Tenho um amigo que gosta dos pequenos prazeres da vida. Não dispensa viajar, em média, duas vezes por ano. Não abdica de um bom jantar. Não acha caro gastar um pouco mais de dinheiro num bom vinho. Resumindo, no que diz respeito a prazeres deste género, não olha a preços. Prefere gastar dinheiro em coisas que lhe dão prazer em vez de acumular notas e mais notas na carteira.
Este estilo de vida faz com que ouça, com bastante frequência, coisas como: “deves ser rico para andares sempre a viajar” ou “deves ganhar muito bem”. A resposta dele é sempre a mesma. Simples e directa. “Não sou rico. Apenas gasto dinheiro. Só isso”, responde. E, dá o exemplo de uma colega. Que trabalhava muito. Sempre que possível, trabalhava horas extra para juntar mais uns euros. Infelizmente, um problema de saúde roubou-lhe a vida.
A perspectiva dele é esta: “Se me acontecer o mesmo, de que me vale ter dinheiro acumulado? Vai servir-me para quê? Prefiro o prazer de fazer as coisas de que gosto”, explica. Este meu amigo é solteiro. E acredita que no dia em que vier a ser pai irá mudar de opinião e perspectiva. Acredita que provavelmente irá passar a poupar mais dinheiro porque passa a ter uma pessoa que depende de si. Enquanto esse momento não chega, opta pelas coisas boas da vida.
Não sei se quem o critica são pessoas que queriam viajar e infelizmente não podem. Quer seja porque o dinheiro tem de ser aplicado noutras coisas ou porque têm a cultura da poupança. Pessoalmente, não o critico. Acho até que faz muito bem em ser assim. Em aproveitar para viver coisas que não sabe se poderá viver no futuro. Até porque, quando se começa a pensar muito nos “ses” da vida, acaba por não se fazer nada.
Aproveitar a vida! Sempre! Nem sei como se pode pensar de forma diferente! (também existem conceitos diferentes de "aproveitar a vida") =)
ResponderEliminarPenso como tu. Aproveitar da forma que mais nos realiza :)
EliminarBom dia!
ResponderEliminarAcho que como em tudo na vida, tem que haver equilibrio!eu adoro viajar e é em viagens que gasto mais dinheiro. No entanto, é impensável para mim ficar a zeros por causa de uma viagem ou de outra coisa qualquer, acho que com racionalidade conseguimos conciliar "os prazeres da vida" com uma poupançazinha que nos pode vir a dar um jeitão, em situações de vida mais complicada.
A pessoa em questão não fica a zeros. Simplesmente, prefere viajar do que ter mais dinheiro.
EliminarLevo uma vida semelhante à que descreves. Também não sou rica, felizmente não ganho mal mas, mais do que o dinheiro, é uma questão de escolhas e atitude perante a vida. Uns escolhem gastar nos prazeres da vida, outros escolhem gastar noutras coisas e outros escolhem não gastar.
ResponderEliminarO que me chateia são exactamente esses comentários que tanta gente insiste em fazer. Acham-se nesse direito apenas porque fizeram escolhas diferentes das minhas. Ou optaram por um bom carro, ou por ter filhos cedo...mas viajar ou ir a restaurantes já é estravangante!
Não quero generalizar, claro que há quem não possa mesmo, ainda que a vontade exista mas, pela minha experiência e só por isso falo, não são essas pessoas que normalmente fazem estas observações.
As pessoas criticam aquilo que os outros fazem por razões que deixam muito a desejar. Ouve-se cada coisa.
EliminarEu acho que o meio termo é o ideal. Dá para juntar um pouco e gastar o resto. Se ele tem algum azar e não tem dinheiro para isso ? O dinheiro não compra tudo mas ajuda muitas vezes.
ResponderEliminarConcordo com este comentario.
EliminarTens razão mas acredito que ele não gaste tudo o que tem.
EliminarEu sou um pouco assim. Viajar é uma das minhas grandes paixões e prefiro poupar noutras coisas e gastar nisto. Viajo pelo menos duas vezes por ano e não sou rica. Sou muito poupada, isso sim :)
ResponderEliminarAcho que fazes muito bem em ser assim :)
EliminarSou como o teu amigo, temos de aproveitar a vida e gastar dinheiro num bom jantar, às vezes sabe tão bem!!
ResponderEliminarEu penso dessa forma. Não deixo de jantar com a minha mulher ou família por causa do dinheiro.
EliminarSabes costumam-me dizer isso muitas vezes... já perdi a conta! Eu costumo responder sempre "cada um tem as suas prioridades e as minhas não são iguais às vossas" mas enfim... gostam é de falar! :)
ResponderEliminarTão verdade o que tu dizes :)
EliminarA piada está em querer ser pai...infelizmente conheço muita gente que prefere ter uma vida assim e não ter filhos...é claramente muito mais simples!
ResponderEliminarLá está, prioridades.
Eliminarpoupar e gastar! o importante é saber quando fazer um e quando fazer o outro. eu adoro viajar e costumo dizer que trabalho para o poder fazer, mas também sei quando devo poupar e graças a Deus, tenho a possibilidade de ter sempre algum dinheirinho de parte para uma eventualidade.
ResponderEliminarMas há quem queira poupar tudo a pensar no amanhã sem saber se viverá o amanhã.
EliminarConcordo com tudo. E também com algo não dito, que é a evidencia que, embora nem sempre, o dinheiro pode-nos poupar a vida ou pelo menos permitir-nos masi uns anos dela quando temos um problema de saúde. Mas concordo que ele deve aproveitar sobretudo agora que não tem familia com que se preocupar.
ResponderEliminarfiquem bem e usufruam avida
Eu sou totalmente a favor de quem gosta de aproveitar a vida e não tem receio da opção que escolhe.
EliminarInteiramente de acordo.
ResponderEliminarNos dias que correm, nada é garantido e, se uma pessoa pode usufruir dos prazeres simples e bons da vida, por que não?
Jovens, vivam a vida.
Beijinho
Muito bem dito!
Eliminarbeijos
Nada de críticas para o amigo por aqui:)))! Penso exatamente assim...até porque tenho tido à minha volta exemplos do resultado de o não pensar...No meu caso estou mesmo a preparar uma viagem com o maridão e filhotes a um destino desejado há muito....se financeiramente é o momento certo...pois não...mas é por certo o momento ideal para o fazermos juntos perante a incerteza esse sim comprovada do que será o futuro!!
ResponderEliminarBeijinhos
Maria
É assim que penso. Tal e qual. No teu lugar faria o mesmo.
Eliminarbeijos
Totalmente de acordo com o teu amigo.
ResponderEliminarA vida é simplesmente o conjunto de experiências que vivemos.
De que serve viver apenas para amealhar riqueza e até ter bens em detrimento de uma vida vivida.
Morrer mas a ter a consciência de que vivemos alguma coisa.
Obviamente que as responsabilidades financeiras estão em primeiro lugar. Não vale andar a estourar o que não se tem. Mas com racionalidade e até uma ou outra loucura, acho MUITO bem!
Penso como tu. Resumindo o que dizes, é preciso saber aproveitar a vida.
EliminarPara que não viver o dia para poupar para amanha, se podemos não chegar lá? Nao digo que se deva ter sempre a conta a zeros, mas o que interessa é viver cada dia fazendo o que mais gostamos e se tivermos dinheiro para tal melhor.
ResponderEliminarEu tento fazer o mesmo, umas vezes com mais sucesso que outras, seja em viagens ou em pequenos prazeres diarios, onde para mim se inclui juntar 1x por semana os amigos numa jantarada ;)
Fazes muito bem. Por exemplo, o pessoal do ginásio fez um almoço. Correu bem, horas de conversa. Já se fez mais um e passa a ser mensal. E são estas pequenas coisas que nos dão prazer.
EliminarTem que haver sempre um equilíbrio. Por aqui, vai-se poupando, sim, mas também não me inibo de ir comer fora quando me apetece, de comprar algo mais caro, etc :)
ResponderEliminarEquilíbrio sim. Deixar a balança fugir muito para o lado errado é que é pior :)
EliminarCada um sabe de si!
ResponderEliminarAdorei a resposta do teu amigo.
Eu digo o mesmo! Eu , poupo algum e gasto algum.QB!
Carpe Diem
Resposta sincera e muito bem dada.
EliminarFaz ele muito bem. Pessoas como ele devem fazê-lo! Infelizmente não posso fazer o mesmo, mas se pudesse faria o mesmo. viajar é o melhor que levamos desta vida. :)
ResponderEliminarViajar é uma das coisas que nos custa dinheiro mas que nos enriquece :)
EliminarPara mim poupar e muito importante, mas tambem gosto de aproveitar a vida, viajar, passear, comer bem, ir a um bom restaurante, decorar a minha casa... a vida e curta demais para so pouparmos mas tambem nao consigo viver so a pensar em gastar tudo o que tenho, principalmente porque ja nao sou so eu e o meu marido mas temos uma filhota. :)
ResponderEliminarclaudiapersi.blogspot.ca
É uma das situações que nos muda a perspectiva da vida :)
EliminarEpá, dá-lhe o meu número!
ResponderEliminarÉ solteiro e bom rapaz :)
EliminarÓptimo Trá-lo para cá!
Eliminar