30.7.12

relações com livre-trânsito


Será que a solução para relações saturadas passa por um livre-trânsito? Uma oferta de um dos membros do casal, que dá a possibilidade do outro, durante um período de tempo estabelecido entre ambos, voltar a ser solteiro e fazer aquilo que lhe apeteça.

Será que isto apimenta a relação? Por outro lado, será que a relação fica irremediavelmente estragada? Será ainda que quem o deseja acaba por não usufruir desse livre-trânsito e quem não o deseja cede aos desejos, provavelmente carnais, que julgava não sentir?

Este é um tema bastante complexo, do meu ponto de vista. Se o livre-trânsito é equacionado, é porque algo vai mal na relação. Uma vez concedido, vai ser criado um ambiente de desconfiança. Mesmo não falando do que aconteceu, ambos vão ficar a pensar na possibilidade desse passe ter sido aproveitado até ao limite. Acredito ainda que é uma porta que, quando aberta, não volta a ser fechada.

Não conheço casais que tenham tomado esta opção mas conheço outros que concedem livres-trânsito sem saber que o fazem. E, os casos que conheço, têm em comum o facto de abrir uma porta que já não conseguem fechar.

54 comentários:

  1. Acho que se vai mal a este ponto, o melhor é mesmo terminar. Se num futuro as coisas mudarem e quiserem voltar é difeente. Agora livre trânsito? Se forem estacionar noutro parque, não voltam a estacionar no meu de certeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada a esse jogo de palavras.

      E acho que tens razão no que dizes.

      Eliminar
  2. As relações saturam porque as pessoas deixam, certo?
    As relações, como já foi falado em outros blogs, devem ser trabalhadas, ontem, hoje e enquanto durar! O inovar, o surpreender, o fazer algo diferente, não deixar cair na rotina, o diálogo constante,isto tudo não pode falhar. Que tal um jantar fora este fds, um cinema, um fds a dois,uma massagem a dois, o inovar a sexualidade (uma lingerie nova, velas, óleos de massagem, etc)! Na internet acham-se mil e uma ideias. Claro que não é fácil manter a chama acesa, mas convém lutar. Não concordo com esse free pass, em vez de pensarem nisso. Porque não pensar em melhorar a relação? se já não existe amor, então não vale a pena.

    CC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em tudo o que dizes mas infelizmente muita gente não pensa assim.

      Eliminar
    2. Mas lá está, há pessoas que conseguem ser felizes com um livre-trânsito de vez em quando e outras que acham um absurdo (como eu). Enfim ...

      **

      CC

      Eliminar
    3. nem mais... cada cabeça sua sentença

      Eliminar
  3. Há um jogador da NBA, não me recordo qual, que tem permissão da mulher para uma vez por ano colher o trigo em seara alheia.

    Eu pessoalmente não sou tão segura de mim para permitir uma coisa dessas...e também não tenho autorização para tal...:)

    Além do mais, se sentes necessidade de ir a outro campo, é porque o teu não satisfaz completamente as tuas necessidades. Ou tratas de adubá-lo, ou mudas de cultura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso, juntam-se milhões de dolares à equação. É um preço que a mulher (mal a meu ver) está disposta a pagar.

      Concordo com o que dizes

      Eliminar
  4. É isso e dar um tempo.
    Pode até ser que funcione mas se não se sabe se se quer realmente estar com "A pessoa" é porque algo está errado!
    E o que se faz aos erros? Corrigem-se o eliminam-se, certo?
    Ora deixa cá ver se gosto mais de viver contigo ou só!
    Sempre me pareceu uma atitude muito infantil.
    Como se fosse um "mamã, vou brincar ás casinhas para outro lado".
    Ou isso ou o meu mau feitio tomou posse do teclado!

    ResponderEliminar
  5. Para mim o livre-transito quer dizer ponto final naquilo que um dia ja foi e o começo de um adeus, é um caminho sem volta! e como disse o anonimo acima, uma relação chega a esse ponto porque deixou de haver interesse de um pelo outro; quando ainda se ama, não se da livre-transito, pelo contrario, tenta-se aproximar mais, tornar os momentos juntos o mais intimos e prazerosos possivel, usifruindo da companhia apreciada de um pelo outro.
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Se não dá, não vale a pena usar free pass para o que quer que seja

      Eliminar
  6. Para mim este tema não tem nada de complexo, achando uma estupidez esse "livre-trânsito"...para este tema ser equacionado no casal é porque algo vai mal...e quando assim é, mais vale mudar de rumo...

    ...bem, a parvoíce do swing existe e cada vez tem mais adeptos (segundo ouço comentar)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o swing é diferente. Quem o pratica faz por gosto. Não acredito que o façam para apimentar uma relação. É a minha opinião!

      Quanto ao resto, é simples para quem ama a sério

      Eliminar
    2. Não tenho essa opinião acerca do swing. Para o praticar é preciso haver muita confiança entre o casal, mas, sob meu ponto de vista, serve tb para apimentar a relação... Fariam apenas por troca de prazer por prazer? Não sei...
      Sou uma leiga nesse assunto. :)

      Eliminar
    3. Sim. Mas acho que devem ser poucos os casais que decidem começar ambos a fazer swing. Acredito que seja algo em que um pode iniciar o outro. Ou mesmo pessoas que já gostavam de swing antes de iniciarem uma relação.´Mas também não domino o assunto.

      Eliminar
  7. A solução passa sobretudo por ter uma ralação o mais saudável possível, ou seja, na própria relação haver tempo e espaço para a individualidade de cada um, ou seja, poder ter programas com os amigos, ter saídas individuais, hobbies próprios.No fundo que tudo não seja feito em conjunto, pior ainda tentar impor ao outro coisas que ele não gosta.
    Na minha opinião se isso tudo for existindo e nenhuma das partes se anular, a relação correrá bem melhor e não há necessidade do livre-trânsito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salientas pontos muito importantes. Muito bem dito!

      Eliminar
    2. è efectivamente o que penso :)

      Eliminar
    3. Pois o livre-trânsito terá consequências inevitáveis de falta de confiança, que raramente se conseguem ultrapassar. Como tu próprio dizias a grande maioria das vezes termina com a relação.Quando se propõe esse tipo de solução, é porque já não se está bem com a outra pessoa, e mais vale terminar, do que dar falsas esperanças ou sujeitas a outra parte a esse tipo de situação.

      Eliminar
    4. Eu não estaria disposta a isso!

      Eliminar
  8. Livre trânsito???... epahh sou um bocado old fashion, pensava eu que isso era só para aceder a áreas restritas de um qualquer evento...
    Nas relações também há disso? É para aceder à cama dos/as amigos e vizinhos?... tou fora! (como dizem os brasileiros)

    ResponderEliminar
  9. Acredito em livres transito não como soluções mas como principio...

    ResponderEliminar
  10. Não entendo este tipo de comportamento entre casais. Ou estão juntos ou não. Como já mencionaram, o dar tempo é o início para o fim e este livre trânsito parece-me praticamente igual. Mas com nome mais moderno.

    Muitas vezes dou a pensar que com a idade ando a ficar mais refinada com o pensamento. Começo a pensar: afinal, afinal antes defendia de tal situação de uma forma e agora tenho opinião diferente. Tudo isto tem a ver com a vivência e maturidade que vamos adquirindo na vida.

    Livre trânsito é uma porta de saída e nunca mais entrar, pelo menos para mim.

    "É meu, é todo meu e será até ao fim." - Havia uma frase de uma publicidade antiga e penso da mesma forma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livre trânsito é uma espécie de vai lá à tua vida que eu vou à minha mas continuamos a dividir as contas.

      Eliminar
    2. Agora pensei num amigo que vive com a esposa e com filhas. Como os ordenados não permitem uma separação, vivem na mesma casa, mas em quartos separados. Cada um tem a sua vida e vivem sob o mes o tecto.
      E não é apenas ele neste momento. Já "ouvi" falar de mais casais assim...

      Eliminar
    3. é uma realidade crescente. Porque será que há menos divórcios? Porque não há dinheiro.

      Eliminar
    4. e menos casamento HSB...

      Há vários anos que há um decréscimo nos casamentos, logo os divórcios tb deverão ser em menor número...

      Eliminar
  11. Isso para mim não existe....
    Ou então não são relações ....são amizades coloridas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas liberais mas isto é muito à frente. Para mim também não existe

      Eliminar
  12. Não me parece nada bem. Se essa decisão for tomada é porque as coisas já não estão bem e que um já não preenche o outro...Não é assim que um relacionamento deve ser e daí a frase :"You complete me" :) I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que possam existir casos em que isto represente a salvação de algo. Para mim, não é assim que funciona!

      Eliminar
  13. Nas relações não sou assim tão modernaça, se alguém pede livre-trânsito ou dar um tempo, só muda o nome, a relação não está bem logo a partida. Existem muitas coisas para apimentar a relação,desta forma não concordo, a parte da confiança, deixa de existir, os ciumes da outra pessoa. Mas se a outra pessoa der esse livre-trânsito para mim é uma deixa para também ter outra pessoa, se resultar e são felizes, quem sou eu...Qualquer casal passa por fases menos boas ao longo da vida mas se ainda há amor, existem imensas maneiras para ajudar apimentar, não acredito neste livre-transito.

    Sandra Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Não há casais que não passem por momentos maus mas mal do casal que ao primeiro momento mau opta por este caminho.

      Eliminar
    2. Nem ao primeiro momento nem ao segundo..HSB. Se se toma esse caminho dá-se aso a tudo menos à base essencial de uma relação : A confiança!!
      Concordo com o Anónimo existem outras formas de "apimentar" ou incentivar uma relação quando por rotina ou inércia esmorece.

      Eliminar
  14. "O que os olhos não vêm o coração não sente"
    Tenho uma amiga que diz isto sempre que se falam em traições, livre-trânsito ou tempos. Uma vez perguntei "e se forem os olhos dele a não verem?", a resposta imediata foi "é diferente, um homem não consegue perdoar".
    Sou mulher e não perdoo traições, sempre que algum namorado meu me dizia para eu perdoar a minha resposta era: "claro que sim, mas primeiro vou dormir com aquele meu colega de trabalho, sim aquele de quem tens tantos ciúmes". Pena, nunca nenhum aceitou a minha proposta...

    T.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Inteiramente com este anónimo. Acho que se me dissessem para perdoar uma traição eu diria a mesmíssima coisa .Numa relação ou se está ou não se está...não há mais ou menos.

      Eliminar
    2. Adorei este texto!

      As traições, mesmo perdoadas nunca são esquecidas e isso acaba sempre mal

      Eliminar
    3. Não compreendo a situação descrita pela anónima T.L. ("claro que sim, mas primeiro vou dormir com aquele meu colega de trabalho (...)"). Nunca compreendi. A pessoa que trai não ama, e portanto a vingança poderia atingir-lhe o ego mas não o coração.

      Se o Amor, numa descrição muito simplista, é o sentimento maior entre duas pessoas cujo caminho se faz pelo respeito e adoração que nutrem uma pela outra, não permite a ausência de qualquer destes aspectos. O único resultado de trair alguém que nos traiu seria cair no completo absurdo de trairmos a nós mesmos e aos nossos valores por alguém que, claramente, não é a pessoa que queremos ao nosso lado.

      AT

      Eliminar
  15. Muito pertinente esta tua questão!
    Conseguiste abordar todos os contornos e implicações da mesma. Revejo-me nas tuas palavras!
    Não sei até que ponto se acontecesse saberia depois lidar com as consequências.
    Mas também já pensei várias vezes se em muitos casos não seria a solução e evitaria que duas pessoas que se amam se separem ao passarem por um momento de saturação (que pode ter várias causas)...
    Por outro lado, também até que ponto essas pessoas terão sido feitas uma para a outra para a relação chegar a esse ponto?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocas questões muito boas e que uma vida não chega para responder às mesmas. O amor é um tema complicado :)

      Eliminar
  16. Sejamos realistas!!!!
    Chamem lá o que quiserem , a coisa quando chega a esse ponto, já está tudo mais que terminado, e pouco ou nada há a fazer, ambos só estão a adiar o inadiável, a perderem tempo e a acrescentar mais uns pósitos ao sufrimento. Pensem lá friamente, uma relação destas é só uma questão de tempo, porque já não contem mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também penso assim mas como questiona o MS, será que pode ser a salvação de algo?

      Eliminar
  17. Se se equaciona o "livre-trânsito" de que falas , é porque algo vai mal na relação para mim não dava!! Adiar .. enganar ...afinal o que será essa de livre trânsito!! Bahhh

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que um 'livre-trânsito' é a forma mais 'carinhosa' de acabar uma relação... Porque quem ama, quer, deseja, não sabe dividir... Aliás não equaciona dividir... Até que ponto os intervenientes estarão dispostos a lidar com as consequências de um 'livre-trânsito'? Será que têm a desenvoltura exigida nessa situação? Um sem número de perguntas ás quais, a resposta será sempre a mesma... Quem ama não perdoa, uma traição... Porque uma relação, onde tudo é permitido, ou perdoado, existe é falta de amor... Não é simples lidar com uma traição... Onde todos os nossos sentimentos, medos, partilhas, fragilidades vêm ao de cima... E onde nos perguntamos insistentemente 'onde erramos?' 'o que falhou?'... Será que poderemos dormir agarrados, ao que deveria ser o nosso 'porto de brigo' sabendo que existe um livre-trânsito, perguntando sistematicamente se ele foi utilizado? Se essa pessoa esteve com outra, o que a outra lhe transmitiu? O que fizeram? Onde foram? Não, não é possível na minha realidade... E sim, concordo que é uma porta que depois de aberta, não mais volta a fechar...
    Porque já diria a minha avó 'quem faz uma, faz um cento...'

    Moonlight...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma forma carinhosa de dizer vamos ver se somos felizes noutro lado ou então voltamos a tentar aqui.

      Eliminar