminar
  3. Boas dicas, mesmo não sendo grande fã de desporto.

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas. :) Não tenho por hábito correr porque sei que o meu rendimento físico não é muito grande. Assim opto por caminhadas ou pela bicicleta. E sinto o mesmo que tu, tento ouvir músicas bem mexidas porque quanto mais ritmo tiver a música mais eu me mexo. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que importa é que faças desporto. Isso é que importa :)

      beijos

      Eliminar
  5. Uma questão em relação à avaliação física: onde fazer? Num ginásio? Mas se depois não o for frequentar, por escolher correr, não é boa ideia, pois não? No médico de família? Eu percebo que é uma pergunta totó, mas toda eu sou totó no que diz respeito ao desporto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres ir para um ginásio, faz no ginásio sem problemas. Se não estiveres interessada, podes fazer com o teu médico. Marcas consulta, dizes o que pretendes fazer e ficas a saber quais os exames a fazer.

      Nunca se deve ter receio de perguntar :)

      Eliminar
    2. Obrigada pela informação! :-)

      (O mais provável, no entanto, é deixar-me ficar na minha vida parada - enfim, tão parada quanto os três filhos deixam)

      Eliminar
    3. Eu aposto que arranjas tempo para uma corrida. Aparece na margem sul e corremos. Puxo por ti :)

      Eliminar
    4. Não me esqueço da oferta simpática... mesmo que não faça nada! :)

      Eliminar
  6. Apenas tenho de arranjar umas sapatilhas para correr, as minhas ultimas romperam-se do uso e agora estou a usar umas baixas horriveis de futsal

    ResponderEliminar
  7. Adorava gostar de correr ...mas realmente não é o meu caso...ainda andar a passo acelerado não me importo nada :) ... contento-me com o gymn e os passeios ao ar livre com a minha cadelinha ou mesmo sozinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não gostas, posso perguntar?

      Eliminar
    2. ...não que tenha parado muito para pensar nisso...mas acho que é pelo fato do meu coração acelerar a tal ponto que parece que perco o controlo..e não gosto dessa sensação...eu sei que parece um pouco tonto :)

      Eliminar
    3. Porque não usas um medidor de frequência cardíaca para perceberes que está tudo ok? :)

      Eliminar