29.10.15

erros comuns que mais desgastam os casais

Desconfio sempre de quem assume viver uma relação perfeita onde não existem erros de parte a parte. Em primeiro lugar porque não acredito na ideia de perfeição. E caso ela eventualmente exista será bastante monótona e em tudo semelhante a uma linha recta. E acredito que muitas pessoas que defendem ter uma relação perfeita cometem erros. Erros que são bastante comuns, que quase todas as pessoas cometem mas que poucas reconhecem como sendo um erro que poderá marcar a relação pela negativa. E a repetição frequente destes erros (que não são reconhecidos) acaba por levar ao desgaste, mais ou menos intenso, de qualquer relação. Um conjunto de especialistas revelou ao site Everyday Health quais os erros mais comuns que acabam por desgastar seriamente as relações.

"O que tens? Nada"
O famoso "nada" é um dos erros mais cometidos. Fingir que nada se passa quando na realidade existe algo que aborrece alguém ou que magoa vai acabar por deixar marcas como tensão e ressentimentos acumulados. Se um questiona porque percebe que algo não está bem e o outro não responde, o problema não será resolvido. Não sendo resolvido é um problema que está sempre a aparecer.

"Os sogros"
Sempre vi isto como um mito mas parece que os sogros são mesmo motivo de conflito entre alguns casais. O ideal aqui é estabelecer regras. Combinar jantares, alternar férias e outras coisas mais. As regras acabam com as discussões.

"Esquece lá a nossa noite"
Uma noite a dois é fundamental para qualquer casal. E em vez de arranjar desculpas para não ter essa noite devem ser encontrados motivos para que nunca deixe de existir. Esquecendo problemas de força maior, nunca devem abdicar desta noite que permite cultivar a ligação e manter conversas que o casal não tem junto de filhos, familiares ou amigos.

"Sexo? Quero dormir que tenho sono"
Nos dias que correm os casais têm cada vez vidas mais agitadas profissionalmente. Muitos saem cedo e chegam tarde a casa, o que leva ao cansaço. Mas quando existe vontade de ter sexo é necessário encontrar tempo para o mesmo. Nem que seja logo de manhã ou ao fim-de-semana. O sono é que não pode vencer.

"Vou-me embora"
Abandonar uma discussão a meio pode marcar negativamente, de uma forma muito forte, uma relação. Sobretudo quando surgem os insultos e quando se começa a bater portas. Acaba por ser um jogo de poder em que uma pessoa sente-se abandonada e impotente. Se ficar sozinho é mesmo necessário essa ideia deverá ser transmitida com calma. "Vamos parar a conversa e já conversamos. Dá-me uns minutos para ficar sozinho e clarificar as ideias", é uma solução.

"Finalmente tempo a dois... com televisão e tablets"
Nem sempre é fácil encontrar tempo para estar a dois. Quando ele existe passar a maior parte do tempo a ver televisão, concentrado num tablet ou a ver emails é uma grande fonte de distracção. Por mais old school que isto possa parecer, jogar jogos de tabuleiro é uma boa opção. Ou simplesmente conversar ou namorar.

"Foste fantástico(a)"
Fingir orgasmos e fingir que se gosta de determinada posição sexual pode ter um impacto negativo na relação e até é injusto para o parceiro. A honestidade ajuda até à melhoria da vida sexual.

"Não é preciso férias a dois"
Férias em família (ou com amigos, para quem gosta) podem ser muito divertidas mas impedem que o casal tenha oportunidade de descansar e namorar. Se possível o casal deve tentar, pelo menos uma vez por ano, férias a dois, ou pelo menos um fim-de-semana, mesmo que seja perto de casa.

"Já não vou estar com os meus amigos"
Muitos casais quase que cortam relações com amigos quando se juntam. Mas é importante ter tempo para os amigos e para os interesses de cada um. Podem existir algumas regras mas é importante que exista confiança e que continuem a ser cultivadas as amizades anteriores à relação.

"Casei-me, por isso é normal ganhar peso"
É comum que os casais ganhem peso e se desleixem com a aparência quando se juntam. Mas isto tem consequências físicas e emocionais em ambos. Um compromisso é uma boa solução. É bom que exista um pacto de que se vão manter activos e que vão manter uma alimentação saudável.

Tenho a certeza absoluta de que qualquer pessoa que leia este texto irá reconhecer no mínimo um destes erros. Tenho a certeza que todas as pessoas já cometeram pelo menos um destes erros. Acredito também que até o fazem sem ter a noção de que terá um impacto negativo na relação. E também sei que todas as pessoas vão reconhecer estes erros como básicos. Porém, evitar os mesmos é mais fácil na teoria do que na prática.

6 comentários:

  1. Eu e a minha sogra ... tolera-mo-nos, voltar as costas a meio de uma discussão oh oh tenho vestido desse pano como diria a minha avó.... e é só o resto a malta faz uma forcinha. Mas a frase "Na minha casa os meus pais nunca te trataram como eu fui tratada na tua", faz parte do meu vocabulário de espingardar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que quase todas as pessoas cometem muitos dos erros que estão aqui sem que tenham noção do mal dos mesmos.

      Eliminar
  2. porque será que me revejo em algum ponto... huumm??
    parabéns pelo blogue :)
    visite o meu , caso esteja interessado.
    http://clothes-and-others-things.blogspot.pt
    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todas as pessoas se identificam com algo.

      Obrigado pelas palavras e podes tratar-me por tu, ok? :)

      Beijos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Desconheço a tua definição de plágio.

      "Um conjunto de especialistas revelou ao site Everyday Health quais os erros mais comuns que acabam por desgastar seriamente as relações."

      Em nenhuma parte digo que fui eu que fiz isto.

      Eliminar