17.2.16

não preciso de abraços nem de beijinhos

Não sendo o fã número um de Cristiano Ronaldo consigo apreciar muitas das coisas que faz dentro de campo e também fora dele. E tal como critico algumas atitudes menos positivas elogio cada um dos momentos em que impede que os jornalistas estrangeiros o tentem “rebaixar” ou colocar num patamar que não é o seu. Algo que aconteceu ontem numa conferência de imprensa.

Primeiro foi a comparação entre Messi, Neymar e Suárez e Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale elogiando a amizade do tridente ofensivo do Barcelona e questionando se não é isso que falta aos três jogadores do Real Madrid. “No Manchester United vencemos a Liga dos Campeões e não conversava com Giggs, Ferdinand e Scholes para além de dizer bom dia. Depois, não tenho de jantar com Benzema nem com Bale. O importante é o que fazemos em campo. Não preciso de beijos ou abraços. Somos profissionais”, disparou.

As palavras de Cristiano Ronaldo não deveriam ser uma surpresa para ninguém. Podem existir equipas em que realmente todo o plantel é amigo mas na maioria das equipas isso não acontece. Existem pessoas que se dão mesmo muito mal. Mas na hora de jogar não há problemas com ninguém, tem de imperar o profissionalismo. E isto aplica-se a uma equipa de futebol como a qualquer empresa. Não tenho problemas em assumir que não gosto de diversas pessoas com quem trabalhei. Não gosto da forma como trabalham, da forma como lidam com os colegas nem da maneira de ser. E isto impediu que existisse uma relação para além do campo profissional. Por outro lado, nunca impediu que as coisas profissionalmente funcionassem bem.

É óbvio que se todas as pessoas forem amigas será melhor. Mas isto é quase impossível. Seja onde for. E por variados motivos. Para começar, porque as pessoas são diferentes e nem sempre compatíveis. Depois, porque numa equipa ou numa empresa existe sempre competitividade, algo que muitos levam a sério. Existem determinados lugares que todos querem ocupar mas que apenas alguns conseguem ocupar. Existem pessoas que colocam veneno noutras que facilmente se deixam manipular. Existem muitas coisas que acabam por tornar impossível que todas as pessoas sejam amigas umas das outras. E num ambiente assim é quase impossível que todas as pessoas sejam amigas de verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário