A minha relação com a Inês Mocho não vai além das redes sociais onde vou acompanhando o seu trabalho enquanto maquilhadora profissional e formadora de maquilhagem. “Maquilhagem Real para Mulheres Reais” é o nome do livro da Inês que convida o sexo feminino a percorrer uma viagem pelo mundo da maquilhagem. A Inês promete que as leitoras se vão divertir, podendo ser sofisticadas e elegantes num dia e arrojadas noutro. Tudo sem medos, até porque a maquilhagem pode ser removida com uma simples lavagem. Numa época “artificial” gosto de tudo aquilo que é real e pensado em pessoas reais. Por isso, fica aqui a dica para quem quiser aprender com a Inês Mocho.
As mulheres irreais, desenhadas em 3D, não precisam de maquilhagem.
ResponderEliminarQualquer coisa que diga para mulheres reais devia ser automaticamente recusada por todas as mulheres porque é simplesmente estúpido e tem implícita uma atitude xenófoba.
Percebo o que dizes mas percebo também o alcance do título. Acho que é uma forma de chegar às mulheres e de passar a ideia de que se trata de maquilhagem do dia-a-dia e não aquela que demora muito tempo e que é feita em produções de moda por exemplo.
EliminarToda a maquilhagem é de dia-a-dia se passamos mais tempo ou menos a aplica-la depende da ocasião e se usamos menos ou mais quantidade de produtos.
EliminarOs produtos são basicamente os mesmos, tirando um ou outro produto específico de desfiles que também não se encontram em qualquer loja, a maquilhagem é igual para toda a gente.
Eu percebo a ideia apenas a acho descabida. Enfim, a culpa é da Dove e das mulheres que saíram em manada a aplaudir a campanha.
Eu não acredito que a maioria das mulheres demore mais de uma hora por dia a maquilhar-se. E também não acredito que a maioria das mulheres saiba maquilhar-se da mesma maneira que uma maquilhadora profissional sabe. Posso estar errado mas é a ideia que tenho. Aliás, por isso é que para determinados eventos as mulheres recorrem aos profissionais.
EliminarPor isso é que o título não me choca minimamente.
O que são mulheres irreais?
ResponderEliminarDepende do objectivo da tua pergunta. Se estivermos a falar num contexto sem livro, não existem. Todas as mulheres são reais.
EliminarQuanto ao livro, vou explicar a minha leitura do título. Enquanto jornalista já entrevistei mulheres que protagonizam uma sessão fotográfica que ilustra a entrevista. Essa produção envolve sempre uma maquilhadora profissional que maquilha e penteia a convidada. Em alguns casos este processo demora mais de uma hora. Ou seja, maquilhagem e cabelos demoram mais de uma hora.
Para mim, nesse sentido, este é um tipo de maquilhagem "irreal" no sentido de que a mulher "comum", a tal mulher que pode ser vista como "real" e que trabalha e que tem diversas coisas para fazer ao longo do dia não passa diariamente mais de uma hora a maquilhar-se e a pentear-se antes de ir para o trabalho. Maquilha-se em muito menos tempo do que isso.
Nesse sentido, considero que "maquilhagem real" é aquela que não demora muito a fazer e que "mulheres reais" são aquelas que não dedicam diariamente mais de uma hora a maquilhar-se antes de sair de casa.
Esta é a minha leitura do título do livro. Para saber o verdadeiro significado do título é necessário falar com a autora.
São as mulheres desenhadas em 3D, já a maquilhagem irreal é o Photoshop.
EliminarIsso dava uma grande discussão.
EliminarO título está bom,as pessoas é que gostam de complicar.
ResponderEliminarCada vez mais é preciso lembrar que a maior parte das mulheres são "reais" e a vida deve adaptar-se a elas e nào o contrário.
O mesmo é válido para os homens,óbviamente.
Mata Hari
Acho que o título não tem nada de errado.
EliminarInteressante.
ResponderEliminarJá tive oportunidade de ver o livro e acho que é interessante.
Eliminar