Existem cada vez mais pessoas que apostam nos alinhadores invisíveis para alinhar os dentes. Ainda assim, estamos perante uma área em que existem muitas dúvidas. Que acabam por confundir aqueles que querem apostar neste tipo de tratamento ortodôntico. Por isso, se estás a pensar fazer algo semelhante, fica a par das respostas, partilhadas pela Impress, para as cinco perguntas mais comuns sobre alinhadores invisíveis.
1 - Como é que funcionam os alinhadores invisíveis?
“Ainda antes de iniciar o tratamento, é realizado um scan para se poder visualizar e avaliar a situação da boca e dos dentes. Conforme o resultado do scan, é feito um planeamento do tratamento que tem em conta as movimentações dentárias futuras e a quantidade de alinhadores necessários. Assim, mesmo antes do tratamento, é possível visualizar o resultado final, saber quantos alinhadores são precisos e durante quanto tempo”.
2 – Os alinhadores invisíveis causam algum tipo de dor durante o tratamento?
“Por norma, os alinhadores invisíveis não magoam nem causam dor. Nos primeiros dias de utilização, é comum o paciente sentir alguma pressão provocada pelos alinhadores, o que é normal tendo em conta o período de adaptação, mas rapidamente se habituam e dão continuidade ao tratamento com toda a comodidade”.
3 – Qual a diferença entre alinhadores invisíveis e aparelhos de contenção?
“Embora visualmente semelhantes, os alinhadores invisíveis e os aparelhos de contenção servem propósitos diferentes. Os alinhadores invisíveis permitem movimentar os dentes para o encaixe ideal enquanto os aparelhos de contenção servem para serem utilizados após o tratamento, para garantir que estes se mantêm na mesma posição”.
4 – Quanto tempo demora o tratamento com alinhadores invisíveis?
“O tempo do tratamento varia de paciente para paciente, consoante a complexidade do seu caso. Ainda assim, os alinhadores invisíveis permitem conseguir um sorriso alinhado num período de tempo menor, entre 6 a 9 meses, na maioria dos casos”.
5 – Como é que se limpam os alinhadores?
“É importante higienizar os alinhadores com frequência para evitar possíveis manchas ou desconforto causado pelo mau hálito. Assim, os alinhadores devem ser escovados, diariamente, com cerdas macias e lavados com água em abundância e um pouco de sabonete neutro. Sempre que o paciente fizer a sua higiene oral diária, deve higienizar também os alinhadores”.
Sem comentários:
Enviar um comentário